A minha intenção é de somente divulgar uma pesquisa que realizei durante muito tempo, procurado saber sobre os diversos tipos de temperos, por uma mera curiosidade gastronômica. Gosto muito da gastronomia e sempre que posso me dedico a pesquisas nesse sentido. Tudo que escrevo aqui é fruto de pesquisa e, faço muitas copias daquilo que pesquisei. Não informo a fonte da pesquisa, pois verifiquei que em muitos sites se repetem os textos de outros sites, o que tornou difícil eu saber, na grande maioria, o autor da publicação e por isso omito esta informação. Se alguém identificar um texto seu, por favor, me indique que prontamente estarei indicando a sua autoria.

Gostaria que todos me ajudassem a enriquecer estas informações, complementado as que já existem, adicionando outras que julgar relevantes, e colaborado com novos temperos e/ou receitas.

Seguidores

terça-feira, 30 de agosto de 2011

LEVÍSTICO

Dados Gerais: 


Levístico (Levisticum officinale) é uma planta herbácea, com folhas que vão do verde ao dourado e flores pequenas e amarelas, as folhas e sementes ou frutas que são utilizadas para dar sabor aos alimentos, especialmente da Cozinha do sul da europa. Pertencente ao mesmo grupo da família de endro, da angélica e da salsa, o levístico é uma planta perene. É uma bela erva, fácil de cultivar e extremamente útil.
Possui sabor forte e salgado, similar ao do salsão. É usado comumente em caldos de carne, em alemão, este condimento é chamado de "maggi". Usado para temperar molhos, carnes, picles e marinados. A erva pode ser encontrada fresca ou em cubos de tempero, em associação com outros condimentos.

Utilização/Preparo:

As sementes, folhas e caules desta erva têm um vago sabor a aipo, mas possuem também um sabor muito definido e pungente que Ihes é próprio. As folhas são decorativas e fazem uma bela guarnição em volta de um prato. Também ficam excelentes quando cortadas em pedaços e espalhadas em sopas e refogados, adicionadas na altura de servir. O levístico é particularmente bom em pratos de tomate.

Conservação:

Fresco – guarde suas folhas e talos, depois de limpas, em recipiente fechado, ou sacos plásticos próprios para alimentos, da geladeira, por poucos dias.

Sementes – guarde-a em vidros fechados, (de preferência escuros), em local protegido da umidade e luminosidade.

Cuidados na Compra:

Convém comprar as folhas e talos jovens antes da floração, pois as mais velhas tornam-se rijas e demasiado amargas. No caso das sementes, verifique sua procedência e o prazo de validade.

Cuidados no Uso:

Não deve ser usado por grávidas e em casos de inflamações renais, ou em edemas causados por um funcionamento renal ou cardíaco diminuído.

Curiosidades:

Seu nome científico pode ser traduzido como Ligúria, uma referência ao seu local de origem, Os romanos, que reconheciam uma coisa boa quando o viam, levaram o levístico da costa italiana para a Inglaterra.

O levístico foi um dos primeiro desodorante história. Há relatos de seu uso nas antigas culturas orientais por suas virtudes como antitranspirante.

Algumas receitas:

Farfalle com Frango e Levístico

Rendimento:
4 porções

Ingredientes:
2 peitos de frango sem peles nem ossos
400 g de massa farfalle
azeite a gosto
6 a 8 folhas de levístico fresco
2 dentes de alho picados finamente
1/2 colher de sopa de raspa de limão
12 a 15 azeitonas pretas
1 colher de sopa de sumo de limão
sal e pimenta a gosto
queijo parmesão ralado finamente

Modo de preparo:
Untar os peitos de frango com um pouco de azeite. Temperar com sal e pimenta. Grelhar os peitos de frango numa chapa, no churrasco ou numa frigideira anti-aderente. Desfiar grosseiramente e reservar. Levar a massa a cozinhar al dente em bastante água a ferver temperada de sal e um fiozinho de azeite. Aquecer 2 colheres de sopa de azeite em fogo médio. Juntar o alho, a raspa de limão, as folhas de levístico e as azeitonas. Cozinhar por 2 minutos e adicionar o frango desfiado. Misturar até o frango ficar quente. Escorrer muito bem a massa e juntá-la ao preparado anterior. Acrescentar o sumo de limão e envolver. Transferir o preparado para um prato de servir e polvilhar com um pouco de parmesão ralado. Servir de imediato.

Molho de Ervas para Saladas

Rendimento:
1 porção

Ingredientes:
1 xícara de chá de iogurte
½ xícara de chá de azeite
3 colheres de chá de suco de limão
1 pepino sem sementes
1 colher de chá de dill fresco
1 / 2 colher de sopa de hortelã
1 / 2 colher de sopa de levístico
1 pitada páprica
Alho e cebolinha a gosto
1 colher de chá de cebola ralada

Modo de preparo:
Bata no liquidificador o Iogurte com o azeite e o suco de limão. Nu processador de alimentos processe o pepino, o dill, a cebola, a hortelã, o levístico e páprica. Misture tudo muito bem e coloque na geladeira por 2-3 horas. Para servir coloque sobre a salada.

Batatas e Ervilhas ao Molho

Rendimento:
4 a 6 porções

Ingredientes:
1 kg de batatas
1 xícara de chá de ervas mistas, como dill, cerofólio, salsa, levístico e cebolinha
2 colheres de sopa de manteiga
1 xícara de chá de leite quente
sal e pimenta branca a gosto
200 g de ervilhas frescas
1 cebola
1 colher de sopa de farinha de trigo
1 xícara de chá de creme de leite

Modo de preparo:
Coloque as batatas em uma panela e cubra com água. Ferver e fogo baixo durante 30 a 35 minutos. Escorra as batatas, descasque e corte e fatia. Coloque as ervilhas a ferver em água salgada por 6 a 9 minutos. Escorra reservando o líquido. Coloque as ervilhas cozidas em uma tigela, cubra e reserve. Lave e pique as ervas secas. Descasque a cebola e pique finamente.
Derreta a manteiga em uma panela grande e refogue a cebola até ficar transparente. Adicione a farinha e refogue mexendo sempre, até obter uma cor amarelo claro. Adicionar o líquido do cozimento das ervilhas reservado e o leite quente. Cozinhe o molho por 3 minutos. Tempere com sal e pimenta. Adicione as ervilhas e batata ao molho e cozinhe até aquecer tudo. Para servir, misture o creme de leite e polvilhe com ervas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário