A minha intenção é de somente divulgar uma pesquisa que realizei durante muito tempo, procurado saber sobre os diversos tipos de temperos, por uma mera curiosidade gastronômica. Gosto muito da gastronomia e sempre que posso me dedico a pesquisas nesse sentido. Tudo que escrevo aqui é fruto de pesquisa e, faço muitas copias daquilo que pesquisei. Não informo a fonte da pesquisa, pois verifiquei que em muitos sites se repetem os textos de outros sites, o que tornou difícil eu saber, na grande maioria, o autor da publicação e por isso omito esta informação. Se alguém identificar um texto seu, por favor, me indique que prontamente estarei indicando a sua autoria.

Gostaria que todos me ajudassem a enriquecer estas informações, complementado as que já existem, adicionando outras que julgar relevantes, e colaborado com novos temperos e/ou receitas.

Seguidores

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

MIRIN

Dados Gerais:

É um tipo de vinho da cozinha japonesa que contém álcool e mistura de levedura de arroz para fermentar, tem sabor suave adocicado e tem aroma agradável, especialmente para marinar peixe e mariscos.   Mirin é o tempero indispensável da culinária japonesa, como mesmos que o molho de soja, glutamato monossódico, é um molho tradicional japonesa, as suas matérias-primas são koji arroz glutinoso e shochu. Mirim não é apenas delicioso, mas também para os pratos acrescentar cor, balminess, de uma variedade de efeitos

Utilização/Preparo: 

No estilo de Kansai, o mirin é fervido brevemente antes de ser usado, para que um pouco de seu álcool evapore, enquanto no estilo regional de Kanto ele é usado sem qualquer forma de tratamento. O mirin fervido é chamado de nikiri mirin literalmente "mirin inteiramente fervido." O mirin é utilizado para acrescentar um tom mais claro ao peixe grelhado ou para anular seu odor característico. Uma pequena quantidade de mirin frequentemente é usada no lugar de açúcar e molho de soja; seu sabor é muito forte, no entanto, e é sempre usado com parcimônia. Pode ser usado como acompanhamento para sushis, e no molho teriyaki.

Algumas receitas:

Frango com Molho de Iogurte e Curry

Rendimento:
2 a 4 porções

Ingredientes:
1 peito de frango sem pele cortado em pedaços regulares
5 ramos de salsinha
1 pote de iogurte desnatado
3 colheres de sopa de mirin
1 colher de chá de curry
1 colher de sopa de azeite
Pimenta do reino moída na hora a gosto
sal a gosto
1 cebola picada
4 abobrinhas cortadas em rodelas grossas

Modo de preparo:
Tempere o frango com o sal, a pimenta-do-reino e o azeite de oliva e reserve. Disponha a abobrinha na parte de cima de uma panela para cozimento no vapor e cubra-a com os ramos de salsinha. Cozinhe no vapor até a abobrinha ficar al dente. Retire do fogo e reserve a abobrinha numa travessa. Coloque numa panela a cebola, o curry e o mirin. Tampe a panela, leve ao fogo e cozinhe, mexendo de vez em quando, por 5 minutos, ou até a cebola ficar macia. Retire do fogo e bata a mistura no liquidificador com o iogurte e o sal. Volte para a panela e leve ao fogo até aquecer. Retire do fogo, passe por uma peneira e reserve. Leve uma frigideira ao fogo e, assim que aquecer, disponha os pedaços de frango e frite, salteando de vez em quando, até dourar de maneira uniforme. Retire do fogo e sirva com o molho. Decore com salsinha.

Mori Soba

Rendimento:
4 a 6 porções
Ingredientes:
400g de macarrão japonês
4 xícaras chá de dashi
4 colheres de sopa de shoyu
2 colheres de sopa de mirin
1 colher de sopa de açúcar
2 talos de alho poró
1 folha de nori tostado
1 colher de sopa de wasabi

Modo de preparo
Levar ao fogo 2 litros de água. Quando ferver, colocar o macarrão, mexendo sempre para não grudar. Ao levantar fervura, juntar 1/2 xícara (chá) de água fria para baixar a ebulição. Proceder desta forma mais duas vezes, sempre que a água levantar fervura. O macarrão deverá estar cozido em 10 minutos. Escorrer e lavar em água fria para que fique bem solto. Reservar.  Misturar o Dashi com o Shoyu, o Mirin, o açúcar e o alho-poró cortado em rodelas finas. Levar ao fogo e ferver durante 2 minutos. Cortar a folha de Nori em tiras. Distribuir o macarrão em 4 tigelas, quente, enfeitar com tiras de Nori, polvilhar um pouquinho de Wasabi e servir.

Arroz com Lombinho

Rendimento:
4 a 6 porções

Ingredientes:
2 xícaras de chá de arroz japonês
200 g de lombo de porco
2 ½ xícaras de chá de água
1 xícara de chá de dashi
3 colheres de sopa de mirin
3 colheres de sopa de shoyu
shoyu para acompanhar
1 cebola pequena
4 ovos

Modo de preparo
Lavar o arroz e deixar de molho na água durante 1 hora. Levar ao fogo forte e cozinhar por 15 minutos. Desligar o fogo e deixar repousar mais 15 minutos. Picar a carne de porco em tirinhas e a cebola bem miudinho. Misturar o Dashi, o Mirin e o Shoyu e despejar sobre a carne e a cebola. Cozinhar durante 5 minutos. Bater os ovos e misturar à carne, mexendo até o ovo se solidificar. Desligar o fogo e misturar a carne ao arroz. Distribuir nas tigelas e servir acompanhado de Shoyu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário