A minha intenção é de somente divulgar uma pesquisa que realizei durante muito tempo, procurado saber sobre os diversos tipos de temperos, por uma mera curiosidade gastronômica. Gosto muito da gastronomia e sempre que posso me dedico a pesquisas nesse sentido. Tudo que escrevo aqui é fruto de pesquisa e, faço muitas copias daquilo que pesquisei. Não informo a fonte da pesquisa, pois verifiquei que em muitos sites se repetem os textos de outros sites, o que tornou difícil eu saber, na grande maioria, o autor da publicação e por isso omito esta informação. Se alguém identificar um texto seu, por favor, me indique que prontamente estarei indicando a sua autoria.

Gostaria que todos me ajudassem a enriquecer estas informações, complementado as que já existem, adicionando outras que julgar relevantes, e colaborado com novos temperos e/ou receitas.

Seguidores

segunda-feira, 29 de agosto de 2011


NAM PLÁ

Dados Gerais:

O tempero mais popular na culinária tailandesa, essencial nos pratos de todo o Sudoeste Asiático, é chamado de nam pla, "água de peixe". Esse molho ferm entado feito de peixe, acre e pungente, ficou famoso no mundo ocidental graças à popularidade que ganhou a comida tai nos últimos anos. Pode-se dizer que equivale ao molho inglês, pois também é usado em pequena porção para levantar o sabor. Ou ao shoyu, molho de soja, que serve de tempero e substituto do sal. Aliás, molho similar, o garum ou garo já era usado na Roma Antiga no lugar do sal. Acredita-se que o oriental e o romano surgiram de forma independente, em épocas remotas. O asiático parece ser originário do Vietnã, inspirado no shoyu, feito então de cereais e peixe fermentados. Hoje, o nam pla artesanal é feito de peixes inteiros macerados e salmoura, que fermentam por cerca de três dias. O líquido exsudado fica sob o sol e volta à massa de peixe peneirada.
A mistura repousa por três meses, é filtrada e engarrafada. Indústrias usam ácido ou enzimas que aceleram a fermentação, corantes de caramelos ou artificiais e outros aditivos para reforçar a cor e o sabor.Índia, China, Laos, Filipinas e Coréia têm suas versões, com sardinhas, atuns, lulas, camarões, caranguejos ou ostras. O mais comum em especial o tailandês é com anchovas. Pequena quantidade ressalta o sabor de carnes, legumes cozidos, curries, sopas e peixes, se ficarem insossos.Um dos responsáveis pelo efeito é aminoácido presente em alimentados fermentados, o ácido glutâmico. No Vietnã, o nam pla é servido sobre vegetais e frutas com pimenta no ano-novo. Ou sobre cabeça de porco cozida e fatiada. Combina com leite de coco, folhas de limão, coentro, capim-santo, suco de limão.Sempre com um pouco de açúcar: equilibra o sabor.

Utilização/Preparo: 

É bom para: Usar como tempero no lugar de manteiga ou óleos, por pessoas que devem controlar o colesterol e o peso, porque praticamente não tem gorduras nem colesterol.
É ruim para: Doentes de gota em crise aguda ou estágio avançado, devido às purinas; hipertensos; e quem não tolera glutamato monossódico - deve preferir o molho caseiro.
Com se escolhe: Compre em supermercados ou mercearias de produtos orientais. Em geral é tailandês, mas pode vir de qualquer país asiático, com outro nome. Procure por molho de peixe.A s versões variam, porém os ingredientes principais têm de ser peixe e sal. Examine a embalagem (vidro ou plástico); só compre se estiver longe da luz do sol. O rótulo deve estar traduzido, com validade, ingredientes, valor nutritivo e dados do produtor. Se traduzido de forma incompleta, deixando dúvidas sobre ingredientes e aditivos, exija do comerciante as informações. Ou não compre. Desconfie quando o rótulo diz molho tailandês ou nam pla, mas foi feito na China. Pode ser falsificado.

Algumas receitas:

Frango Tailandês
 
Rendimento:
4 a 6 porções

Ingredientes:
400 g de peito de frango
200 g de cogumelos shiitake
4 colheres de sopa de óleo de amendoim
2 pimentas dedo de moça
2 dentes de alho
1 colher de sopa de açúcar mascavo
1 colher de sopa de nam pla
1 colher de sopa de molho de ostras
1 vidro pequeno de leite de coco

Modo de preparo:
Cortar o peito de frango em tiras. Cortar as pimentas ao meio no sentido do comprimento, tirar as sementes e lavar. Depois, picar em tiras finas. Diluir o nam pla em 3 colheres de sopa de água. Em um pilão, socar as pimentas, o açúcar mascavo e os dentes de alho até obter um pasta. Aquecer o óleo e refogar rapidamente os cubos de frango, não deixe dourar. Acrescente os shiitake e refogue por 2 minutos, coloque a pasta de pimentas e misture bem. Refogue por cerca de 5 minutos até que o frango esteja cozido, acrescente o molho de ostras, o nam pla e o leite de coco. Misture bem e apague o fogo.

Nam Katee Pla

Rendimento:
2 a 4 porções

Ingredientes:
2 filés de peixe
1 colher de sopa de óleo
1/2 xícara de chá de cebola picada
1 colher de sopa de gengibre picado
1 xícara de chá de leite de coco
1 colher de sopa de açúcar mascavo
1 colher de sopa de hondashi
1 colher de sopa de nam plá
1 colher de sopa de cúrcuma
cenoura ralada em tiras finas
2 buquês de brócolis
1 colher (sopa) de cebolinha verde picada

Modo de preparo
Aqueça uma frigideira e coloque o óleo de girassol. Junte a cebola e o gengibre e refogue até a cebola ficar transparente. Adicione o leite de coco, 1/2 xícara (chá) de água, o açúcar mascavo, o hondashi, o nam plá e a cúrcuma e deixe ferver por 4 minutos.  Junte o filé de peixe e cozinhe por 3 minutos. Em seguida, adicione de um dos lados do peixe a cenoura ralada e do outro o brócoli. Tampe a panela e deixe cozinhar por mais 3 minutos.   Retire do fogo, coloque o peixe no centro do prato e os legumes ao lado, regue com o molho, salpique a cebolinha verde e sirva.

Arroz Frito Vietnamita

Rendimento:
2 porções

Ingredientes:
200 g de filé suíno
1/2 colher de chá de açúcar branco
1/2 colher de chá de molho de ostra
1/2 colher de chá de soyu
1/2 xícara de chá de vagem finamente cortada
8 a 10 cubos de abacaxi
1/4 xícara de chá de pimentão vermelho cortado em cubos
1/4 xícara de chá de cenoura cortada em tirinhas
2 colheres de sopa de nam plá
2 colheres de sopa de shoyu
1 colher de sopa de açúcar refinado
1 dente de alho cortado
1 colher de sopa de óleo
1 xícara de chá de arroz

Modo de preparo
Marinar o filé suíno laminado em 1 colher de sopa de nam plá. Aqueça a wok. Coloque o alho e frite até dourar. Na mesma panela, frite o porco até selar a carne (ficar dourada por fora e rosada por dentro). Em seguida, coloque 1/2 colher de chá de açúcar branco, 1/2 colher de molho de ostra e 1/2 colher de shoyu. Adicione a vagem e o abacaxi e cozinhe até que a vagem fique macia. Adicione o pimentão e a cenoura. Incorpore o açúcar e 1 colher de nam plá. Adicione o arroz e sobre ele, coloque o shoyu e o restante do nam plá. Coloque o arroz já pronto numa travessa e decore com folhas de coentro fresco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário