A minha intenção é de somente divulgar uma pesquisa que realizei durante muito tempo, procurado saber sobre os diversos tipos de temperos, por uma mera curiosidade gastronômica. Gosto muito da gastronomia e sempre que posso me dedico a pesquisas nesse sentido. Tudo que escrevo aqui é fruto de pesquisa e, faço muitas copias daquilo que pesquisei. Não informo a fonte da pesquisa, pois verifiquei que em muitos sites se repetem os textos de outros sites, o que tornou difícil eu saber, na grande maioria, o autor da publicação e por isso omito esta informação. Se alguém identificar um texto seu, por favor, me indique que prontamente estarei indicando a sua autoria.

Gostaria que todos me ajudassem a enriquecer estas informações, complementado as que já existem, adicionando outras que julgar relevantes, e colaborado com novos temperos e/ou receitas.

Seguidores

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

MOSTARDA - GRÃO

Dados Gerais:

Não se sabe, com precisão, quando o grão de mostarda começou a ser utilizado como tempero. A história lembra grandes nomes da gastronomia e criadores de pratos famosos como Marcus Apicius (25 a..C.), Guillaume Tirel (1310 –1395), Marques de Bechamel e tantos outros. Egípcios, gregos e romanos já  a utilizavam para realçar o sabor dos alimentos.
As sementes de mostarda provêm da planta da mostarda, uma planta crucífera da família do brócolo, da couve de bruxelas e d  o repolho. Embora existam cerca de quarenta variedades diferentes de plantas de mostarda, há três tipos principais utilizados para fazer as sementes de mostarda: a mostarda preta (Brassica juncea), a mostarda branca (Brassica alba)  e a mostarda castanha ou indiana (Brassica juncea).
As sementes de mostarda preta têm o  sabor ma  is picante, enquanto as sementes de mostarda branca, que na verdade são de cor  amarela, são as mais suaves e são as utilizadas para fazer mostarda amarela americana. A  mostarda castanha, que é na verdade de um tom amare  lo escuro, tem um sabor acre e é o tipo usado para f  azer mostarda Dijon.
As sementes de mostarda são comercializadas inteiras ou em pó.

Utilização/Preparo:

Sementes de mostarda são usadas no preparo de picles de pepino, legumes, carne grelhada, salada de couve, batata e repolho cozido em água. A mostarda seca dá um sabor especial a pratos com ovos e queijo, coberturas para saladas, aperitivos, carnes, aves e molhos de legumes.
Os grãos da mostarda branca são maiores e menos picantes do que os da mostarda negra ou castanha, e as usadas para fazer o molho de mostarda amarela.
Sementes de mostarda castanha mais suaves que as mostarda negra, são usadas na composição de temperos na Europa e nos Estados Unidos. Podem ser usadas em molhos.
Sementes de mostarda negra - originárias da Índia são mais picantes do que as mostarda castanha. Na culinária indiana, costuma-se fritar as sementes para que seu sabor seja mais acentuado. São utilizadas no preparo do curry.

Conservação:

No caso das sementes, guarde-as em recipiente fechado, em lugar protegido da umidade e da luminosidade.

Cuidados na Compra:

Na compra dos grãos verifique o peso, a aparência do produto (sujidade, umidade), sua procedência, bem como a sua validade.

Cuidados no Uso:

Todos os produtos à base de mostarda são irritantes para a epiderme. Pode ser tóxica, se consumida em grandes quantidades.

Curiosidades:

Titus Maccus Plautus (254 – 184 a.. C.) mencionava a mostarda em suas comédias, chamando-a de horrível veneno. Gaio Plinio Secondo (23-79 d.C) falava da mostardeira como uma planta que gera um semente de gosto muito picante e de efeito queimante.

Ambrosios Aurelius (fim do século IV d.. C) perguntava-se como a semente de mostardeira, quando aplicada na pele, era capaz de inflamá-la, enquanto que se ingerida não fazia mal nenhum.

Carlos Magno (742 – 814), Imperador do Ocidente, recomendou o cultivo dessa especiaria em todos os estados gerais do Império.

A mostarda chegou à Inglaterra no século XII, e na Espanha o consumo apareceu com a chegada das legiões romanas. Quando Vasco da Gama embarcou em direção à rota das Índias tinha a bordo um barril de mostarda.

Algumas receitas:

Empanadas de Frango
                                    
Rendimento:
16 empanadas

Ingredientes: 
Massa:
1 kg de farinha
200 g de manteiga
1 colher de chá de sal
2 xícaras de água morna
Recheio de frango:
4 colheres de sopa de azeite
3 xícaras de cebola picada
1 colher de chá de semente de mostarda
½ colher de café de cominho em pó
1 colher de chá de orégano
1 cubo de caldo de frango
pimenta calabresa a gosto
3 xícaras de frango picado
2 colheres de cebolinha picada
½ xícara de azeitona verde picada
½ xícara de molho de tomate
2 ovos cozidos picados

Modo de preparo:
Massa:
Colocar num recipiente a farinha e o sal. Acrescentar a manteiga em temperatura ambiente e a água aos poucos até dar ponto.
Recheio de frango:
Numa panela, colocar o azeite, a cebola, a semente de mostarda, o cominho, o orégano, a pimenta calabresa, o caldo de frango e refogar até começar a dourar. Adicionar o frango e deixar cozinhar. Quando estiver cozido, acrescentar a azeitona e finalizar com a salsa e o ovo cozido.
Montagem:
Abrir a massa, cortar em formas redondas. Rechear e fechar. Passar gema de ovo e assar em forno médio por aproximadamente 20 minutos.

Macarrão com Carne e Mostarda

Ingredientes: 
2 colheres de sopa de margarina
1 cebola pequena ralada
1 dente de alho amassado
200 g de coxão mole moído
sal a gosto
2 colheres de sopa de suco de uva sem açúcar
1 colher de sopa de mostarda em grão
1 lata de molho de tomate
1 colher de sopa de parmesão ralado
250 g de macarrão parafuso cozido

Modo de preparo:
Em uma panela, coloque a margarina, a cebola, o alho e refogue. Acrescente a carne, o sal e cozinhe por 5 minutos ou até dourar. Coloque o suco e a mostarda em grão e mexa. Acrescente o molho de tomate e cozinhe até engrossar. Coloque sobre o macarrão e polvilhe com o parmesão.

Salada Paulista

Ingredientes:
3 ovos cozidos e descascados
1 xícara de chá de azeite
2 colheres de sopa de mostarda em grão
sal a gosto
pimenta do reino preta moída na hora a gosto
4 talos de cebolinha picados
4 talos de salsa picados
1 embalagem de salsicha aferventada e cortada em rodelas
800 g de batata bolinha cortadas ao meio cozidas

Modo de preparo:
Numa vasilha, coloque as gemas cozidas e 1 colher de sopa de água. Com um garfo, bata e junte, aos poucos, o azeite até ficar levemente espesso. Acrescente a mostarda, o sal, a pimenta, a cebolinha e a salsa e misture bem. Adicione as salsichas e as batatas já frias, misture e mantenha na geladeira até a hora de servir.

TABELA DE COMPOSIÇÃO QUÍMICA

Resultado da busca na Base de Dados de Nutrientes do USDA SR14

Semente de mostarda, amarela

Nome científico:    Sinapis alba

NDB No:    02024

Nutrientes

UnidadeValor por 100 g
Relacionados
Águag6.86
Caloriaskcal469
Proteínasg24.940001
Lípides totais (gordura)g28.76
Carboidratos, por diferençag34.939999
Fibra total dietéticag14.7
Cinzasg4.51
Minerais
Cálcio, Camg521
Ferro, Femg9.98
Magnésio, Mgmg298
Fósforo, Pmg841
Potássio, Kmg682
Sódio, Namg5
Zinco, Znmg5.7
Cobre, Cumg0.41
Manganês, Mnmg1.767
Selênio, Semcg133.600006
Vitaminas
Vitamina C, ácido ascórbico totalmg3
Tiaminamg0.543
Riboflavinamg0.381
Niacinamg7.89
Ácido pantotênicomg0
Vitamina B6mg0.43
Folato totalmcg76
Vitamina B12mcg0
Vitamina AUI62
Vitamina A, RAEmcg_RAE3
Lípides
Ácidos graxos, total saturadosg1.46
Ácidos graxos, total mono-insaturadosg19.83
Ácidos graxos, total poli-insaturadosg5.39
Colesterolmg0
Fonte: USDA Nutrient Database for Standard Reference, Release 14 (Julho 2001)

Nenhum comentário:

Postar um comentário