A minha intenção é de somente divulgar uma pesquisa que realizei durante muito tempo, procurado saber sobre os diversos tipos de temperos, por uma mera curiosidade gastronômica. Gosto muito da gastronomia e sempre que posso me dedico a pesquisas nesse sentido. Tudo que escrevo aqui é fruto de pesquisa e, faço muitas copias daquilo que pesquisei. Não informo a fonte da pesquisa, pois verifiquei que em muitos sites se repetem os textos de outros sites, o que tornou difícil eu saber, na grande maioria, o autor da publicação e por isso omito esta informação. Se alguém identificar um texto seu, por favor, me indique que prontamente estarei indicando a sua autoria.

Gostaria que todos me ajudassem a enriquecer estas informações, complementado as que já existem, adicionando outras que julgar relevantes, e colaborado com novos temperos e/ou receitas.

Seguidores

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

MANJERICÃO

Dados Gerais: 

O manjericão (Ocimum Basilicum) ou basílico é uma planta aromática de origem indiana, cujo o nome deriva do vocábulo grego basilikos que signica "real". Existem diversas espécies de manjericão, sendo mais comum a de cor verde, ao passo que a parente de folhas avermelhadas é mais rara e aromática. O aroma, semelhante a limão e jasmim, faz do basílico uma das ervas preferidas na cozinha do sul da Europa, condimentando saladas, recheios, molhos e sopas e aparecendo como ingrediente principal no pesto italiano e no pistou francês. O manjericão é fonte de cálcio, vitamina A e C, potássio e manganês.
Dado que as características do manjericão se perdem na secagem, é sempre aconselhável utilizá-lo fresco.


Utilização/Preparo:

Planta extremamente aromática, cujo sabor por vezes pode substituir o sal. Usado na preparação de pizzas, omeletes, saladas,massas, assados, molhos,sopas, queijos, carnes. No tempero de berinjela, pimentão sopa de tomate, recheio para frango, peru, vitela e vinagrete. Pode ainda servir de tempero a frutos do mar ensopados. Deve ser acrescentado quando o prato estiver bem no fim, pois perde o sabor com o calor. Mistura-se muito bem com outras ervas. É componente do Licor "Chartreuse" e confere sabor especial ao creme de abacate com açúcar.
No preparo do molho pesto, prefira o manjericão com as folhas maiores, conhecido como manjericão italiano. O molho ficará mais saboroso e com uma coloração mais atraente.
Para aromatizar o azeite e o vinagre com a erva, lave bem o manjericão e coloque-o, junto com um dente de alho, num vidro esterilizado. Acrescente vinagre de vinho tinto ou branco ou azeite, tampe e deixe por pelo menos duas semanas em um lugar fresco. Sacuda de vez em quando, com cuidado para não derramar. Use para temperar saladas e carnes em geral.
Esmague folhas de manjericão, manteiga, pimenta-do-reino e casca de limão ralada e use a mistura para acompanhar carnes.
Faça um aperitivo misturando ricota passada na peneira com um pouco de manteiga. Forme bolinhas com essa mistura e depois vá rolando as bolinhas de ricota em cima de um prato com folhas picadas de manjericão, até a bolinha ficar coberta com os pedacinhos da folha.

Conservação:

O manjericão estraga com facilidade. Para preservá-lo lave e seque bem as folhas e acondicione em embalagem plástica limpa e seca. Ou então, pique as folhas e coloque-as num vidro com azeite. Acrescente o manjericão ao alimento somente na hora de servir.  O manjericão seco deve ser guardado em recipiente fechado protegido da luminosidade e umidade

Cuidados na Compra:

Fresco: Maços e vasinhos do manjericão fresco são encontrados em feiras, mercados e supermercados. Escolha os ramos com as folhas mais viçosas e que não estejam manchadas nem murchas.
Seco: Encontrado em supermercados e empórios. Prefira o que estiver em embalagem escura, protegidas da luz. Isto evita a perda de aroma. Verifique o prazo de validade.

Cuidados no Uso:

Não recomendado durante a gestação.

Curiosidades:

Na Índia, de onde é originário, o manjericão, ou erva rainha, é uma planta quase sagrada.

Os gregos a usavam em rituais religiosos, e antes de colhê-la, a mão direita tinha de ser purificada com folhas de carvalho, e a esquerda, lavada em três fontes diferentes.

Devido à forma de suas folhas, (coração), era considerado símbolo do amor, na Itália, e do luto, na Grécia.

Há 4 mil anos, os hindus, percussores na cultura do manjericão, a exportaram para o Egito. 

No século passado, o manjericão era usado pelos sapateiros para atenuar o cheiro do couro.

Algumas receitas:

Berinjela ao Manjericão

Rendimento:
4 a 6 porções

Ingredientes:
500 g de berinjela pequena
2 colheres de sopa de vinagre branco
2 colheres de sopa de azeite
2 colheres de chá de manjericão
1 colher de chá de alho desidratado
1/2 xícara de chá de vinho branco
1 colher de sopa de alcaparra
sal e pimenta-do-reino branca moída a gosto
Cobertura
1 colher de chá de azeite
1 colher de sopa de cebola desidratada
3 tomate picados, sem peles, sem sementes
1 colher de chá de manjericão
100 r de mussarela ralada
sal a gosto
Modo de preparo:
Corte a berinjela ao meio, no sentido do comprimento, e deixe de molho em água com o vinagre, para não escurecer. Unte com o azeite uma assadeira antiaderente. Coloque as berinjelas na assadeira, uma ao lado da outra, com o corte virado para baixo. Num potinho, misture o vinho com o manjericão, a pimenta, o alho, o sal e as alcaparras. Regue as berinjelas com esses temperos. Cubra com um papel alumínio e leve ao forno médio (180ºC), por cerca de 20 minutos. Alguns minutos antes de terminar o tempo, retire o papel alumínio para que a berinjela fique mais macia.
Cobertura:
Coloque numa panela o azeite, o tomate e a cebola. Tampe a panela e deixe cozinhar por alguns minutos, mexendo às vezes. Retire do fogo e junte o manjericão. Misture. Retire as berinjelas do forno e vire-as. Distribua sobre cada berinjela uma porção de mussarela. Cubra com o tomate e leve ao forno para o queijo derreter. Sirva em seguida.

Carne com Manjericão e Batatas

Rendimento:
4 a 6 porções

Ingredientes:
3 xícaras de chá de água
2 cubos de caldo de carne
½ kg de acém cortado em cubos médios
3 batatas médias cortadas em cubos médios
6 folhas de manjericão

Modo de preparo:
Em uma panela de pressão, ferva 2 xícaras de chá da água, dissolva os cubos de caldo de carne e junte o acém. Tampe a panela e cozinhe por 40 minutos, contados a partir do início da pressão. Retire do fogo, espere sair todo o vapor e abra a panela. Retire a carne e reserve em uma travessa. Coloque na panela o restante da água, as batatas e algumas folhas de manjericão. Cozinhe em fogo médio, com a panela destampada, por 10 minutos ou até as batatas ficarem macias. Despeje o molho sobre a carne reservada e decore com folhas de manjericão. Sirva em seguida.

Arroz com Manjericão

Rendimento:
6 a 8 porções

Ingredientes:
6 xícaras de chá de arroz
1 dentede alho amassado
1 cebola em cubos pequenos
manjericão e orégano a gosto
1 colheres de sopa de óleo para fritar
250 g de queijo de minas

Modo de preparo:
Modo de Preparo Junte ao óleo o alho, a cebola, o manjericão e o orégano. Após bem seco, frite o arroz nesta mistura. Acrescente o queijo, em generosas fatias. Cubra a mistura com água fria e deixe secar como faz normalmente no preparo do arroz. Após cozido, o queijo irá se agregar ao arroz, sendo excelente para acompanhamento de frangos e carnes mais fortes como pernil e lombo assado. Atenção: este prato tem que ser servido bem quente.

TABELA DE COMPOSIÇÃO QUÍMICA

Resultado da busca na Base de Dados de Nutrientes do USDA SR14

Manjericão, fresco

Nome científico:    Ocimum basilicum

NDB No:    02044

Nutrientes

UnidadeValor por 100 g
Relacionados
Águag90.959999
Caloriaskcal27
Proteínasg2.54
Lípides totais (gordura)g0.61
Carboidratos, por diferençag4.34
Fibra total dietéticag3.9
Cinzasg1.55
Minerais
Cálcio, Camg154
Ferro, Femg3.17
Magnésio, Mgmg81
Fósforo, Pmg69
Potássio, Kmg462
Sódio, Namg4
Zinco, Znmg0.85
Cobre, Cumg0.29
Manganês, Mnmg1.446
Selênio, Semcg0.3
Vitaminas
Vitamina C, ácido ascórbico totalmg18
Tiaminamg0.026
Riboflavinamg0.073
Niacinamg0.925
Ácido pantotênicomg0.238
Vitamina B6mg0.129
Folato totalmcg64
Vitamina B12mcg0
Vitamina AUI5275
Vitamina A, RAEmcg_RAE264
Lípides
Ácidos graxos, total saturadosg0.041
Ácidos graxos, total mono-insaturadosg0.088
Ácidos graxos, total poli-insaturadosg0.389
Colesterolmg0
Fonte: USDA Nutrient Database for Standard Reference, Release 14 (Julho 2001)

Nenhum comentário:

Postar um comentário