A minha intenção é de somente divulgar uma pesquisa que realizei durante muito tempo, procurado saber sobre os diversos tipos de temperos, por uma mera curiosidade gastronômica. Gosto muito da gastronomia e sempre que posso me dedico a pesquisas nesse sentido. Tudo que escrevo aqui é fruto de pesquisa e, faço muitas copias daquilo que pesquisei. Não informo a fonte da pesquisa, pois verifiquei que em muitos sites se repetem os textos de outros sites, o que tornou difícil eu saber, na grande maioria, o autor da publicação e por isso omito esta informação. Se alguém identificar um texto seu, por favor, me indique que prontamente estarei indicando a sua autoria.

Gostaria que todos me ajudassem a enriquecer estas informações, complementado as que já existem, adicionando outras que julgar relevantes, e colaborado com novos temperos e/ou receitas.

Seguidores

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

CHEIRO VERDE

Dados Gerais: 

 O cheiro verde ou temperinho verde é, essencialmente, uma mistura de duas ervas: cebolinha e salsinha. Existem pessoas que dizem que a manjerona deve ser incluída na mistura, mas, pelo seu sabor mais acentuado, ela anula as outras ervas.






Utilização/Preparo: 

O cheiro verde (a combinação de salsinha e cebolinha) é um dos temperos mais tradicionais existentes da culinária e por isso se faz tão presente na mesa dos brasileiros. Para aqueles que fazem questão de degustar um sabor mais acentuado, este é o condimento ideal para ser fixado às misturas. Muito utilizado em alimentos rápidos e fáceis de serem preparados, como cozidos, massas e patês o condimento é capaz de durar um bom tempo quando conservado de forma adequada.

Algumas receitas:

Macarrão com Cheiro Verde
                                     
Rendimento:
6 a 8 porções

Ingredientes: 
500 g de macarrão cozido
5 tomate maduros
3 dentes de alho amassados
200 g de queijo prato
1 xícara de chá de maionese
2 colheres de chá de orégano
1 colher de chá de sal
1/2 colher de sopa de salsinha
1/2 colher de sopa de cebolinha verde

Modo de preparo:
Em uma forma refratária coloque o espaguete cozido, junte o tomate, o alho e o queijo ralado. Junte a maionese, o orégano e o sal, mexendo bem. Leve ao forno quente por 10 minutos, salpique a cebolinha e a salsinha. Sirva a seguir.

Batata Gratinada

Rendimento:
4 a 6 porções

Ingredientes:
1 kg de batatas cortadas em rodelas
2 cubos de caldo de galinha
1 colher de margarina derretida
4 tomates picados em dados
1 lata de creme de leite
150 g de presunto
150 g de queijo ralado
50 g de bacon
cheiro verde para decorar

Modo de preparo:
Cozinhe as batatas com os cubos de caldo. Após escorrer, coloque a margarina. Picar os tomates e o presunto. Unte um refratário, coloque as batatas, cubra com o
creme de leite, presunto, bacon, tomates e polvilhe o queijo. Leve a gratinar. Retire do forno e decore com cheiro verde.

Peixe Surpresa

Rendimento:
2 porções

Ingredientes:
1/2 kg de filé de peixe temperado com sal e limão
3 colheres de sopa de azeite
 3 colheres de sopa de farinha de trigo
1 envelope de sopa de cebola
1 litro de leite
1/2 xícara de chá de azeitonas picadas
200 g de ricota amassada
1/2 xícara de chá de cheiro verde picado
1 lata de molho pronto de tomate

Modo de preparo:
Faça um creme com a sopa de cebola, a farinha de trigo, o leite, o azeite, leve ao fogo e mexa até engrossar, retire do fogo e acrescente a azeitona o cheiro verde e a ricota, arrume num refratário: uma camada de creme, outra de peixe, e assim sucessivamente e por ultimo o molho de tomate, leve ao forno por 25 minutos. Sirva com arroz branco e uma salada verde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário