A minha intenção é de somente divulgar uma pesquisa que realizei durante muito tempo, procurado saber sobre os diversos tipos de temperos, por uma mera curiosidade gastronômica. Gosto muito da gastronomia e sempre que posso me dedico a pesquisas nesse sentido. Tudo que escrevo aqui é fruto de pesquisa e, faço muitas copias daquilo que pesquisei. Não informo a fonte da pesquisa, pois verifiquei que em muitos sites se repetem os textos de outros sites, o que tornou difícil eu saber, na grande maioria, o autor da publicação e por isso omito esta informação. Se alguém identificar um texto seu, por favor, me indique que prontamente estarei indicando a sua autoria.

Gostaria que todos me ajudassem a enriquecer estas informações, complementado as que já existem, adicionando outras que julgar relevantes, e colaborado com novos temperos e/ou receitas.

Seguidores

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

MOLHO DE OSTRAS

Dados Gerais:

O molho de ostra é feito de um concentrado de ostras cozidas em molho d e soja e água salgada, o molho de ostra tem uma coloração marrom-escura e um sabor acentuado. É usado tanto na cozinha quanto à mesa, como tempero.




Utilização/Preparo: 

Molho pronto de uso típico da culinária chinesa. Indicado para temperar sopas, verduras e carnes refogadas (preparados de carnes e verduras em tiras levemente refogados). Tempero delicioso preparado à base de extrato de ostra, de sabor levemente adocicado. Existem algumas receitas caseiras de molho de ostra, não tão doces quanto os molhos prontos, as que dão um sabor muito especial quando usados.

Molho de Ostra Caseiro

Ingredientes:
15 ostras com as conchas
10 ramos de salsinha
300 ml de caldo de peixe
4 colheres de sopa de azeite
2 colheres de sopa de farinha de trigo
1 colher de sopa de raspas de casca de limão
pimenta do reino a gosto

Modo de preparo:
Lave as ostras muito bem, abra-as e tire a carne do interior. Lave a salsinha, limpe-a, separando as folhas e os talos mais macios, seque-as com toalha de papel, pique finamente e reserve. Coloque o caldo de peixe em uma panela e leve ao fogo por 3 minutos ou até ferver. Retire do fogo e reserve. Disponha o azeite de oliva em outra panela e leve ao fogo baixo por 2 minutos ou até amornar. Polvilhe a farinha de trigo e cozinhe, sem parar de mexer, por alguns segundos ou até obter um roux branco (é aquele que o gosto da farinha de trigo desaparece sem alterar a cor). Tire a panela do fogo e adicione o caldo de peixe (pouco a pouco) e sem parar de mexer com um batedor manual. Caso prefira, passe o creme por uma peneira. Junte as ostras, a salsinha, o sal e a pimenta. Volte à panela ao fogo baixo e cozinhe, sem parar de mexer com um batedor manual, por 5 minutos ou até obter um molho de consistência fina. Retire do fogo.

Algumas receitas:

Filet Viet

Rendimento:
4 a 6 porções

Ingredientes:
800g de filet mignon limpo
250 g de ervilhas congeladas
200 ml de leite de coco
1 colher de sopa de alho batido bem fino
1 colher de chá de pasta de pimenta
1 colher de sopa de nan pla
1 colher de sopa de shoyu
2 colheres de sopa de molho de ostras
Suco de uma lima
1 colher de sopa de açúcar mascavo
1 colher de sopa de amido de milho diluído em água

Modo de preparo:
Fatiar o filet mignon em pequenos bifinhos, dourar o alho, acrescentar a carne até a mesma sair do cru, acrescentar a pasta de pimenta, o nan pla, o shoyu, suco de lima, o açúcar mascavo e o molho de ostras. Em seguida, acrescenta o leite de coco e as ervilhas. Se o molho do prato ficar um pouco ralo, acrescentar a água de maizena.

Frango Xadrez

Rendimento:
4 a 6 porções

Ingredientes:
2 peitos de frango
1/2 pimentão verde
1/2 pimentão vermelho
1 cebola média
1 talo de salsão
3 colheres de sopa de óleo
1 xícara de chá de caldo de frango
1 colher de chá de amido de milho
2 colheres de sopa de molho de soja
1 colher de sopa de molho de ostras
3 colheres de sopa de amendoim torrado

Modo de preparo
Cortar o peito de frango em cubos de 3 cm, fazer o mesmo com a cebola, pimentões e salsão. Aquecer uma panela tipo Wok ou uma frigideira grande, colocar o óleo e esperar esquentar bem, colocar os peitos de frango e dourar muito levemente. Acrescentar os cubos de pimentão e refogar por 1 minuto, acrescentar o salsão e a cebola, refogar por mais 2 minutos e acrescentar o molho de soja. Misturar bem e colocar o caldo de frango, reservando 3 colheres de sopa do caldo que deve ser misturado ao amido de milho. Assim que ferver o molho, acrescentar o molho de ostras e a mistura de amido. Cozinhe até o molho engrossar, cerca de 3minutos e sirva salpicando com o amendoim torrado.

Polvo em Rodelas com Coentro Frito

Rendimento:
1 porção

Ingredientes:
3 tentáculos médios de polvo
1 colher de sopa de sal grosso
250 g de shimeji branco limpo
folhas picadas de 2 ramos de coentro
1/2 xícara de chá de saquê doce
2 colheres de sopa de molho de ostra
1 colher de chá de sal
agrião e folhas fritas de coentro para acompanhar
5 colheres de sopa de azeite
2 colheres de chá de pimenta do reino moída na hora

Modo de preparo
Lave tentáculos, junte no comprimento e amarre. Estique-os em assadeira e espalhe sal grosso. Congele (2 horas). Cozinhe shimejis 1 minuto em 1 litro de água. Escorra. Passe-os por água fria e ponha em tigela. Junte coentro, saquê, molho de ostra e sal. Reserve. Lave tentáculos. Cozinhe em 1 litro de água por 1 hora. Escorra. Embrulhe firmemente tentáculos amarrados e esticados em filme plástico. Congele (2 horas). Sirva em rodelas com shimeji sem marinada, agrião e coentro frito. Regue com azeite e polvilhe pimenta-do-reino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário