A minha intenção é de somente divulgar uma pesquisa que realizei durante muito tempo, procurado saber sobre os diversos tipos de temperos, por uma mera curiosidade gastronômica. Gosto muito da gastronomia e sempre que posso me dedico a pesquisas nesse sentido. Tudo que escrevo aqui é fruto de pesquisa e, faço muitas copias daquilo que pesquisei. Não informo a fonte da pesquisa, pois verifiquei que em muitos sites se repetem os textos de outros sites, o que tornou difícil eu saber, na grande maioria, o autor da publicação e por isso omito esta informação. Se alguém identificar um texto seu, por favor, me indique que prontamente estarei indicando a sua autoria.

Gostaria que todos me ajudassem a enriquecer estas informações, complementado as que já existem, adicionando outras que julgar relevantes, e colaborado com novos temperos e/ou receitas.

Seguidores

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

MOLHO DE SOJA - SHOYU

Dados Gerais:

Fundamental na culinária japonesa, acredita-se que o shoyu começou a ser usado por volta de 1330, mas, só a partir do século XVI é que passou a ser difundido pelo mundo todo. A literatura japonesa também apresenta o hishio que já era usado desde 710 e que deu origem ao shoyu.
De cor escura e salgado, esse molho é ótimo para temperar os alimentos, sendo usado em larga escala para dar mais sabor a peixes, verduras e saladas. é o resultado da fermentação da soja com trigo ou outro cereal e sal. Por meio do shoyu, obtém-se aminoácidos essenciais para a saúde o que torna a alimentação mais saudável, é um molho rico em cálcio, proteínas, ferro e vitaminas B1 e B2 além de ter outras diversas propriedades. No entanto, pessoas com restrições alimentares ligadas ao valor calórico dos alimentos não deve exagerar: a cada colher do produto com 15 gramas existem cerca de 20 a 30 Kcal, e isso varia conforme a marca, além de possuir uma quantidade considerável de sal. Para quem não consegue ficar longe desse molho, já existem no mercado versões lights com redução de gordura.
No Brasil, o shoyu chegou trazido pelos imigrantes japoneses nos primeiros anos do século XX, sendo inicialmente fabricado apenas artesanalmente em casa. Por volta da década de 40 ganhou popularidade sendo que hoje é encontrado nas casas tanto dos descendentes japoneses como de outras naciolidade.

Utilização/Preparo: 

O shoyu combina perfeitamente com pratos chineses e japoneses, mas vai muito além. Muitos o utilizam como substituto do sal e do vinagre em saladas, e ele também fica ótimo em parceria com o mel na hora de pincelar peixes assados ou mesmo carnes.
Normalmente, o shoyu não é colocado na maior parte dos pratos na mesa; um pratinho para shoyu é fornecido. O molho de soja, entretanto, deve ser colocado diretamente no tofu e em pratos com daikon ralado, além de ser derramado no ovo cru quando se estiver preparando o tamago kake gohan ("ovo no arroz"). O molho de sola nunca deve ser colocado em cima do arroz ou na sopa. É considerado rude desperdiçar shoyu, então se deve moderar no uso quando se estiver molhando os pratos.

Algumas receitas:

Picanha ao Molho Shoyu

Rendimento:
6 a 8 porções

Ingredientes:
1 picanha bovina
1/2 xícara de chá de shoyu
1 dose de conhaque
sal grosso a gosto
200 g de champignon em conserva em fatias
1 colher de sopa de farinha de trigo

Modo de preparo:
Limpe a picanha, e deixe imerso por 20 minutos na mistura de molho shoyu e o conhaque em uma panela. Depois coloque a picanha na assadeira em uma cama de sal grosso e cubra toda a peça com sal grosso e leve ao forno por 40 a 50 minutos. Durante os últimos dez minutos, coloque a mistura de molho shoyu e conhaque e suco da carne (o suco foi acrescentado naturalmente durante a imersão na mistura original de shoyu e conhaque) em uma panela para ferver, acrescente a farinha de trigo ou amido de milho e vá mexendo até tornar um mingau. Acrescente os cogumelos fatiados e sirva em uma molheira. Após retirar a picanha do forno, bata bem com uma faca para retirar o sal grosso. Sirva com arroz branco, uma salada verde e o molho.

Coxas de Frango com Shoyu

Rendimento:
6 a 8 porções

Ingredientes:
8 unidades de coxa de frango
2 dentes de alho amassados
Sal a gosto
Pimenta do reino branca a gosto
1 colher de sopa de suco de limão
2 colheres de sopa de shoyu

Modo de preparo
Tempere as coxas de frango com alho, sal, pimenta e limão. Deixe tomar gosto por trinta minutos. Se preferir use tempero pronto. Pincele as coxas com shoyu, leve-as ao microondas por 10 minutos na potência alta, inverta-as, e retorne ao microondas por mais dez minutos na potência alta.

Linguiça à Moda Rancho

Rendimento:
6 a 8 porções

Ingredientes:
800g de lingüiça calabresa com azeitonas pretas
1 pimentão vermelho sem sementes e cortado em tiras
1 pimentão verde sem sementes e cortado em tiras
4 cebolas médias descascadas e cortadas em rodelas
3 tomates maduros cortados em 4 gomos cada
1 copo de vinho branco seco
1 colher de sopa de azeite extra virgem
2 colheres de sopa de shoyu

Modo de preparo
Use uma chapa tipo “assadeira Tutti” se for fazer na churrasqueira ou uma panela de ferro, se for no fogão. Corte a lingüiça em rodelas grossas (mais ou menos 2 cm) e coloque na assadeira junto com o azeite. Mexa com uma colher de pau até começar a assar. Acrescente o vinho e quando ele evaporar coloque os pimentões fatiados e deixe por 5 minutos. Depois acrescente a cebola desmanchando as rodelas e deixando tudo refogar junto. Por último coloque os tomates e quando eles estiverem murchos o prato estará pronto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário