A minha intenção é de somente divulgar uma pesquisa que realizei durante muito tempo, procurado saber sobre os diversos tipos de temperos, por uma mera curiosidade gastronômica. Gosto muito da gastronomia e sempre que posso me dedico a pesquisas nesse sentido. Tudo que escrevo aqui é fruto de pesquisa e, faço muitas copias daquilo que pesquisei. Não informo a fonte da pesquisa, pois verifiquei que em muitos sites se repetem os textos de outros sites, o que tornou difícil eu saber, na grande maioria, o autor da publicação e por isso omito esta informação. Se alguém identificar um texto seu, por favor, me indique que prontamente estarei indicando a sua autoria.

Gostaria que todos me ajudassem a enriquecer estas informações, complementado as que já existem, adicionando outras que julgar relevantes, e colaborado com novos temperos e/ou receitas.

Seguidores

terça-feira, 30 de agosto de 2011

LAVANDA

Dados Gerais:

 A Lavanda (Lavanda angustifolia) ou alfazema é uma erva muito cheirosa, originária da Ásia. De acordo com a História, ela foi inicialmente batizada pelos gregos com o nome de "nardus", em alusão à sua origem ligad a a Naarda, uma cidadezinha na Síria, perto da região do rio Eufrates. Sua fama espalhou-se rapidamente pela Europa e foi ela a principal percursora do desenvolvimento e da expansão da arte da perfumaria e cosmética. Seus benefícios são tão amplos que, na aromaterapia, ela é considerada o óleo essencial básico para praticamente todos os tratamentos. Seu aroma é indicado especificamente para tranqüilizar o sistema nervoso, agindo sobre a emoção e deixando as pessoas mais serenas. Em receitas antigas era utilizada em pequenas quantidades para temperar carnes e legumes.

Utilização/Preparo: 
Dona de um dos perfumes mais nobres da natureza, a lavanda, além de comum na indústria cosmética, é também usada na culinária: o que poucos sabem é que seu perfume e sabor lembram os do alecrim. A lavanda vai bem em receitas salgadas, como as que levam cordeiro, aves e alguns peixes, em pratos doces, infusões e para aromatizar vinagres e óleos. De aroma doce e intenso, deve ser utilizada com cuidado, em doses pequenas, pois o excesso pode arruinar um prato e conferir um retro gosto acre. O perfume e o sabor das flores é mais intenso que o das folhas, mas ambos podem ser usados, variando apenas a quantidade empregada.

Dicas: 

Secar: Seque as flores de lavanda em forno muito baixo (80ºC) ou ao sol por alguns dias.

No açúcar: Coloque 1 colher (sopa) de flores de lavanda secas e amassadas em um pote hermeticamente fechado com 5 xícaras (chá) de açúcar. Tampe e deixe descansar por, no mínimo, 5 dias. Separe as flores do açúcar, peneirando-o. Utilize esse açúcar para salpicar salada de frutas e biscoitos. Também junte ao creme de leite fresco batido ou, ainda, use-o em receitas de sobremesas e geléias.

No pão: Aromatize a geléia de maçãs com flores de lavanda frescas ou secas, acrescentando-as no início do cozimento.

Refresco: Faça uma infusão com água e flores de lavanda frescas ou secas e coloque em limonadas e chás gelados.

Creme cheiroso: Prepare um creme inglês de lavanda, colocando ½ colher (chá) de folhas de lavanda frescas para cada ½ litro de leite antes de fervê-lo. Coe e termine o creme normalmente. Da mesma forma, aromatize o leite que usará para fazer um pudim com flores de lavanda frescas ou secas.

Para assados: Substitua o alecrim por lavanda seca em assados de cordeiro e aves.

Manteiga aromatizada: Aromatize manteiga com lavanda para ser adicionada a grelhados ou assados – saídos do forno ou da grelha — no momento de ir para a mesa. Preparo da manteiga: pique 1 colher (sopa) de ciboulette, 1 colher (sopa) de cerefólio e 1 colher (sopa) de flores e folhas de lavanda frescas. Junte 125 g de manteiga, 1 colher (sopa) de limão siciliano, sal e pimenta moída na hora. Misture bem ou processe. Molde em forma de salsicha fina e guarde no freezer, envolva por papel-filme. Para utilizar, corte uma rodela e disponha sobre porções de carne (peixe ou ave) quentes, na hora de servir.

