A minha intenção é de somente divulgar uma pesquisa que realizei durante muito tempo, procurado saber sobre os diversos tipos de temperos, por uma mera curiosidade gastronômica. Gosto muito da gastronomia e sempre que posso me dedico a pesquisas nesse sentido. Tudo que escrevo aqui é fruto de pesquisa e, faço muitas copias daquilo que pesquisei. Não informo a fonte da pesquisa, pois verifiquei que em muitos sites se repetem os textos de outros sites, o que tornou difícil eu saber, na grande maioria, o autor da publicação e por isso omito esta informação. Se alguém identificar um texto seu, por favor, me indique que prontamente estarei indicando a sua autoria.

Gostaria que todos me ajudassem a enriquecer estas informações, complementado as que já existem, adicionando outras que julgar relevantes, e colaborado com novos temperos e/ou receitas.

Seguidores

sábado, 10 de setembro de 2011

ALFAVACA

Dados Gerais:

A alfavaca (Ocimum basillicum) é uma variedade do manjericão, a alfavaca é um arbusto de origem brasileira que atinge até 50 cm de altura. Tem um sabor adocicado, muito parecido com o manjericão, embora as suas folhas sejam mais graúdas (4 a 6cm de comprimento).Tem flores pequenas lilases.  O aroma é mais pronunciado em regiões de temperaturas mais altas. A Alfavaca é aromática e pode ser muito útil na cozinha para a preparação de molhos e sopas, conferindo um paladar especial ao prato.
Quando dessecada conserva intacto o seu perfume. É uma planta anual (que só cresce em determinadas épocas do ano). Apresenta-se com uma haste reta, suas folhas são verdes e brilhantes, um tanto carnosas, as folhas constituem a parte de maior interesse e são usadas como condimento para conferir melhor sabor aos molhos, sopas, carnes e outros pratos da culinária. Elas são usadas também como plantas medicinais e como aromatizantes pelas indústrias de bebidas, alimentos e perfumarias.. É conhecida ainda pelos seguintes nomes: manjericão-de-folha-larga, manjericão-dos-cozinheiros, erva-real, remédio-de-vaqueiro etc.

Utilização/Preparo:

As folhas são usadas para o cozimento de legumes e recheio de aves. Peixes ficam deliciosos se deixados descansando em molho de limão, alfavaca, cebolas e salsa. Tempera bem carnes assadas. Usa-se no molho pesto e para aromatizar vinagres. Adicionar no último minuto a pratos cozinhados. No caldo de verduras, dá mais sabor e força às sopas e carnes.
É utilizada no tempero de embutidos como lingüiças e salsichões. As sementes são comestíveis e nutritivas, utilizadas em mistura de pães e bolos, e no preparo de uma bebida árabe refrescante. A planta é também utilizada como tempero e no preparo de licores. É utilizada preferencialmente fresca e picada bem fininha.

Conservação:

Fresca: pique as folhas e coloque-as num vidro fechado, com azeite.

Seca: em recipiente fechado protegido da luminosidade e umidade.

Cuidados na Compra:

Sempre que possível escolha alfavaca fresca sobre a forma seca da erva, pois é muito superior em sabor.
Fresca: Maços e vasinhos da alfavaca fresca são encontrados em feiras, mercados e supermercados. Escolha os ramos com as folhas mais viçosas e que não estejam manchadas nem murchas.
Seca: Encontrado em supermercados e empórios. Prefira o que estiver em embalagem escura, protegidas da luz. Isto evita a perda de aroma. Verifique o prazo de validade.

Cuidados no Uso:

Não recomendado durante a gestação.

Curiosidades:

Simboliza a prosperidade e acredita-se que só cresce viçoso o pé de alfavaca quando é semeado sob ofensas.

Poção afrodisíaca tem como um dos ingredientes a alfavaca.

No século passado, a alfavaca/manjericão era usada pelos sapateiros para atenuar o cheiro do couro.

Algumas receitas:

Afogado

Rendimento:
4 a 6 porções

Ingredientes:
7 colheres de sopa de óleo
100g de toucinho cortado em cubos
1 kg de carne de acém em pedaços
1 cebola grande
1 alho picado
1 pitada de colorau
Sal a gosto
2 colheres de sopa de cebolinha picada
Salsinha a gosto
Hortelã picada a gosto
2 folhas de louro
Alfavaca a gosto
3 litros de água

Modo de preparo:
Coloque o óleo e o toucinho numa frigideira e deixe fritar um pouco. Coloque a carne em pedacinhos e deixe no fogo até ficar bem frita bem dourada. Coloque a cebola, o alho e o colorau. Depois, coloque água, mistura tudo e deixe cozinhar em fogo baixo. Deixe uma hora e meia cozinhando até a carne ficar bem mole.
Apague o fogo e coloque a cebolinha, a salsinha, a hortelã e a alfavaca. Está pronto. Acompanhe com um pirão do caldo da carne, um arroz branco e uma salada.

Sardinhas ao Molho Vernese

Rendimento:
2 a 4 porções

Ingredientes:
10 filés de sardinha
1/2 maço de cebolinha
1/2 maço salsinha
1/2 xícara (chá) de azeite
4 torradas grandes de pão
pimenta a gosto
Molho:
1/2 copo de vinagre de vinho branco
1/4 de xícara de chá de água
1/2 cebola picadinha
1/2 colher de sopa de alfavaca
3 gemas peneiradas
100 ml de manteiga clarificada

Modo de preparo:
Enxugue bem os filés e tempere com sal grosso e pimenta. Deixe descansar por 30 min. Bata no liquidificador, as torradas, a cebolinha, a salsinha e vá juntando o azeite aos poucos até formar uma pasta. Recheie os filés com essa pasta, enrole e prenda com palitos. Leve ao forno para assar.
Molho:
Misture o vinagre, a água, a cebola e a alfavaca e deixe ferver por 3 min. Coe e deixe esfriar. Acrescente as gemas e a manteiga. Volte ao fogo em banho maria batendo com vigor até engrossar. Na hora de servir as sardinhas, derrame molho sobre elas e um pouco de azeite.
Manteiga clarificada:
Leve a manteiga ao fogo baixo e deixe derreter. Retire toda a espuma que se forma sobre ela. Depois é só usá-la.

Torradas com Presunto Parma e Alfavaca

Rendimento:
10 porções

Ingredientes:
10 rodelas de pão francês
Óleo de oliva
5 fatias finas de presunto Parma
10 folhas de alfavaca
Pimenta do reino

Modo de preparo:
Esquente uma frigideira a fogo médio. Unte as rodelas de pão com o óleo de oliva em um dos seus lados. Coloque-as na frigideira com o lado untado com óleo virado para baixo e cozinhe-as até que fiquem bem torradas.
Coloque as torradas num prato. Corte as fatias de presunto Parma pela metade e divida-as por cima do pão. Por cima coloque uma folha de alfavaca e umas gotinhas de óleo de oliva e pimenta do reino. Sirva.

TABELA DE COMPOSIÇÃO QUÍMICA

Resultado da busca na Base de Dados de Nutrientes do USDA SR14

Alfavaca, fresca

Nome científico:    Ocimum basilicum

NDB No:    02044

Nutrientes

UnidadeValor por 100 g
Relacionados
Águag90.959999
Caloriaskcal27
Proteínasg2.54
Lípides totais (gordura)g0.61
Carboidratos, por diferençag4.34
Fibra total dietéticag3.9
Cinzasg1.55
Minerais
Cálcio, Camg154
Ferro, Femg3.17
Magnésio, Mgmg81
Fósforo, Pmg69
Potássio, Kmg462
Sódio, Namg4
Zinco, Znmg0.85
Cobre, Cumg0.29
Manganês, Mnmg1.446
Selênio, Semcg0.3
Vitaminas
Vitamina C, ácido ascórbico totalmg18
Tiaminamg0.026
Riboflavinamg0.073
Niacinamg0.925
Ácido pantotênicomg0.238
Vitamina B6mg0.129
Folato totalmcg64
Vitamina B12mcg0
Vitamina AUI5275
Vitamina A, RAEmcg_RAE264
Lípides
Ácidos graxos, total saturadosg0.041
Ácidos graxos, total mono-insaturadosg0.088
Ácidos graxos, total poli-insaturadosg0.389
Colesterolmg0
Fonte: USDA Nutrient Database for Standard Reference, Release 14 (Julho 2001)

Nenhum comentário:

Postar um comentário