A minha intenção é de somente divulgar uma pesquisa que realizei durante muito tempo, procurado saber sobre os diversos tipos de temperos, por uma mera curiosidade gastronômica. Gosto muito da gastronomia e sempre que posso me dedico a pesquisas nesse sentido. Tudo que escrevo aqui é fruto de pesquisa e, faço muitas copias daquilo que pesquisei. Não informo a fonte da pesquisa, pois verifiquei que em muitos sites se repetem os textos de outros sites, o que tornou difícil eu saber, na grande maioria, o autor da publicação e por isso omito esta informação. Se alguém identificar um texto seu, por favor, me indique que prontamente estarei indicando a sua autoria.

Gostaria que todos me ajudassem a enriquecer estas informações, complementado as que já existem, adicionando outras que julgar relevantes, e colaborado com novos temperos e/ou receitas.

Seguidores

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

MANJERONA

Dados Gerais: 

 Originária do nordeste da África e do Oriente Médio até a Índia, a Manjerona (Origanum Majorana) é uma planta herbácea da família das Labiadas, a mesma da hortelã, melissa, orégano, tomilho, alecrim e manjericão. Acredita-se que a Manjerona foi introduzida no Ocidente durante a Idade Média, possivelmente pelas Cruzadas.. Erva perfumada e decorativa, que geralmente pode se apresentar em três cores: branca, malva-desbotada ou roxa. Não passa de 25 centímetros de altura. Algumas semelhanças entre a manjerona, o orégano e o manjericão já geraram grandes confusões. Por muitos séculos, a manjerona foi confundida com o orégano e, pelo menos em relação ao nome comum, a confusão persiste até hoje. O orégano às vezes é vulgarmente chamado "manjerona silvestre" ou "manjerona selvagem"

Utilização/Preparo:

A manjerona pode substituir o orégano por ter aroma semelhante, embora mais requintado. A manjerona pode ser usada em quase todos os pratos, com exceção dos doces. Utilize no preparo de carneiro, porco, carne de vaca, vitela, aves, caças, galinha, peixe grelhado ou assado, moluscos, em praticamente todos os pratos de tomate, em legumes como cenoura, couve-flor, ervilhas, espinafre, moranga, cogumelo, feijão, brócolis e couve de bruxelas e em pizza, espaguete, molhos marrons, farofas para recheio, pratos com ovos, pães, saladas verdes, coberturas para saladas e sopas como as de cebola, legumes, espinafre, ostra e creme de marisco. Combina especialmente bem com a páprica.

Conservação:

Fresca: lave bem as folhas, coloque-as num recipiente fechado ou em saco plástico próprio para alimentos, e conserve-a na geladeira, por mais ou menos uma semana.
Em pó ou desidratada: conserve-a em recipiente fechado, em lugar protegido da umidade.

Cuidados na Compra:

Fresco: Maços e vasinhos de manjerona fresca são encontrados em feiras, mercados e supermercados. Escolha os ramos com as folhas mais viçosas e que não estejam manchadas nem murchas.
Seco: Encontrado em supermercados e empórios. Prefira o que estiver em embalagem escura, protegidas da luz. Isto evita a perda de aroma. Verifique o prazo de validade.

Cuidados no Uso:

É contra-indicada para diabéticos. O uso contínuo da planta (por mais de duas semanas) pose provocar cefaléias e sonolência.

Curiosidades:

A mitologia grega faz referência à manjerona como a erva preferida de Afrodite, a deusa do amor, que a teria usado para curar as feridas de Enéias.

Aliás, para o povo grego, a planta era símbolo da felicidade, tanto que era plantada na frente das casas como sinal de boas-vindas. 

Gregos e romanos a usavam para tecer coroas para os recém-casados e até hoje a erva é associada à felicidade conjugal.

Conta uma lenda que o príncipe Amáraco, filho do rei de Chipre, dedicava-se à arte de fabricar perfumes. Um dia, ele conseguiu criar uma fragrância única, surpreendentemente agradável, e ficou maravilhado com sua criação, mas, ao carregar o jarro que continha este perfume, deixou-o cair ao chão e quebrar-se, perdendo o raro perfume. Profundamente entristecido, o jovem começou a definhar, até morrer. Reconhecendo a dedicação do jovem príncipe, os deuses transformaram seu corpo sem vida numa planta muito aromática: a manjerona, também conhecida como amáraco.

Algumas receitas:

Costela de Boi

Rendimento:
6 a 8 porções

Ingredientes:
3 kg costela de boi amarrada com barbante para não soltar dos ossos
4 colheres de sopa de azeite
1/2 xícara de chá de alho
Sal a gosto
1 pimenta-dedo-de-moça sem semente
1 copo de vinho de branco seco
2 cebolas
1 rodela de abacaxi
3 folhas de sálvia
1 ramo de alecrim
Manjerona a gosto
1 colher (chá) de açúcar
4 folhas de louro
2l de caldo de carne
1 kg de mandioca em pedaços pré-cozida (mais ou menos 8 pedaços)

Modo de preparo:
Coloque o azeite numa panela e doure a costela de todos os lados, salpicando açúcar. Junte o alho socado com sal e pimenta. Doure bem. Faça um molho tipo marinado e bata no liquidificador: vinho, cebolas, abacaxi, sálvia, alecrim e manjerona. Despeje na costela e tampe a panela. Conforme for secando o molho dos temperos, vá pondo em conchas o caldo de carne. Cozinhe por aproximadamente 4h. Retire a costela já macia da panela. Corte o barbante,                                                                       coloque numa forma, coe o molho do cozimento e leve ao forno com a mandioca pré-cozida para dourarem juntos.

Pernil de Cordeiro Assado

Rendimento:
6 a 8 porções

Ingredientes:
1 1/2 kg de perna de cordeiro, sem o joelho
1 colher de sopa de cebola em pó
1 colher de sopa de páprica picante
1 colher de sopa de sal
1 colher de café de pimenta do reino, moída
tomilho, manjerona e manjericão a gosto, secos e pilados
1 dente de alho

Modo de preparo:
Aqueça o forno a 180o.C Fure a carne com uma faca até atingir o osso e insira o dente de alho descascado. Misture os temperos secos e em pó. Unte a carne com o azeite e salpique os temperos. Assar de 1h30 a 2 horas. Fatie e sirva com  batatas sautées.

Rosbife

Rendimento:
6 a 8 porções

Ingredientes:
600 g de filé mignon (somente a parte central)
4 colheres de sopa de óleo
2 ramos de manjerona picados finamente
sal e pimenta-do-reino a gosto
pão e mostarda de Dijon para acompanhar

Modo de preparo:
Amarre o filé mignon com um barbante de cozinha e espalhe uma mistura de 2 colheres de óleo, manjerona, sal e pimenta sobre a superfície. Reserve. Aqueça bem o restante do óleo numa panela de fundo grosso. Junte a carne e frite por 10 minutos, virando (com uma pinça, não use garfo) de vez em quando, ou até dourar de maneira uniforme. Retire do fogo e deixe esfriar um pouco. Corte o rosbife em fatias finas e sirva sobre pedaços de pão com a mostarda.

TABELA DE COMPOSIÇÃO QUÍMICA

Resultado da busca na Base de Dados de Nutrientes do USDA SR14

Manjerona, seca

Nome científico:    Origanum majorana

NDB No:    02023

Nutrientes

UnidadeValor por 100 g
Relacionados
Águag7.64
Caloriaskcal271
Proteínasg12.66
Lípides totais (gordura)g7.04
Carboidratos, por diferençag60.560001
Fibra total dietéticag40.299999
Cinzasg12.1
Minerais
Cálcio, Camg1990
Ferro, Femg82.709999
Magnésio, Mgmg346
Fósforo, Pmg306
Potássio, Kmg1522
Sódio, Namg77
Zinco, Znmg3.6
Cobre, Cumg1.133
Manganês, Mnmg5.433
Selênio, Semcg4.5
Vitaminas
Vitamina C, ácido ascórbico totalmg51.400002
Tiaminamg0.289
Riboflavinamg0.316
Niacinamg4.12
Ácido pantotênicomg0
Vitamina B6mg1.19
Folato totalmcg274
Vitamina B12mcg0
Vitamina AUI8068
Vitamina A, RAEmcg_RAE403
Lípides
Ácidos graxos, total saturadosg0.529
Ácidos graxos, total mono-insaturadosg0.94
Ácidos graxos, total poli-insaturadosg4.405
Colesterolmg0
Fonte: USDA Nutrient Database for Standard Reference, Release 14 (Julho 2001)

Nenhum comentário:

Postar um comentário