Conservação:

Elas devem ser secas ao sol, em local ventilado e sem umidade. Guardar em sacos de papel ou de pano.

Cuidados na Compra:

Para fins culinários deve ser comprada em lojas especializadas ou de quem produza ervas ou flores orgânicas. A lavanda plantada para ornamentação pode conter pesticidas em excesso.

Cuidados no Uso:

Evitar o uso prolongado. Torna-se excitante se usada em doses elevadas.

Curiosidades:

Os antigos Romanos já perfumavam suas iguarias com a flor da lavanda.

Desde há muito conhecida e utilizada pela Humanidade, a Alfazema ou Lavanda foi batizada de nardus pelos gregos, assim batizada por causa de Naarda, cidade síria à beira do rio Eufrates. A tranquilidade e a pureza são inerentes à fragrância da alfazema.

Perfume fresco e limpo era o aditivo de banho preferido dos gregos e romanos, e o seu nome (Lavandula) deriva do latim lavare (lavar).

Conta-se que a peste não chegava aos fabricantes de luvas de Grasse, pois eles usavam a alfazema para perfumar o couro. Isso fez com que as pessoas na época andassem sempre com alfazema.

Durante as duas Grandes Guerras, a alfazema ou lavanda foi utilizada para limpar os ferimentos dos soldados.

Algumas receitas:

Biscoitos Amanteigados de Lavanda
Rendimento:
40 a 50 porções

Ingredientes: 
200 g de manteiga amolecida
1/2 xícara de chá de açúcar
2 xícaras de chá de farinha de trigo
1 colher de chá de raspas de limão
1 colher de chá de suco de limão
2 colheres de sopa de flores frescas de lavanda ou
1 colher de sopa de flores secas de lavanda

Modo de preparo:
Numa tigela, bater a manteiga com o açúcar, formando um creme. Adicionar as flores de lavanda, o suco e as raspas de limão, misturar bem e juntar a farinha de trigo, misturando inicialmente com uma colher, e depois com as mãos, formando uma massa homogênea. Embrulhar em filme plástico e levar à geladeira por 30 minutos, no mínimo, pois a massa precisa estar firme para ser manuseada. Abrir a massa em superfície levemente polvilhada com farinha de trigo, com espessura de 0,5 cm e cortar em quadrados de 4 cm. Ao manusear a massa, polvilhe levemente com farinha de trigo por cima para não grudar. Colocar os quadrados em assadeira untada e forrada com papel vegetal ou papel manteiga e levar ao forno médio pré aquecido ( 325 F ou cerca de 160 C ) por aproximadamente 25 minutos ou até que as bordas dos biscoitos comecem a dourar. Esfriar os biscoitos numa grade e guardar em recipiente fechado.

Geléia de Alfazema

Rendimento:
25 porções

Ingredientes:
1/2 abacaxi
5 colheres de sopa de azeite
1 xícara de chá de açúcar
1/2 xícara de chá de alfazema desidratada

Modo de preparo:
Descasque o abacaxi, pique-o, desprezando a parte central mais firme. Coloque-o no copo do processador e bata por 2 minutos ou até obter um purê. Despeje em uma panela. Junte as flores de alfazema, o azeite de oliva e o açúcar. Leve ao fogo e cozinhe, mexendo de vez em quando, por 2 minutos ou até ferver. Abaixe o fogo e tampe a panela. Deixe cozinhar, mexendo de vez em quando, até obter uma geléia. Retire do fogo. Sirva com frios defumados.

Tarte de Maçã com Alfazema e Limão

Rendimento:
6 a 8 porções

Ingredientes:
6 a 8 maçãs
1 placa de massa folhada
100 g de manteiga
100 g de açúcar
raspa da casca de 1 limão
1 colher de chá de alfazema

Modo de preparo:
Descasque as maçãs e corte-as em quartos. Coloque o açúcar e a manteiga partida em pedacinhos numa frigideira, que possa ir ao fogo do fogão e ao forno (atenção ao cabo!), e por cima desta coloque a maçã, a raspa de limão e a alfazema. Leve ao fogo até as maçãs estarem caramelizadas, cerca de 10 minutos. Cubra depois a frigideira com a massa folhada, fazendo um furo a meio para libertar o vapor à medida que a massa cozinhe. Leve a forno quente 200ºC até a massa estar dourada. Desenforme depois de morna virando a frigideira para um prato de servir, e polvilhe com um pouco mais de alfazema e de raspas de limão para decorar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário