A minha intenção é de somente divulgar uma pesquisa que realizei durante muito tempo, procurado saber sobre os diversos tipos de temperos, por uma mera curiosidade gastronômica. Gosto muito da gastronomia e sempre que posso me dedico a pesquisas nesse sentido. Tudo que escrevo aqui é fruto de pesquisa e, faço muitas copias daquilo que pesquisei. Não informo a fonte da pesquisa, pois verifiquei que em muitos sites se repetem os textos de outros sites, o que tornou difícil eu saber, na grande maioria, o autor da publicação e por isso omito esta informação. Se alguém identificar um texto seu, por favor, me indique que prontamente estarei indicando a sua autoria.

Gostaria que todos me ajudassem a enriquecer estas informações, complementado as que já existem, adicionando outras que julgar relevantes, e colaborado com novos temperos e/ou receitas.

Seguidores

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

MOSTARDA – PÓ
 
Dados Gerais:

Mostarda em pó é uma mistura de farinha de mostarda, feita com sementes de mostarda e farinha de trigo. Pode-se também adicionar cúrcuma. Muito picante é tradicional na Inglaterra.




Utilização/Preparo:

A mostarda em pó é utilizada como auxiliar de emulsificação em produtos tais como maioneses e molhos para saladas e pode ser acrescida de água, ervas, mel, açúcar, sal e vinagre, para o preparo de mostarda em pasta e para temperar maionese bata no liquidificador 2 ovos, 2 colheres (sopa) de vinagre de vinho branco, suco de 1 limão, 2 colheres (sopa) de farinha de mostarda, sal e pimenta-do-reino. Junte, em fio, 300 ml de azeite de oliva e sirva. Conserve na geladeira por até 2 dias.

Algumas receitas:

Frango Delicioso
                                     
Rendimento:
6 a 8 porções

Ingredientes: 
1 frango com cerca de 1,5 kg
7 dentes de alho grandes
2 colheres de sobremesa de mostarda em pó
sal e pimenta a gosto
vinagre branco
óleo

Modo de preparo:
Coloque o óleo numa panela larga com os dentes de alho laminados e os deixe dourar bem. Depois retire o alhos do óleo, junte a mostarda o sal e a pimenta, mexa para misturar bem. Quando começar a querer agarrar ao fundo da panela coloque umas gotas de vinagre (pouco). Deixe levantar fervura e coloque o frango cortado em pedaços grandes, deixe cozinhar. Quando estiver quase cozido retire a tampa da panela e deixe dourar bem, se começar a pegar no fundo da panela salpique mais umas gotas de vinagre, estando bem douradinho está pronto. Sirva com arroz

Lasanha de Berinjela

Rendimento:
6 a 8 porções

Ingredientes: 
2 berinjelas
300 g de queijo mussarela
400 g de carne moída
2 cebolas médias finamente picadas
8 tomates
2 dentes de alho
1/2 xícara de salsinha fresca
1 colher de chá de mostarda em pó
200 ml de leite
2 colheres de sopa de farinha de trigo
200 g de queijo minas padrão ralado
2 dentes de alho
sal e pimenta do reino a gosto
2 colheres de sopa de queijo parmesão

Modo de preparo:
Aquecer ligeiramente uma colher de sopa de azeite extra virgem e juntar a cebola bem picada.  Quando a cebola começar a dourar, juntar a carne moída, mexendo sempre. Manter o fogo alto e mexer até que a água seque completamente e a carne comece a escurecer. Descascar e fatiar as berinjelas finamente no sentido longitudinal. Colocar as fatias em uma panela grande com bastante água fervendo e deixar aquecer em fogo baixo, durante todo o tempo em que se prepara os demais componentes da lasanha. Pode-se colocar nesta água o suco de um limão, assim a berinjela não escurece tanto. Enquanto isso, colocar os tomates inteiros (tirar só a extremidade), os dentes de alho, mostarda em pó e sal e pimenta a gosto no copo do liquidificador, com 1/2 copo de água para ajudar a bater. Bater bem, até que não haja mais sólidos.  Adicionar a salsinha e bater ligeiramente.   Quando a carne moída estiver bem seca, começando a ficar escura, adicionar o molho de tomates batido no liquidificador. Mexer sempre e manter o fogo médio para que o molho engrosse um pouco.
 Montagem:
Num prato que possa ir ao forno, alternar camadas de carne moída, fatias de berinjela e queijo mussarela, nesta ordem, até que se acabem os ingredientes, sendo que a última camada deverá ser do queijo mussarela
Molho branco:
Bater no liquidificador todos os ingredientes, menos o queijo parmesão, até que a mistura fique completamente homogênea. Colocar a mistura numa panela em fogo baixo, mexendo sempre até que o molho engrosse, parecendo quase um mingau.     Colocar o molho sobre a lasanha montada e salpicar o queijo parmesão ralado.    Assar a lasanha em forno médio pré-aquecido durante cerca de 30 minutos, ou até que ela esteja dourada por cima.

Salmão com Molho de Mostarda em Pó

Rendimento:
4 porções

Ingredientes:
4 postas de salmão
Sal e Pimenta do reino a gosto
1 limão verde
2 colheres de sopa de manteiga
1 dente de alho
4 talos de aipo com alguma rama
1 colher de sopa de mostarda em pó
100 ml de vinho branco
100 ml de caldo de peixe

Modo de preparo:
Tempere as postas de salmão com sal, pimenta e sumo de ½ limão. Aqueça a manteiga e core o peixe, até dourar de ambos os lados. Retire e reserve. À gordura onde corou o peixe, junte o dente de alho esmagado e os talos de aipo cortados aos pedaços. Deixe alourar ligeiramente. Polvilhe tudo com a mostarda em pó. Regue com o vinho branco e deixe ferver. De seguida, adicione o caldo de peixe quente. Tempere com sal e pimenta e deixe cozinhar em lume brando, até o líquido reduzir para metade. Sirva o peixe e o aipo com o molho anterior, decorado com rodelas do restante limão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário