A minha intenção é de somente divulgar uma pesquisa que realizei durante muito tempo, procurado saber sobre os diversos tipos de temperos, por uma mera curiosidade gastronômica. Gosto muito da gastronomia e sempre que posso me dedico a pesquisas nesse sentido. Tudo que escrevo aqui é fruto de pesquisa e, faço muitas copias daquilo que pesquisei. Não informo a fonte da pesquisa, pois verifiquei que em muitos sites se repetem os textos de outros sites, o que tornou difícil eu saber, na grande maioria, o autor da publicação e por isso omito esta informação. Se alguém identificar um texto seu, por favor, me indique que prontamente estarei indicando a sua autoria.

Gostaria que todos me ajudassem a enriquecer estas informações, complementado as que já existem, adicionando outras que julgar relevantes, e colaborado com novos temperos e/ou receitas.

Seguidores

segunda-feira, 29 de agosto de 2011


MISKI

Dados Gerais:

O miski, mastiha, misque ou mastic é uma resina vegetal, obtido pela perfuração da casca da aroeira (Pistacia Lentiscus - árvore da mesma família do pistache); a colheita é feita entre os meses de junho a  outubro e a produção é bastante limitada, o quê encarece o produto e o eleva ao patamar de “iguaria”. Cada árvore recebe de 5 a 10 incisões durante 4 dias seguidos. A resina então escorre pelos furos como uma lágrima e cai no chão ao redor da árvore (que foi previamente coberto com carbonato de cálcio.) Após cerca de 2 dias, as gotas de resina secam e se tornam sólidas, nesse momento são cuidadosamente recolhidas e higienizadas. Embora a aroeira seja uma planta nativa de todo o Mediterrâneo, apenas as árvores nascidas na ilha grega de Chios produzem o miski, o que faz com que sua produção receba a Denominação de Origem Controlada. Em Chios existe uma cooperativa de apenas seis vilarejos medievais produtora de miski chamada ‘Mastichochoria’ que abastece todo o mundo.

Utilização/Preparo: 

Além do uso culinário, o miski vem sido usado como goma de mascar por mais de 2.400 anos; também foi muito empregado como remédio, atuando no sistema digestivo; bem como em cosmético pelos povos egípcios.
O miski pode ser encontrado em envelopes de aproximadamente 3 g, ou como óleo essencial, seu aroma é único, ficando bastante difícil descrevê-lo.  Numa interpretação livre, diria que se parece com âmbar, ou com figo verde, de aroma delicado porém marcante.

Algumas receitas:

Malabie ou Manjar Libanês

Rendimento:
4 a 6 porções

Ingredientes:
800 ml de leite integral
40 g de leite em pó
50 g de amido de milho
50 g de açúcar
1 pacotinho de miski
Calda de Damascos
100 g de damascos secos
200 ml de água
125 g de açúcar refinado
5 ml de água de flor de laranjeira

Modo de preparo:
Para preparar o manjar, dissolva o leite em pó no leite integral, junte parte do açúcar e o amido de milho, leve ao fogo médio mexendo constantemente até que engrosse. O miski deve ser acrescentado no manjar ao término do cozimento, e com o fogo apagado. Para ser usado o miski precisa ser amassado com algum abrasivo, por exemplo o açúcar restante da receita. Junte ao manjar e mexa até que dissolva. Disponha em taças de vidro, cubra com a calda e leve pra gelar por cerca de 4 horas.
Para a calda, hidrate os damascos em 200 ml de água por cerca de 8 horas. Coloque o damasco com a água em uma panela e leve ao fogo, junte o açúcar e deixe cozinhar, mexendo de vez enquanto. Caso seja necessário, acrescente mais água. Cozinhe em fogo baixo até os damascos poderem ser desmanchados com um garfo, formando uma calda não muito grossa, junte a água de flor de laranjeira. Esfrie e use para cobrir o manjar.

Filé-Mignon com Moscatel e Misk
 
Rendimento:
4 porções

Ingredientes:
4 pedaços de filé-mignon de cerca de 250 g cada um
200 ml de vinho Moscatel
4 colheres de sopa de vinagre de vinho branco
2 colheres de sopa de açúcar mascavo
1 colher de sopa de azeite extra virgem
1/2 colher de chá de misk moída na hora
Sal e pimenta a gosto

Modo de preparo
Unte uma frigideira antiaderente com azeite e aqueça em fogo alto. Grelhe os filés por cerca de 3 minutos de cada lado. Tempere a gosto com sal e pimenta, retire do calor e coloque-os em prato aquecido. Na mesma frigideira, coloque o vinagre e o açúcar, reduza o fogo para médio, mexa e deixe cozinhar por 3 minutos. Despeje o vinho. Adicione o pó de misk, sal e pimenta; deixe o molho ferver por cerca de 4 minutos para que os sabores se fundam. Retire do fogo; sirva os filés em pratos individuais; coloque o molho sobre eles.

Raha (Goma Árabe)

Rendimento:
6 a 8 porções

Ingredientes:
2 copos de amido de milho
3 copos de água
4 copos de açúcar
1 col. de chá de água de rosas ou 3 gotas de essência de baunilha
2 col. de chá de miski bem triturada

Modo de preparo
Dilua o amido de milho em 1 copo de água da receita e reserve. Misture os dois copos de água restantes com dois copos de açúcar e leve ao fogo mexendo sempre até ferver, acrescente a maizena diluída e misture, deixe ferver por 15 minutos, acrescente os 2 copos de açúcar restantes, o miski e a água de rosas, misture e deixe ferver por mais 1h. Faça um teste, pegue uma colher da mistura e deixe esfriar, se ficar uma massa pegajosa, está pronta. Unte a assadeira com óleo e coloque a mistura, quando esfriar corte em quadrados. Peneire açúcar de confeiteiro por cima e sirva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário