A minha intenção é de somente divulgar uma pesquisa que realizei durante muito tempo, procurado saber sobre os diversos tipos de temperos, por uma mera curiosidade gastronômica. Gosto muito da gastronomia e sempre que posso me dedico a pesquisas nesse sentido. Tudo que escrevo aqui é fruto de pesquisa e, faço muitas copias daquilo que pesquisei. Não informo a fonte da pesquisa, pois verifiquei que em muitos sites se repetem os textos de outros sites, o que tornou difícil eu saber, na grande maioria, o autor da publicação e por isso omito esta informação. Se alguém identificar um texto seu, por favor, me indique que prontamente estarei indicando a sua autoria.

Gostaria que todos me ajudassem a enriquecer estas informações, complementado as que já existem, adicionando outras que julgar relevantes, e colaborado com novos temperos e/ou receitas.

Seguidores

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

MOLHO TABASCO

Dados Gerais:

O molho tabasco é um molho de pimenta fabricado nos Estados Unidos, sendo o mais conhecido e vendido em todo o mundo. De sabor picante, prepara-se com malaguetas vermelhas (Capsicum frutescens) da variedade tabasco, vinagre, água e sal, macerados em barris de carvalho. O molho é produzido na ilha de Avery, que fica localizada na Paróquia de Ib eria, no estado estadunidense da Luisiana.
É vendido em mais de 1 60 países e territórios, sendo embalado em 22 línguas e dialectos. São produzidas cerca de 720.000 pequenas garrafas de 57 ml por dia, na fábrica de tabasco na ilha de Avery, na Luisiana.

Utilização/Preparo: 

O molho de Tabasco é produzido com três ingredientes, pimenta vermelha, vinagre natural e sal. Após a colheita as pimentas são esmagadas e misturadas ao sal, em seguida são armazenadas em barris de carvalho branco onde permanece por três anos, este processo de envelhecimento garante mais sabor, consistência e qualidade ao produto. O molho de Tabasco fica muito gostoso em pizzas, bolinhos de bacalhau, kibes, croquetes, pasteizinhos, sanduíches, comida mexicana, batata frita e petiscos em geral.

Molho de Pimenta Tabasco Caseira
(de Mario Caniato Junior)

Ingredientes:
300 g de pimenta malagueta
1 litro de vinagre de vinho branco
1 colher de sopa de nos moscada
1 dente de alho inteiro
3 colheres de sopa de sal grosso
2 colheres de sopa de açúcar refinado

Modo de preparo:
Separe os talinhos das pimentas e retire as pimentas machucadas. Bata as pimentas com o vinagre de vinho branco aos poucos ate obter a textura de um molho, acrescente um dente de alho (serve como conservante) e a nos moscada e bata por uns 3 minutos, acrescente o sal grosso e o açúcar e bata em velocidade media por mais uns 5minutos. Passe por uma peneira de trama fina e armazene em um recipiente de vidro por 3 meses.

.Algumas receitas:

Bolinhos de Bacalhau

Rendimento:
15 a 20 porções

Ingredientes:
500 g de bacalhau cozido e desfiado
500 g de batata cozida e ralada
10 g de salsa
10 g de cebolinha
10g de alho picado
azeite a gosto
3 ovos
sal e pimenta a gosto
tabasco a gosto

Modo de preparo:
Com a mão, misture todos os ingredientes dando o ponto com os ovos. Acrescente o sal, a pimenta-do-reino e um pouquinho de molho tabasco. Em seguida, enrole os bolinhos e frite-os em óleo quente.

Camarões Caribenhos

Rendimento:
4 a 6 porções

Ingredientes:
16 camarões limpos
3 ovos
1 xícara de chá de farinha de trigo
2 xícaras de chá de coco ralado
sal e pimenta do reino a gosto
Molho:
1 colher de sopa de açúcar mascavo
1 colher de sopa de vinagre
1 xícara de chá de ketchup
1 colher de café de tabasco
1 xícara de chá de água
sal e pimenta do reino a gosto

Modo de preparo
Limpe os camarões mantendo o rabo. Coloque em uma panela os ingredientes para o molho e ferva por cerca de 10 minutos em fogo baixo. Aqueça abundante óleo para fritura. Coloque o coco ralado em um prato fundo e a farinha de trigo em outro prato e os ovos, levemente batidos, em um terceiro prato. Tempere os camarões com sal e pimenta-do-reino. Passe um a um pela farinha de trigo e retire o excesso, passe pelo ovo e finalmente passe pelo coco ralado, apertando bem para o coco aderir. Doure os camarões no óleo e sirva com o molho e gomos de limão.  Atenção: com a temperatura do óleo, não deve estar muito quente, pois o coco doura muito rapidamente. 

Frango com Molho de Abacaxi

Rendimento:
4 a 6 porções

Ingredientes:
1,5kg de frango cortados em filés
6 colheres de sopa de azeite
3 colheres de sopa de suco de limão
4 dentes de alho em tirinhas
3 colheres de sopa de centro picado
Para o molho de abacaxi:
1 abacaxi pequeno em cubos
1 cebola picada
1 colher de café de sementes de centro esmagadas
1 colher de sopa de mel
5 gotas de tabasco
1 colher de sopa de vinagre
1 colher de sopa de suco de limão
sal a gosto

Modo de preparo
Coloque os pedaços do frango num recipiente alto. A parte misture o azeite com o suco do limão, o alho o sal e o coentro. Jogue sobre o frango e deixe marinar por 15 minutos. Disponha os pedaços sobre uma grelha e asse por 12 minutos de cada lado ou até estar cozido (depende muito do seu forno). Para o molho, misture todos os ingredientes numa tigela e leve ao forno de microondas por 2 minutos na
potência alta. Coloque os pedaços do frango numa travessa, regue com o molho que se formou do cozimento e sirva o abacaxi à parte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário