A minha intenção é de somente divulgar uma pesquisa que realizei durante muito tempo, procurado saber sobre os diversos tipos de temperos, por uma mera curiosidade gastronômica. Gosto muito da gastronomia e sempre que posso me dedico a pesquisas nesse sentido. Tudo que escrevo aqui é fruto de pesquisa e, faço muitas copias daquilo que pesquisei. Não informo a fonte da pesquisa, pois verifiquei que em muitos sites se repetem os textos de outros sites, o que tornou difícil eu saber, na grande maioria, o autor da publicação e por isso omito esta informação. Se alguém identificar um texto seu, por favor, me indique que prontamente estarei indicando a sua autoria.

Gostaria que todos me ajudassem a enriquecer estas informações, complementado as que já existem, adicionando outras que julgar relevantes, e colaborado com novos temperos e/ou receitas.

Seguidores

terça-feira, 30 de agosto de 2011


LA KAMA

Dados Gerais:

Da região do Maghreb (e de origem Marroquina), La Kama é um tempero utilizado no preparo de pratos típicos das noites do tradicional mês do Ramadã. É na refeição noturna (denominada Iftar) que esta mistura de especiarias é usada em tagines, frango, cordeiro, legumes e sopas. É uma mistura de temperos com canela, pimento-do-reino preta, gengibre moído, açafrão e noz-moscada.

Utilização/Preparo:

É a mais simples de todos os temperos e apresenta uma modesta combinação de cinco especiarias. Use-o para dar sabor a sopas e ensopados ou para temperar frangos ou cordeiros.

La Kama

Ingredientes:
1 colher de sopa de canela moída
1colher rasa de sopa de grãos de pimenta do reino preta
½  colher de chá de noz-moscada moída na hora
2 colheres de chá de gengibre ralado
2 colheres de chá de cúrcuma ralada

Modo de preparo:
Misture todos os ingredientes e armazene num recipiente hermeticamente fechado.

Algumas receitas:

Arroz com Cogumelos Secos

Rendimento:
4 a 6 porções

Ingredientes:
3 xícaras de chá de arroz (use, preferencialmente, o arroz basmati)
100g de cogumelos secos (funghi e shitake)
3 cebolas médias finamente picadas
3 folhas de louro
2 a 3 colheres de chá de Garam masala
2 a 3 colheres de chá de La kama
3 colheres de sopa de Ghee
Sal a gosto

Modo de preparo:
Lave bem o arroz, deixe-o de molho em água fria durante meia hora e depois o escorra. Lave bem os cogumelos e deixe-os também de molho em água fria durante meia hora. Ao retirá-los, seque-os para enxugar o excesso de água. Numa panela, coloque a ghee para derreter e refogue os cogumelos. Retire-os depois de alguns minutos e reserve em papel toalha. Na mesma panela, frite as cebolas até dourarem. Adicione o arroz devidamente drenado e as masalas. Junte os cogumelos fritos e aproximadamente seis xícaras de chá de água. Tampe e cozinhe em fogo brando até que o arroz absorva toda a água. Sirva ainda quente

Fahine de Quiabos à La Kama

Rendimento:
3 a 4 porções

Ingredientes:
½ quilo de quiabos pequenos e novos
3 colheres de sopa de azeite
1 cebola grande finamente picada
2 dentes de alho picados
½ quilo de tomates maduros pelados e sem sementes picados grosseiramente
1 colher de sopa de La Kama
4 colheres de sopa de salsinha picada
Pimenta calabresa a gosto (costuma-se deixar bem apimentado)

Modo de preparo:
Corte somente as pontas dos quiabos, lave bem e seque. Aqueça o azeite e frite os quiabos por 10 minutos. Retire-os com uma escumadeira e reserve. Na mesma panela, refogue o alho e a cebola até que fiquem macios. Em seguida, junte os tomates, cozinhando-os por 10 minutos. Adicione os quiabos, a metade da salsa, a pimenta, a La Kama e um pouco de sal. Ferver em fogo brando por 30 minutos. Após isso, desligue o fogo e sirva quente, com o restante da salsinha picada.

Cogumelos ao La Kama

Rendimento:
3 a 4 porções

Ingredientes:
400g de cogumelos frescos, tipo shiitake
2 colheres de sopa de ghee
2 tomates pequenos
2 colheres de chá de La Kama
½ colher de chá de pimenta cayena
1 colher de chá de sal
1 colher de café de água de flor-de-laranjeira (opcional)

Modo de preparo:
Lave bem os cogumelos em água corrente, fatie e deixe-os de molho, por 45 minutos.  Tire a pele e as sementes dos tomates. Corte-os em tirinhas finas e reserve. Esquente a frigideira com a ghee e junte os cogumelos. Refogue durante três minutos e acrescente todos os demais ingredientes. Deixe em fogo brando até os tomates ficarem macios. Sirva quente com arroz. No verão, o prato também pode ser servido frio, como salada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário