A minha intenção é de somente divulgar uma pesquisa que realizei durante muito tempo, procurado saber sobre os diversos tipos de temperos, por uma mera curiosidade gastronômica. Gosto muito da gastronomia e sempre que posso me dedico a pesquisas nesse sentido. Tudo que escrevo aqui é fruto de pesquisa e, faço muitas copias daquilo que pesquisei. Não informo a fonte da pesquisa, pois verifiquei que em muitos sites se repetem os textos de outros sites, o que tornou difícil eu saber, na grande maioria, o autor da publicação e por isso omito esta informação. Se alguém identificar um texto seu, por favor, me indique que prontamente estarei indicando a sua autoria.

Gostaria que todos me ajudassem a enriquecer estas informações, complementado as que já existem, adicionando outras que julgar relevantes, e colaborado com novos temperos e/ou receitas.

Seguidores

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

MOLHO INGLÊS

Dados Gerais:

O molho inglês, também conhecido como molho Worcester ou molho Worcestershire, é um condimento líquido fermentado, amplamente usado na culinária, sobretudo na culinária inglesa. É preparado com vinagre, melaço, xarope de milho, água, chili, molho de soja, pimentão, tamarindo, anchovas, cebolas, cravo-da-índia e alho. É considerado um intensificador de sabor, utilizado em vários pratos, tanto cozidos como crus; na culinária inglesa é empregado na preparação da carne de vaca; na das Filipinas, em marinadas, especialmente com carne de porco. É um ingrediente essencial no tempero da Salada César e no preparo do coquetel Bloody Mary e no molho Lea & Perrins como um concentrado.

Utilização/Preparo: 

O molho é feito com mistura de vinagre, açúcar mascavo, sal, estrato de carne, molho de soja e condimentos (alho, canela, cebola, cenoura, cravo, gengibre, louro, noz moscada, pimenta do reino, pimenta vermelha, salsa, salsão). Em alguns ainda se acrescenta anchovas e vinho branco. Depois são envelhecidos, para que o molho possa adquirir aquele sabor picante e agridoce. Só não deve ser usado em peixes e frutos do mar. Em tudo mais, dá um sabor muito especial. Realçando assados, caldos, grelhados, molhos, sanduíches, sucos de tomate; e, como se fosse pouco, também no cocktail bloody mary.

Molho Inglês Caseiro
 
Ingredientes:
15 pimentas grandes vermelhas
1 cabeça de alho amassado
2 ou 3 cebolas cortadas em rodelas
4 a 5 folhas de louro
3 litros de vinagre tipo francês
1 colher de chá de açúcar
2 colheres de chá de sal
2 colheres de chá de pimenta em grão

Modo de preparo:
Lave e seque muito bem as pimentas. Junte o alho amassado, as rodelas de cebola e as folhas de louro. Se você quiser que o molho fique mais apimentado, deixe as pimentas com as sementes, caso contrário, deixe 2 ou 3 com as sementes e tire as do resto. Ponha tudo em uma panela bem enxuta e acrescente 2 litros de vinagre. Deixe ferver até engrossar um pouco. Passe em uma peneira e vá tirando o resto do sumo que ficar no bagaço com mais 1 litro de vinagre. Depois de tudo passado, junte o açúcar, o sal e a pimenta em grão. Leve novamente ao fogo, até abrir fervura. Deve ser conservado em um vidro de boca larga, bem tapado.

Dica: O bagaço pode ser usado para temperar carnes.

Algumas receitas:

Contra-Filé com Camembert

Rendimento:
4 porções

Ingredientes:
4 bifes de contrafilé com cerca de 2,5 cm de espessura
¾ xícara de chá de caldo de carne
1 colher de sopa de purê de tomate
1 colher de sopa de molho inglês
sal e pimenta-do-reino a gosto
2 colheres de chá de amido de milho
½ xícara de chá de vinho tinto
1 colher sopa de cheiro-verde picado
280g de queijo camembert
salsa fresca para decorar

Modo de preparo:
Ligue o forno a 180ºC. Corte os bifes na metade da espessura, sem dividi-los completamente, formando bolsos; frite-os ligeiramente dos dois lados e arrume-os numa fôrma. Junte o caldo de carne. Leve os bifes ao forno por 15 a 20 minutos. Retire-os do forno e coe o caldo que ficou na fôrma, passando-o para uma panela. Junte-lhe o purê de tomate, o molho inglês, sal e pimenta-do-reino. Dissolva o amido de milho no vinho e junte ao molho. Deixe em fogo brando até levantar fervura, mexendo de vez em quando. Tire do fogo, junte o cheiro-verde e mantenha quente. Divida o queijo em 4 pedaços e coloque 1 dentro de cada bife. Ponha os bifes na fôrma e leve de volta ao forno até o queijo derreter. Arrume os bifes numa travessa e guarneça com ramos de salsa. Sirva o molho em separado.

Nachos Mexicanos

Rendimento:
6 a 8 porções

Ingredientes:
1 kg de carne moída
5 colheres de sopa de óleo
1 cebola grande ralada
5 dentes de alho amassados
2 pacotes de doritos (grande)
200 g de queijo cheddar
1 colher de chá de pimenta
3 colheres de sopa de molho inglês
sal e temperos como ervas finas, manjerona e outros, agosto
para o sour cream:
1 caixinha de creme de leite
1 pote de cream cheese
2 colheres de sopa de vinagre branco
suco de 1/2 limão

Modo de preparo
Para o preparo do sour cream, bata no liquidificar o creme de leite, o cream cheese, o vinagre e o limão. Reserve. Coloque numa panela o óleo a cebola e o alho e doure em seguida acrescente a carne moída e frite bem. Então coloque os temperos do seu gosto, o sal, o molho inglês e a pimenta. Depois de preparada a carne, forre uma travessa com o doritos, coloque a carne por cima, depois o sour cream e por último o queijo cheddar. Coloque no forno por cerca de 15 minutos numa temperatura de cerca de 180º graus. Sirva a seguir.

Bife de Panela

Rendimento:
4 a 6 porções

Ingredientes:
1/2 kg de escalopes de alcatra, acém ou coxão duro.
3 cebolas fatiadas em rodelas
4 dentes de alho amassados
sal a gosto
3 colheres de sopa de molho inglês
2 folhinhas de louro
1 copo de água
1 fio de óleo

Modo de preparo
Aqueça o óleo. Acrescente os demais ingredientes, e cozinhe até que a carne esteja macia. Acrescente mais água (quente) se for necessário. Dica: Podem ser acrescentados outros temperos (ervas secas e frescas), legumes (batatas, cenoura, tomates), molhos, bebidas (de álcool, suco de frutas), etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário