A minha intenção é de somente divulgar uma pesquisa que realizei durante muito tempo, procurado saber sobre os diversos tipos de temperos, por uma mera curiosidade gastronômica. Gosto muito da gastronomia e sempre que posso me dedico a pesquisas nesse sentido. Tudo que escrevo aqui é fruto de pesquisa e, faço muitas copias daquilo que pesquisei. Não informo a fonte da pesquisa, pois verifiquei que em muitos sites se repetem os textos de outros sites, o que tornou difícil eu saber, na grande maioria, o autor da publicação e por isso omito esta informação. Se alguém identificar um texto seu, por favor, me indique que prontamente estarei indicando a sua autoria.

Gostaria que todos me ajudassem a enriquecer estas informações, complementado as que já existem, adicionando outras que julgar relevantes, e colaborado com novos temperos e/ou receitas.

Seguidores

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

MACIS

Dados Gerais:


Macis é a casca da semente da nóz moscada. Constitui uma especiaria. Para extrair o macis, é necessário deixar secar o fruto da moscadeira, a noz-moscada, durante alguns meses. Após esse período, a casca separa-se do fruto, sendo possível extrair o macis, que em seguida também é  deixado a secar, para poder ser prensado. O produto final obtido possui uma cor avermelhada. Mais raro no mercado, o macis é mais aromático e menos amargo do que a noz-moscada. Seu rendimento é quase 10 vezes menor que o da noz, por isso é muito mais caro e no Brasil é muito difícil de ser encontrado.

Utilização/Preparo:

As culinárias que mais utilizam esta especiaria são as Índia e da China, tanto em pratos doces como em pratos salgados. Na Europa, é frequente ver o macis no purê de batata e na culinária da Itália em diversas massas e pratos de carne. É muito usado em patês e terrinas francesas, suflês, molhos e pratos com queijo. Também combina com carboidratos, frutos do mar, frango e vitela. Pode aromatizar doces como pudins, tortas e bolos e combina muito bem com cerejas e chocolate. Na indústria é muito usado para temperar salsichas e embutidos. Era também usado na cozinha medieval, em conjunto com açúcar ou mel.
É encontrado moído ou em pedaços inteiros. Quando em pedaços pode ser moído em casa ou usado inteiro em preparações com caldo. Pode ser substituído pela noz moscada se não houver outro jeito, mas seu aroma é muito diferente e mais forte, seu sabor é delicado e aromático. Faz parte de algumas misturas de especiarias como o garam masala.

Algumas receitas:

Bolinhos de Carne e Batata
 
Rendimento:
6 porções

Ingredientes:
500 g de patinho moído
1 colheres de sopa de cebola desidratada
1 colher de chá de macis
1 clara de ovo
4 colheres de sopa de aveia
sal e pimenta-do-reino branca a gosto
glutamato monossódico
Recheio
1 batata cozida
2 colheres de sopa de cream cheese
1 colher de sopa de queijo ralado
1 colher de sopa de uva passa sem semente
Montagem
2 colheres de chá de azeite
1 colher de sopa de molho inglês

Modo de preparo:
Misture bem todos os ingredientes da massa até ela ficar homogênea e reserve.
Recheio:
Amasse a batata e misture aos outros ingredientes.
Montagem:
Forme bolinhos com a massa de carne e recheie. Coloque os bolinhos em uma assadeira antiaderente (ou untada). Pincele com o azeite misturado ao molho inglês. Leve ao forno médio, pré-aquecido, para assar.

Massa Folhada com Calda de Maçãs e Macis

Rendimento:
3 a 4 porções

Ingredientes:
1 xícara de chá de açúcar
1 pitada de sal
1/2 colher de chá de macis moído
1/2 colher de chá de canela em pó
4 maçãs ácidas descascadas e picadas em cubos
1 colher de sopa de manteiga
4 discos de massa folhada assada com 10 cm de diâmetro
2 xícaras de chá de chantilly adoçado

Modo de preparo:
Ferva o açúcar com uma xícara de chá de água, o sal, o macis e a canela por 10 minutos, em fogo baixo. Reserve. À parte, em outra panela, frite as maçãs na manteiga por 2 minutos. Junte a calda de açúcar e ferva por 5 minutos. Conserve quente. Sobre os discos de massa folhada, coloque as maçãs quentes com a calda e cubra com chantilly. Polvilhe o macís e sirva a seguir.

Cake Love (Bolo do Amor)

Rendimento:
1 bolo de 20 x 20 cm

Ingredientes:
125 g manteiga amolecida
250 g semolina
10 gemas
500 g açúcar refinado
185 g castanha de caju cruas e picadas
2 colheres de sopa água de rosas
2 colheres de sopa de mel
1/4 colher de chá de casca de limão siciliano ralada
1/4 colher de chá macis ralados
1/4 colher de chá cardamomo em pó
1/4 colher de chá canela em pó
1/4 colher de chá essência de amêndoas
Papel manteiga

Modo de preparo:
Forre o fundo de uma forma 20 x 20 cm com papel manteiga.
Misture a manteiga com a semolina. Reserve.  as gemas com o açúcar até ficar cremoso e esbranquiçado.  Junte a mistura de manteiga com semolina e bata até estar bem incorporado.  Adicione todos os outros ingredientes e misture. Despeje no centro da forma e espalhe para o papel não sair do lugar. Asse em forno a 150ºC até que esteja dourado e firme ao toque. Ao se espetar um palito no centro do bolo, este deve sair um pouco molhado ainda. Retire do forno e deixe esfriar bem. Corte em quadradinhos e vá tirando aos poucos da assadeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário