AZEITE DE DENDÊ
Dados Gerais:



Utilização/Preparo:
O azeite de dendê, azeite de dendém ou óleo de palma é um azeite popular nas culinárias brasileira e angolana e, também, no candomblé. Indispensável na cozinha afro-brasileira, é utilizado em pratos como caruru, vatapá, acarajé, bobó de camarão, abará, entre outros. Em Angola, é usado, por exemplo, na preparação da moamba de galinha.
Conservação:
Guarde na própria embalagem, em local fresco, arejado e seco.
Cuidados na Compra:
O azeite de dendê é excelente para a saúde porque é riquíssimo em vitamina A, mas é necessário que esteja cru e seja de boa procedência, ao adquirir o azeite procure se certificar sobre sua acidez, que deverá ser baixa.
Cuidados no Uso:
De ser usado moderadamente, pois é tão calórico quanto os demais óleos vegetais.
Curiosidades:
Acredita-se que o dendezeiro foi introduzido no Brasil pelos negros escravizados.
Dele extrai-se também o vinho de dendê ou vinho de palma, de cor branquicenta, espumante e agridoce, o que se dá por meio de uma incisão na parte superior do espique ou logo abaixo da inserção das espatas do dendezeiro.
Hoje anda distante da mesa afro-brasileira e desaparecido dos rituais religiosos nos terreiros de candomblé, mas no Brasil escravocrata era comercializado nos tabuleiros e bancas das “vendedeiras de rua”.
O dendezeiro é a planta produtora de óleo com melhor rendimento. Produz 2 vezes mais óleo que o coco e, 10 vezes mais que a soja. Sua manteiga pode ser usada na fabricação do chocolate em substituição à de cacau.
A amêndoa de dendê é usada pela farmacêutica doméstica para aliviar edemas das pernas, cólicas abdominais e cansaço das vistas.
Algumas receitas:
Bobó de Abóbora
Rendimento:
6 porções
Ingredientes:
1 kg de camarão rosa
Sal e pimenta do reino branca a gosto
2 colheres de sopa de suco de limão
1 1/2 kg de abóbora moranga cozida e espremida
2 vidros de leite de coco
2 colheres de sopa de azeite
2 colheres de sopa de azeite de dendê
2 cebola picadas
2 dentes de alho amassados
2 tomate picados
1 pimentão verde picado
1/2 xícara de chá de cheiro-verde picado
Uma pitada glutamato monossódico
Modo de preparo:
Tempere o camarão com sal, glutamato monossódico, pimenta e suco de limão.
Cozinhe a abóbora e bata no liquidificador com o leite de coco. Aqueça os azeites e refogue a cebola, o alho, os tomates e o pimentão. Junte o camarão e cozinhe por 15 minutos. Acrescente a massa da abóbora e cozinhe por mais 2 minutos sem parar de mexer. Sirva com arroz e batata palha.
Farofa de Dendê
Rendimento:
4 porções
Ingredientes:
3 colheres de sopa de azeite de dendê
200 g de farinha de mandioca crua
sal a gosto
Modo de preparo:
Leve o dendê ao fogo. Quando estiver quente, misture a farinha e vá mexendo para que fique bem amarelinha por inteiro. Salgue a gosto.
Frango ao Molho de Amendoim
6 a 8 porções
Ingredientes:
1 kg de amendoim torrado
1 kg de coxa com sobre coxa de frango
4 colheres de sopa de azeite de dendê
4 cebola picadas
sal a gosto
Modo de preparo:
Frite as cebolas no azeite dendê até dourar. Em seguida, coloque o frango (bem lavado e sem pele). Frite o frango com a cebola e sal a gosto, até ficar bem frito. Bata no liquidificador o amendoim com um pouco de água (o creme pode ficar mais grosso ou não, dependendo da quantidade de água). Despeje o amendoim batido em cima do frango e deixe em fogo baixo por 15 minutos. Sirva.
Nenhum comentário:
Postar um comentário