A minha intenção é de somente divulgar uma pesquisa que realizei durante muito tempo, procurado saber sobre os diversos tipos de temperos, por uma mera curiosidade gastronômica. Gosto muito da gastronomia e sempre que posso me dedico a pesquisas nesse sentido. Tudo que escrevo aqui é fruto de pesquisa e, faço muitas copias daquilo que pesquisei. Não informo a fonte da pesquisa, pois verifiquei que em muitos sites se repetem os textos de outros sites, o que tornou difícil eu saber, na grande maioria, o autor da publicação e por isso omito esta informação. Se alguém identificar um texto seu, por favor, me indique que prontamente estarei indicando a sua autoria.

Gostaria que todos me ajudassem a enriquecer estas informações, complementado as que já existem, adicionando outras que julgar relevantes, e colaborado com novos temperos e/ou receitas.

Seguidores

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

LOURO

Dados Gerais: 

O Louro (Laurus nobilis) é uma das variedades mais comuns das lauráceas, nativo e cultivado largamente na Europa Mediterrânea. Varia entre 5 e 10 m podendo atingir até 20 m de altura. Suas folhas são vistosas, resistentes e têm odor forte e paladar amargo. O seu fruto é do tipo baga, lembram azeitonas pequenas e quando maduro tem cor negra. A madeira dessa árvore é de excelente qualidade. A origem do loureiro é provavelmente a Ásia Menor, mas a planta se desenvolveu ao redor de todo o Mediterrâneo há muito tempo.  Como erva para culinária pode ser utilizado seco ou fresco. As folhas frescas são amargas e de aroma intenso.  Além de condimentar pratos mais picantes, o louro pode ser fervido no leite para aromatizar cremes e pudins. O aroma dominante do louro em doces era mais comum no passado do que hoje.  

Utilização/Preparo:

Na culinária compõe o na culinária francesa o bouquet garni, já no Brasil por herança da cultura portuguesa, usamos o louro em uma série de pratos e temperos como o vinhadalho, no feijão, nas carnes.
Devido ao seu aroma forte, a quantidade deve ser bem dosada, para que não camufle o aroma e sabor dos outros ingredientes. Este condimento vai bem com qualquer tipo de prato salgado, desde que bem dosado. Seu uso é adequado em pratos que exigem cozimento longo, pois seu óleo essencial é liberado lentamente
Ideal no preparo de molhos, legumes, assados, caldos, ensopados, frutos do mar, em massas e conservas. Uma folha apenas pode dar vida ao feijão e algumas verduras. Indispensável na vinha d'alhos e no tempero de carnes. A folha deve ser retirada antes de se servir a refeição, pois é ruim de mastigar e torna o prato deselegante.

Conservação:

Fresco – guarde suas folhas, depois de limpas, em recipiente fechado, ou sacos plásticos próprios para alimentos, da geladeira, por alguns dias.

Seco ou desidratado – guarde-o em vidros fechados, (de preferência escuros), em local protegido da umidade e luminosidade.

Cuidados na Compra:

As folhas frescas podem ser usadas diretamente depois de tiradas do pé, mas elas serão menos amargas com o tempo, conforme secam. Você pode comprar folhas de louro frescas e secá-las em casa em local escuro e ventilado. Quando guardadas em potes fechados, as folhas secas de louro mantém seu sabor e aroma por pelo menos um ano!

Você já encontra louro orgânicos em algumas feiras e supermercados, as ervas orgânicas costumam ser ainda mais perfumadas e saborosas.

Cuidados no Uso:

Em altas doses pode ser abortivo.

Curiosidades:

A palavra latina lauros significa “honraria” e nobilis, “célebre”, “nobre”.

Essa era uma árvore consagrada a Apolo, o deus grego da profecia, da poesia e da cura. O Telhado do Templo de Apolo, em Delfos, era inteiramente coberto de folhas de loureiro, que protegiam da doença da feitiçaria e dos relâmpagos.

O louro é símbolo as poesia, das letras e do sucesso. A palavra “bacharelato” vem do latim “baccalaurus”, o que quer dizer” formando coberto de louros”.

Nas antigas Grécia e Roma, formavam as coroas usadas pelos vencedores de batalhas ou disputas esportivas, assim como os poetas,. por isso o termo laureado deriva justamente do gênero Laurus.
 
Algumas receitas:

Risoto de Camarão

Rendimento:
4 porções

Ingredientes:
2 colheres de sopa de manteiga
1 colher de sopa de azeite
1 cebola picada
1 xícara de chá de champignon em conserva picado
1 pimentão verde
2 tomate picado, sem pele e sem sementes
2 xícara de chá de arroz
sal e pimenta-do-reino preta a gosto
1/2 xícara de chá de vinho branco
3 xícara de chá de caldo de galinha sem gordura
2 colheres de sopa de salsinha
2 folhas de louro
1 kg de camarão

Modo de preparo:
Numa panela grande aqueça o azeite e a manteiga; refogue a cebola, o alho os cogumelos, o pimentão e os tomates. A seguir, coloque o arroz, sal e a pimenta. Frite bem. Junte o vinho e deixe ferver lentamente uns 5 minutos. Acrescente o caldo de galinha quente, a salsinha e a folha de louro. Cozinhe por mais ou menos 10 minutos mexendo de vez em quando. Adicione o camarão e cozinhe por mais uns 5 minutos dependendo do tamanho do camarão. Retire a folha de louro e sirva imediatamente.

Almôndegas a Napolitana

Rendimento:
6 porções

Ingredientes:
600 g de patinho moído
4 fatias de pão de forma
1/2 xícara de chá de leite
1 cebola ralada
2 dentes de alho picados
4 colheres de sopa de salsinha
sal e pimenta-do-reino branca a gosto
Recheio
60 g de Mussarela em cubos pequenos
Molho
520 g de polpa de tomate
2 colheres de sopa de azeite
1 cebola ralada
1 dentes de alho picado
1 folha de louro
sal e pimenta-do-reino branca a gosto
parmesão ralado a gosto

Modo de preparo:
Molho
Refogue no azeite a cebola e o alho picado. Quando a cebola estiver transparente, acrescente o purê de tomates e a folha de louro. Junte uma e meia xícaras de água e deixe cozinhar.
Almôndegas
Coloque o leite num prato, molhe bem uma fatia de pão e esprema. Junte à carne. Faça isso com todas as fatias de pão. Junte à carne os outros ingredientes, misture bem. Amasse com as mãos, para que fique tudo bem ligado. Faça bolinhas e recheie cada uma com um cubinho de mussarela. Aqueça o óleo numa frigideira alta, de modo que ele possa cobrir ao menos metade da altura das almôndegas. Coloque num refratário o molho, junte as almôndegas e polvilhe queijo ralado. Leve ao forno quente, mais ou menos entre 15 a 20 minutos.

Batata Calabresa

Rendimento:
3 a 5 porções

Ingredientes:
1 kg de batata bolinha
1 alho amassado
1 cebola ralada
1 copos de azeite
1 colheres de sopa de pimenta calabresa
2 xícaras de chá de vinagre branco
4 folhas de louro
sal a gosto

Modo de preparo:
Lave as batatas com casca, de preferência com o auxílio de uma escovinha, em água corrente. Seque-as bem (para que não respinguem gordura, quando forem ao fogo). Coloque em uma panela, de modo que se acomodem com alguma folga as batatas e todos os outros ingredientes. Leve ao fogo, sem ficar mexendo, pois irá pipocar um pouco. Segure a panela, semi-tampada, e balance de vez em quando, com cuidado! Cozinhe de uma forma que as batatas fiquem al dente. Deixe esfriar bem. Sirva.


TABELA DE COMPOSIÇÃO QUÍMICA

Resultado da busca na Base de Dados de Nutrientes do USDA SR14

Condimento, louro

Nome científico:    Laurus nobilis

NDB No:    02004

Nutrientes

UnidadeValor por 100 g
Relacionados
Águag5.44
Caloriaskcal313
Proteínasg7.61
Lípides totais (gordura)g8.36
Carboidratos, por diferençag74.970001
Fibra total dietéticag26.299999
Cinzasg3.62
Minerais
Cálcio, Camg834
Ferro, Femg43
Magnésio, Mgmg120
Fósforo, Pmg113
Potássio, Kmg529
Sódio, Namg23
Zinco, Znmg3.7
Cobre, Cumg0.416
Manganês, Mnmg8.167
Selênio, Semcg2.8
Vitaminas
Vitamina C, ácido ascórbico totalmg46.5
Tiaminamg0.009
Riboflavinamg0.421
Niacinamg2.005
Ácido pantotênicomg0
Vitamina B6mg1.74
Folato totalmcg180
Vitamina B12mcg0
Vitamina AUI6185
Vitamina A, RAEmcg_RAE309
Lípides
Ácidos graxos, total saturadosg2.28
Ácidos graxos, total mono-insaturadosg1.64
Ácidos graxos, total poli-insaturadosg2.29
Colesterolmg0
Fonte: USDA Nutrient Database for Standard Reference, Release 14 (Julho 2001)

Nenhum comentário:

Postar um comentário