A minha intenção é de somente divulgar uma pesquisa que realizei durante muito tempo, procurado saber sobre os diversos tipos de temperos, por uma mera curiosidade gastronômica. Gosto muito da gastronomia e sempre que posso me dedico a pesquisas nesse sentido. Tudo que escrevo aqui é fruto de pesquisa e, faço muitas copias daquilo que pesquisei. Não informo a fonte da pesquisa, pois verifiquei que em muitos sites se repetem os textos de outros sites, o que tornou difícil eu saber, na grande maioria, o autor da publicação e por isso omito esta informação. Se alguém identificar um texto seu, por favor, me indique que prontamente estarei indicando a sua autoria.

Gostaria que todos me ajudassem a enriquecer estas informações, complementado as que já existem, adicionando outras que julgar relevantes, e colaborado com novos temperos e/ou receitas.

Seguidores

segunda-feira, 29 de agosto de 2011


LIMA KEFFIR 

Dados Gerais:

A Lima Keffir ou Kaffir,  ou ainda Combava (Citrus hystrix) é um fruto do gênero Citrus, cuja origem não foi ainda determinada com certeza. Alguns o consideram um híbrido da Cidra com o limão galego, outros defendem a idéia de que seria uma mutação espontânea do limão galego. A lima keffir é originária do Sudeste asiático e é cultivada na Tailândia, no Vietnam, no Laos e no Camboja. É também comum na Indonésia e na Malaísia, e nas ilhas de Reunião e Madagascar. Sua denominação latina evidencia grande quantidade de espinhos que a pl  anta possui, dado que hystrix significa espinho.
A extrema acidez do suco da combava não permite a ingestão do fruto fresco, mas é crescente a sua utilização com ingrediente picante de molhos ou bebidas. Mais apreciadas ainda são as suas folhas utilizadas em saladas e para compor o aroma sutil da culinária do sudeste asiático.

Utilização/Preparo: 


A parte exterior da casca e as folhas da fruta são usados como condimento principalmente na Tailândia, na Indonésia e, algumas vezes, no Sul da Índia. No Ocidente, são vendidas nas lojas de artigos comestíveis orientais, tanto frescas como secas. As folhas exalam um aroma que faz lembrar o da verbena-limoeiro e perfumam delicadamente o frango e o peixe. Podem ser, eventualmente, substituídas por casca de limão. A fruta piriforme é enrugada, com relevo; seu zesto é amargo e muito usado na cozinha. As folhas são duplas, como se uma tivesse crescido e depois sido atada à outra.

Conservação:

Devem ser usadas de preferência frescas, pois, quando secas, são menos perfumadas.

Cuidados na Compra:

Pessoas pouco escrupulosas tentam, freqüentemente, fazê-lo passar por açafrão verdadeiro, pois seu preço é bem inferior. Ele colore mas não perfuma os alimentos, e sua cor é menos firme.

Cuidados no Uso:
Não usar preparações à base de flores, nem sementes, durante a gravidez.

Curiosidades:

A lima kaffir é uma das subespécies da família dos citrinos. O fruto não é comestível - tem apenas um pouco de suco muito azedo. A sua casca é usada às vezes na cozinha, mas o principal valor de uma lima kaffir reside nas suas folhas.

Algumas receitas:

Espaguete com Molho Asiático                                    

Rendimento:
4 a 6 porções

Ingredientes: 
800 g de tomates
100 g de cebolas roxas
1 dente de alho
1 pedaço de gengibre
1 pimenta inteira
sal e pimenta do reino a gosto
4 folhas de combava
4 colheres de sopa de óleo
8 colheres de sopa de azeite
600 g de espaguete
coentro e manjericão picados q.b.
1 pitada de açúcar
coentro a gosto

Modo de preparo:
Descasque e corte os tomates, retire as sementes. Pique as cebolas, o alho e o gengibre.  Aqueça o óleo em um tacho, frite a cebola até que fiquem transparentes. Acrescente o alho, o gengibre, a pimenta inteira, o capim-limão e frite mais um pouco. Tempere com sal e pimenta do reino, retire do fogo e deixe o molho descansar por 30 minutos.  Retire então o capim-limão, as folhas de combava e a pimenta inteira. Cozinhe o espaguete. Ao final do cozimento, aqueça o molho de tomate. Na hora de servir, misture o azeite, o manjericão e o coentro no molho.

Salada Tailandesa de Camarões

Rendimento:
4 a 6 porções

Ingredientes:
6 pimentas malaguetas frescas
3 colheres de sopa de suco de limão
4 colheres sopa de molho de peixe (Dashi)
2 colheres de café de açúcar
Salada
2 1/2 litros de água
500 g de camarões limpos e sem casca (guarde alguns inteiros para decorar)
1/2 cebola pequena cortada em tiras finas
5 g de gengibre cortado em tiras finas
4 folhas de lima kaffir bem picadas
1 alface lavada e higienizada
folhas de hortelã para decorar

Modo de preparo:
Corte as pimentas em pedaços bem pequenos. Bata o suco de limão, o molho de peixe e o açúcar.  Junte as pimentas e reserve. Ferva a água e escalde os camarões por 3 minutos. Coloque-as em água com gelo para interromper o cozimento. Em uma saladeira, misture a cebola, o gengibre, o capim limão, as folhas de kaffir e os camarões. Tempere com o molho preparado. Sirva a salada sobre as alfaces e decore com folhas de hortelã.

TOM KHA KAI (Sopa de Frango e Leite de Coco)

Rendimento:
2 a 4 porções

Ingredientes:
400 ml de caldo de frango
400 ml de leite de coco
40 g de galanga
1 talo de capim-limão
4 folhas de lima kaffir
200 g de peito de frango cortado em tiras
2 colheres de sopa de suco de limão
coentro fresco a gosto
pimenta dedo de moça a gosto

Modo de preparo:
Aquecer o leite de coco e o caldo de frango até alcançar fervura. Adicionar o galangal, capim-limão e a lima kaffir. Após uns 2 minutos adicionar o frango e a pimenta e mexer bem.  Acrescentar o suco de limão. Testar o sabor deve estar entre o salgado, ácido e picante; finalizar com o coentro e servir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário