A minha intenção é de somente divulgar uma pesquisa que realizei durante muito tempo, procurado saber sobre os diversos tipos de temperos, por uma mera curiosidade gastronômica. Gosto muito da gastronomia e sempre que posso me dedico a pesquisas nesse sentido. Tudo que escrevo aqui é fruto de pesquisa e, faço muitas copias daquilo que pesquisei. Não informo a fonte da pesquisa, pois verifiquei que em muitos sites se repetem os textos de outros sites, o que tornou difícil eu saber, na grande maioria, o autor da publicação e por isso omito esta informação. Se alguém identificar um texto seu, por favor, me indique que prontamente estarei indicando a sua autoria.

Gostaria que todos me ajudassem a enriquecer estas informações, complementado as que já existem, adicionando outras que julgar relevantes, e colaborado com novos temperos e/ou receitas.

Seguidores

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

MAPLE SYRUP

Dados Gerais: 


Maple syrup, xarope de ácer ou xarope de bordo, e sirop d’érable é um xarope extraído da seiva de árvores do género Acer, sobretudo Acer nigrum e Acer saccharum, cujo nome comum  é bordo. Lembra um melado, calda doce com cor de caramelo. Produzido na parte leste da América do Norte durante os meses de março e abril, deve ser congelado à noite e descongelado durante o dia. 

É muito utilizado pelos norte-americanos e canadenses em  panquecas, waffles e outras sobremesas em geral. No Canadá, o xarope de bordo é muito consumido e existem casas esp  ecializadas nas receitas com o xarope chamadas Cabane à sucre (Cabana do Açúcar). Essas comumente abrem na primavera.

Utilização/Preparo: 

Na culinária, é variado e antigo o uso do maple. Percorrem cookies e sorvetes, mesmo pratos salgados, adoçando e perfumando com sutileza. Níveis de xarope de bordo diferem na cor e sabor: a mais escura a cor, o sabor mais rico do. xarope de compra certifique-se que o rótulo estava escrito: "Natural". Caso contrário, você terá apenas o xarope de milho com sabor de maple.

Algumas receitas:

Crumble de Maçã                                  

Rendimento:
6 a 8 porções

Ingredientes: 
5 maçãs descascadas e fatiadas
3/4 xícara de chá de xarope de bordo
1/2 xícara de chá de farinha de trigo
1/2 xícara de chá de aveia em flocos
5 colheres de sopa de açúcar mascavo
1 pitada de sal
1/2 xícara de chá de manteiga, amolecida

Modo de preparo:
Pre aqueça o forno a 190 ºC. Coloque a maçã fatiada em uma forma refratária quadrada de 20 cm. Misture-a com o xarope de bordo. Em uma vasilha separada, ponha a farinha, a aveia, o açúcar e o sal. Acrescente a manteiga e amasse até formar uma massa esfarelada. Jogue os pedacinhos da massa sobre a maçã, como se estivesse polvilhando. Deixe a maçã totalmente coberta. Asse o crumble de maçã no forno pre aquecido por 35 minutos, ou até que a cobertura esteja corada. Sirva quente ou em temperatura ambiente.

Salada de Frutas com Xarope de Bordo

Rendimento:
6 a 8 porções

Ingredientes:
1 abacaxi
500 g de framboesas
250 g de mirtilos
100 g de uvas vermelhas, sem sementes
2 colheres de sopa de xarope de bordo
2 colheres de sopa de baunilha
6 folhas de hortelã

Modo de preparo:
Corte o abacaxi em 8 fatias e depois remova o miolo. Corte a casca fora e corte a polpa em pedaços. Misture o abacaxi com os mirtilos e framboesas em uma tigela grande. Adicione as uvas. Despeje o xarope de bordo e a baunilha sobre as frutas. Misture delicadamente. Leve à geladeira por pelo menos 30 minutos. Adicione a hortelã fresca antes de servir.

Panqueca Americana com Maple Syrup

Rendimento:
15 porções

Ingredientes:
250 ml de leite
250 ml de farinha de trigo
1 ovo
1 colher de sopa de manteiga derretida
1 colher de sobremesa de açúcar
1 pitada de sal
1 colher cheia de fermento em pó
maple syrup a gosto para cobertura

Modo de preparo:
Misture todos os ingredientes e deixe descansar por 10 minutos. Aqueça uma chapa ou frigideira antiaderente e pincele manteiga derretida. Com a ajuda de uma concha pequena, coloque pequenas porções de massa e mantenha o fogo baixo. Vire a panqueca, com a ajuda de uma espátula, quando estiver dourada e espere dourar novamente. Sirva quente maple syrup.

TABELA DE COMPOSIÇÃO QUÍMICA

Resultado da busca na Base de Dados de Nutrientes do USDA SR14

Xarope, bordo (maple)

NDB No:    19353

Nutrientes

UnidadeValor por 100 g
Relacionados
Águag32.110001
Caloriaskcal261
Proteínasg0
Lípides totais (gordura)g0.2
Carboidratos, por diferençag67.089996
Fibra total dietéticag0
Cinzasg0.6
Minerais
Cálcio, Camg67
Ferro, Femg1.2
Magnésio, Mgmg14
Fósforo, Pmg2
Potássio, Kmg204
Sódio, Namg9
Zinco, Znmg4.16
Cobre, Cumg0.074
Manganês, Mnmg3.298
Selênio, Semcg0.6
Vitaminas
Vitamina C, ácido ascórbico totalmg0
Tiaminamg0.006
Riboflavinamg0.01
Niacinamg0.03
Ácido pantotênicomg0.036
Vitamina B6mg0.002
Folato totalmcg0
Vitamina B12mcg0
Vitamina AUI0
Vitamina A, RAEmcg_RAE0
Lípides
Ácidos graxos, total saturadosg0.036
Ácidos graxos, total mono-insaturadosg0.064
Ácidos graxos, total poli-insaturadosg0.1
Colesterolmg0
Fonte: USDA Nutrient Database for Standard Reference, Release 14 (Julho 2001)

Nenhum comentário:

Postar um comentário