A minha intenção é de somente divulgar uma pesquisa que realizei durante muito tempo, procurado saber sobre os diversos tipos de temperos, por uma mera curiosidade gastronômica. Gosto muito da gastronomia e sempre que posso me dedico a pesquisas nesse sentido. Tudo que escrevo aqui é fruto de pesquisa e, faço muitas copias daquilo que pesquisei. Não informo a fonte da pesquisa, pois verifiquei que em muitos sites se repetem os textos de outros sites, o que tornou difícil eu saber, na grande maioria, o autor da publicação e por isso omito esta informação. Se alguém identificar um texto seu, por favor, me indique que prontamente estarei indicando a sua autoria.

Gostaria que todos me ajudassem a enriquecer estas informações, complementado as que já existem, adicionando outras que julgar relevantes, e colaborado com novos temperos e/ou receitas.

Seguidores

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

MISSÔ 

Dados Gerais:

Missô é um ingrediente tradicional da culinária japonesa feito a partir da fermentação de arroz, cevada e soja com sal. O resultado é uma pas  ta usada principalmente para fazer a sopa de missô ou missoshiro, dissolvido em água quente, misturado com alguns vegetais e legumes.
O sabor, aroma, textura e aparência de qualquer tipo específico varia do tipo do missô assim como a região e época que o missô foi feito. Os ingredientes usados, temperatura e duração da fermentação, quantidade de sal, variedade do kōji e o recipiente de fermentação também contribuem. As mais comuns categorias de sabor do missô de soja são:
Shiromiso -missô branco
Akamiso - missô vermelho
Kuromiso - missô preto
Hatchomiso - missô beje
Os missôs tipo branco e vermelho (shiromiso e akamiso) são os tipos básicos de missô disponíveis em todo o Japão e outras partes do mundo. Diferentes variedades são apreciadas em diferentes regiões.

Utilização/Preparo: 

Shiromiso: Tem coloração mais clara e sabor mais suave. Pode ser usado como base de muitos pratos e variados tipos de alimentos como uma alternativa de tempero leve e saboroso nas preparações do seu dia-a-dia.

Akamiso: Por possuir soja na maior parte de sua formulação, apresenta coloração e sabor mais acentuados. Ideal para dar um toque especial nos mais variados pratos, como sopas, pães, carnes, feijão, legumes, entre outros.

Para se escolher um bom missô, ele deve apresentar uma cor viva e brilhante (nunca acinzentada ou irregular), ter um aroma agradável (não ácido, químico ou ter aroma excessivamente acentuado de soja) e ter uma textura suave.

Algumas receitas:

Berinjelas com Molho de Missô

Rendimento:
4 a 6 porções

Ingredientes:
1/2 colher de sobremesa de gergelim branco torrado
óleo para fritar
2 berinjelas
Molho

5 colheres de sopa de missô
1 gema de ovo
6 colheres de sopa de saquê
5 colheres de sopa de açúcar
2 colheres de sopa de água

Modo de preparo:
Corte a berinjela em fatias finas (1 cm) e frite-as em óleo quente. Derrame o molho sobre as berinjelas fritas e salpique as sementes de gergelim por cima.
Molho: Coloque os ingredientes do molho em uma panela, misture bem e reduza em fogo baixo por dez minutos ou até engrossar novamente.

Robalo Glaceado com Missô e Mel

Rendimento:
2 porções

Ingredientes:
2 filés de robalo
2 colheres de sopa de missô
1 colher de sopa de mel
2 colheres de sopa de saquê
2 colheres de sopa de óleo
sal e pimenta do reino branca a gosto

Modo de preparo
Misture o missô, o mel e o saquê e reserve. Tempere os filés de robalo com o sal e a pimenta. Aqueça uma frigideira, acrescente o óleo e grelhe o robalo por um minuto. Vire e passe a mistura de missô, mel e saquê, na parte grelhada. Aguarde mais dois minutos e vire o filé. Repita a operação e estará pronto.

Costela no Missô

Rendimento:
6 a 8 porções

Ingredientes:
1 xícara de chá de shiro missô
1 kg de costela de porco em pedaços
2 colheres de sopa de óleo
1 xícara de chá de água
4 colheres de sopa de saquê
½ colher sopa de pimenta

Modo de preparo
Em um recipiente médio, coloque o missô, a pimenta e o saquê e misture tudo. Passe o tempero em volta das costelas e deixe-as marinando na geladeira por no mínimo duas horas. Em uma frigideira grande, aqueça o óleo em fogo alto e coloque as costelas. Doure-as e, aos poucos, acrescente a água. Cozinhe por aproximadamente 40 minutos em fogo médio e sirva em seguida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário