A minha intenção é de somente divulgar uma pesquisa que realizei durante muito tempo, procurado saber sobre os diversos tipos de temperos, por uma mera curiosidade gastronômica. Gosto muito da gastronomia e sempre que posso me dedico a pesquisas nesse sentido. Tudo que escrevo aqui é fruto de pesquisa e, faço muitas copias daquilo que pesquisei. Não informo a fonte da pesquisa, pois verifiquei que em muitos sites se repetem os textos de outros sites, o que tornou difícil eu saber, na grande maioria, o autor da publicação e por isso omito esta informação. Se alguém identificar um texto seu, por favor, me indique que prontamente estarei indicando a sua autoria.

Gostaria que todos me ajudassem a enriquecer estas informações, complementado as que já existem, adicionando outras que julgar relevantes, e colaborado com novos temperos e/ou receitas.

Seguidores

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

MEL DE ABELHAS

Dados Gerais:

 Conhecido desde a antigüidade, o mel durante muito tempo, o único produto doce usado pelo homem em sua alimentação, até ser substituído, gradualmente, por açucares refinados manufaturados, de qualidade incomparavelmente inferior, como os extraídos da cana-de-açúcar e da beterraba.
O mel é, na verdade o único produto doce que contém proteínas e diversos sais minerais e vitaminas essenciais à nossa saúde. É ainda  um alimento de alto potencial energético e de conhecidas propriedades medicinais. Além disso, o mel é dos poucos alimentos de reconhecida ação antibactericida, que contém em proporções equilibradas: fermento, vitaminas, minerais, ácidos e aminoácidos.

SABOR E COLORAÇÃO DO  MEL... Produto processado a partir do néctar das flores, o mel tem sua cor e sabor diretamente relacionados com a predominância da florada. Com relação à coloração, há, basicamente, os méis claros e os méis escuros. Geralmente, os méis de coloração clara apresentam sabor e aroma mais suaves e por isso mesmo, são mais apreciad os. É o caso, por exemplo, do conhecido mel de flor de laranja, obtido em pomares da fruta, que tem alta cotação no mercado. No entanto, os méis de coloração escura são sais mais ricos em proteínas e sais minerais, sendo, portanto, mais ricos do ponto de vista nutritivos. Além de vitaminas e sais minerais, o mel apresenta ainda em sua constituição proteínas, enzimas, hormônios, partículas de pólen e de cera, aminoácidos, dextrinas e um grande número de ácidos que apresenta, o ph do mel (isto é, seu grau de acidez) é de 3,9.

CRISTALIZAÇÃO... Ao contrário do que muitas pessoas acreditam, a maioria dos méis puros, genuínos, acaba cristalizando-se (açucarando) com o tempo.

Utilização/Preparo: 

O mel mais líquido é utilizado na cozinha, tanto em geléias e doces como em pratos salgados. Em salgados é bastante utilizado para dourar a carne ou o frango, normalmente misturado a suco de laranja ou limão. Aos assados o mel acrescenta um sabor inconfundível e confere uma consistência mais macia e úmida. Mel líquido também é muito utilizado para o preparo de drinks.
O mel cristalizado pode ser consumido puro ou usado como acompanhamento para pão. Pode-se, entretanto fazer com que o mel cristalizado torne-se novamente líquido, bastando para isso mergulhar o pote em água quente (60 a 70 graus Celsius) por cerca de 30 minutos ou até que esteja na consistência desejada. Caso esteja muito endurecido, junte um pouco de água ao mel (proporção de 20%).
Em assados que utilizem mel observe que o fogo deve ser mais baixo, pois o mel cristaliza em uma temperatura mais baixa que a do açúcar e assim mantém sua consistência espessa.
O mel pode ser utilizado no lugar do açúcar. No preparo de geléias e sorvete caseiro você poderá utilizar na mesma medida do açúcar. No restante, como o mel é mais doce que o açúcar, recomenda-se que use uma quantidade menor.

Conservação:

O mel pode ser conservado por muito tempo se for guardado num recipiente de vidro bem fechado.

Cuidados na Compra:

O mel é comercializado em três formas: líquido, em favos ou cristalizado. No primeiro caso, o produto passa por uma centrifugação ou por uma espremedura que dá a consistência e elimina as impurezas. O mel em favos é acondicionado em caixas de madeira ou de alumínio, coberto com papel celofane. O cristalizado, que é tão puro quanto os outros, também é acondicionado em caixas ou bandejas.

Cuidados no Uso:

O mel é um alimento contra-indicado em algumas situações como:

Crianças menores de 3 anos de idade: Até aos três anos de idade como o sistema digestivo da criança pode não estar completamente desenvolvido e maduro não se defendendo assim de forma eficiente de corpos estranhos. Existe  até aos 3 anos de idade a possibilidade de intoxicações graves com uma bactéria encontrada comumente no mel chamada Clostridium boltulino.

Diabéticos: Os diabéticos devem evitar o mel, pois possui muito açúcar simples que eleva rapidamente a glicemia do sangue. O açúcar do mel é um dos tipos de carboidrato  que o diabético deve evitar.

Alérgicos: Pessoas sensíveis com tendência a alergias podem desenvolver reações alérgicas manifestando mal estar gástrico e até dor de estômago, devido aos grãos de pólen presentes no mel.

Curiosidades:

Os antigos egípcios usavam o mel para embalsamar as múmias.

A origem das abelhas remonta a 20 milhões de anos antes de cristo.

O homem aprendeu a comer o mel observando os animais que dele se alimentavam.

Para fornecer 1kg de mel, as abelhas de uma colméia percorrem uma distância que corresponde a 6 voltas ao redor da terra.

Além do mel, as abelhas produzem cera e geléia real.

A geléia real é uma substância líquida, de cor branca e sabor ácido, que serve de alimento para as larvas que vão se transformar em abelhas-rainhas.

Algumas receitas:

Frango com Mel e Mostarda                                    

Rendimento:
6 a 8 porções

Ingredientes: 
1 frango cortado em pedaços grandes
1 xícara de chá de mel
4 dentes de alho
4 colheres de sopa de mostarda
3 colheres de sopa de farinha de trigo
limão
sal e pimenta do reino branca a gosto

Modo de preparo:
Lave os pedaços de frango com limão. Passe água e tempere com bastante sal. Deixe na geladeira 3 horas. Faça uma mistura com o resto dos ingredientes. Seque o frango e passe na mistura. Coloque os pedaços em um refratário untado com óleo e asse em forno pré aquecido (200ºC), por 45 a 50 minutos.

Robalo com Missô e Mel

Rendimento:
2 porções

Ingredientes:
2 filés de robalo
2 colheres de sopa de missô
1 colher de sopa de mel
2 colheres de sopa de saquê
2 colheres de sopa de óleo
pimenta do reino preta e sal a gosto

Modo de preparo:
Misture o missô, o mel e o saquê e reserve. Tempere os filés de robalo com o sal e a pimenta. Aqueça uma frigideira, acrescente o óleo e grelhe o robalo por um minuto. Vire e passe a mistura de missô, mel e saquê, na parte grelhada. Aguarde mais dois minutos e vire o filé. Repita a operação e estará pronto.

Sopa de Cenoura com Mel

Rendimento:
6 a 8 porções

Ingredientes:
1 cebola picada finamente
2 colheres de sopa de gengibre ralado
500 g de cenoura em rodelas
2 litros de água
4 tabletes de caldo de carne
1 xícara de chá de mel

Modo de preparo:
Refogue a cebola com o gengibre, acrescente a cenoura e refogue, também. Acrescente a água e os cubos de caldo de carne, deixando no fogo até amolecer a cenoura. Deixe esfriar um pouco e bata no liquidificador, voltando ao fogo e acrescentando 1 xícara de chá de mel. Deixe ferver. Sirva em seguida.

TABELA DE COMPOSIÇÃO QUÍMICA

Resultado da busca na Base de Dados de Nutrientes do USDA SR14

Mel, coado ou por extração

NDB No:    19296

Nutrientes

UnidadeValor por 100 g
Relacionados
Águag17.1
Caloriaskcal304
Proteínasg0.3
Lípides totais (gordura)g0
Carboidratos, por diferençag82.400002
Fibra total dietéticag0.2
Cinzasg0.2
Minerais
Cálcio, Camg6
Ferro, Femg0.42
Magnésio, Mgmg2
Fósforo, Pmg4
Potássio, Kmg52
Sódio, Namg4
Zinco, Znmg0.22
Cobre, Cumg0.036
Manganês, Mnmg0.08
Selênio, Semcg0.8
Vitaminas
Vitamina C, ácido ascórbico totalmg0.5
Tiaminamg0
Riboflavinamg0.038
Niacinamg0.121
Ácido pantotênicomg0.068
Vitamina B6mg0.024
Folato totalmcg2
Vitamina B12mcg0
Vitamina AUI0
Vitamina A, RAEmcg_RAE0
Lípides
Ácidos graxos, total saturadosg0
Ácidos graxos, total mono-insaturadosg0
Ácidos graxos, total poli-insaturadosg0
Colesterolmg0
Fonte: USDA Nutrient Database for Standard Reference, Release 14 (Julho 2001)

Nenhum comentário:

Postar um comentário