A minha intenção é de somente divulgar uma pesquisa que realizei durante muito tempo, procurado saber sobre os diversos tipos de temperos, por uma mera curiosidade gastronômica. Gosto muito da gastronomia e sempre que posso me dedico a pesquisas nesse sentido. Tudo que escrevo aqui é fruto de pesquisa e, faço muitas copias daquilo que pesquisei. Não informo a fonte da pesquisa, pois verifiquei que em muitos sites se repetem os textos de outros sites, o que tornou difícil eu saber, na grande maioria, o autor da publicação e por isso omito esta informação. Se alguém identificar um texto seu, por favor, me indique que prontamente estarei indicando a sua autoria.

Gostaria que todos me ajudassem a enriquecer estas informações, complementado as que já existem, adicionando outras que julgar relevantes, e colaborado com novos temperos e/ou receitas.

Seguidores

sábado, 10 de setembro de 2011

ALCAPARRA

Dados Gerais:

A alcaparra (Capparis spinosa) é um arbusto da família das Caparidáceas, originário da região mediterrânica, sendo nestes países onde se concentra a sua produção, muito cultivada na Espanha, França, na região da Sicília e Grécia.
Uma vez colhida a alcaparra, esta é exposta ao sol durante um dia, para perder um pouco de água. Geralmente são encontradas em conserva em salmoura ou confitadas em vinagre. Mas na Itália, por exemplo, é possível encontrá-las frescas, assim como suas flores.
Utilizam-se os botões florais, este botão floral é de um sabor suave, d elicado, mas marcante, incomparável, meio ácido, meio doce, devem ser colhidos rapidamente, antes que se abram e se tornem  grandes e vistosas flores brancas. Quanto menor as alcaparras melhor é o seu sabor. No comércio às vezes encontramos alcaparras enormes, e a um preço bem mais barato.
O princípio ativo mais importante da alcaparra é o ácido cáprico, que possui uma ação estimulante do apetite além de auxiliar a digestão.
As alcaparras mantêm-se durante meses, mas têm de estar cobertas de liquido para não se estragarem. Dão um sabor salgado e amargo e combinam bem com alimentos de textura suave e sabor delicado como vitela. Surgem em vários pratos clássicos.

Utilização/Preparo:

É muito empregado em pratos de peixe ou uma carne de sabor mais suave. Podem ser cozidas ou utilizadas da forma que se adquire no mercado. Pode ser utilizada em saladas, maioneses, e molhos e é fundamental no molho tártaro. Podem ser utilizadas tanto inteiras salpicadas já nos pratos p rontos quanto picadinhas e incorporadas nos alimentos. Não combina com pimentas, e nem com condimentos mais pungentes.
São utilizadas, em geral, na forma de conserva em vinagre. Acrescentam sabor em molhos simples, como molho branco. Ingrediente indispensável no "steak tartare", para os amantes da carne crua. As alcaparras são também utilizadas em molhos frios, carnes frias, peixes cozidos e saladas. Para os molhos, as mais valorizadas são as de tamanho pequeno, que não precisam ser picadas.
Não se recomenda colocar as alcaparras no início do cozimento, pois seus sabores se perdem. Pode ser utilizada em saladas, maioneses, e molhos e é fundamental no molho tártaro. Podem ser utilizadas tanto inteiras salpicadas já nos pratos prontos quanto picadinhas e incorporadas nos alimentos. Não combina com pimentas, e nem com condimentos mais pungentes.
A alcaparra conservada no sal, antes de ser usada nas receitas, deve ser lavada sob o risco de salgar os pratos. Como aperitivo, a alcaparra deve também ser lavada para retirar o sal.

Conservação:

Os romanos costumavam conservá-las em sal ou vinagre, um método ainda utilizado.

Cuidados na Compra:

Quando for comprar alcaparras, compre as menores, são de melhor sabor. Prefira a conserva em sal grosso. como 2ª opção conserva em salmora. Leia o rótulo, senão você vai comprar conserva de vinagre que não é a melhor.

Cuidados no Uso:

Também tem propriedades consideradas medicinais como o ácido cáprico, que apresenta uma ação benéfica no auxílio das ações de digestão, no entanto, por ser conservada em composto com alto teor de sal deve ser consumida com moderação por pessoas que  tenham hipertensão.

Curiosidades:

No Império Romano, o povo gostava muito de alcaparras, e os soldados as espalharam por toda região do Mediterrâneo onde  vêm sendo cultivadas até hoje.

Os romanos costumavam conservá-las em sal ou vinagre, um método ainda utilizado. Já na Idade Média, utilizavam-se as alcaparras para mascarar o sabor rançoso das carnes passadas.

Algumas receitas:

Salada de Beterraba com Alcaparra                                    

Rendimento:
4 porções

Ingredientes:
2 unidade(s) de beterraba
suco de limão a gosto
1 colher de sopa de azeite
1 colher de chá de mostarda
1 colher de chá de raiz-forte
1 colher de chá de alcaparra
acelga picada a gosto

Modo de preparo:
Fatie as beterrabas bem finas. Coloque água para ferver e junte as beterrabas. Mexa, deixe por 2 minutos e retire. Misture o restante dos ingredientes e misture com as beterrabas. Disponha em um prato rodeado por acelga picada, salpique as alcaparras e sirva.

Espaguete com Atum, Alcaparra e Ervilha

Rendimento:
6 porções

Ingredientes:
500 g de espaguete
1  lata de atum
1 colher de sopa de alcaparra
1/2 lata de ervilha
2 dentes de alho picados
1/2 cebola picada
3 colheres de sopa de mostarda
1 lata de creme de leite
sal e pimenta do reino a gosto
   
Modo de preparo:
Desfie o atum.
Refogue o alho e a cebola. Adicione o atum. Deixe fritar por uns 5 minutos, sempre mexendo. Tempere com o sal e a pimenta. Deixe fritar mais um pouco. Acrescente as alcaparras. Aguarde um minuto e junte a ervilha. Depois de tudo bem refogado adicione o creme de leite. Deixe cozinhar um pouco em fogo baixo e adicione a mostarda. Deixe cozinhar mais um pouco e sirva com o espaguete al dente. Se quiser deixar o molho um pouco mais fino, coloque um pouco de leite.

Batatas com Alcaparras

Rendimento:
2 a 4 porções

Ingredientes
2 batatas
1 colher de sopa de azeite
2 colheres de sopa de caldo de carne
½ colher de sopa de alcaparras
Sal a gosto



Modo de preparo
Descasque as batatas e corte-as em pedaços. Coloque numa panela com o azeite, o caldo e o sal. Ferva por um minuto. Tampe e deixe cozinhar em fogo bem suave, mexendo de vez em quando. Quando as batatas estiverem quase cozidas, junte as alcaparras. Se no final houver caldo, aumente o fogo, destampe a panela e deixe o excesso de caldo evaporar rapidamente. Sirva quente.


TABELA DE COMPOSIÇÃO QUÍMICA

Resultado da busca na Base de Dados de Nutrientes do USDA SR14

Alcaparra, enlatada

Nome científico:    Capparis spinosa

NDB No:    02054

Nutrientes

UnidadeValor por 100 g
Relacionados
Águag83.849998
Caloriaskcal23
Proteínasg2.36
Lípides totais (gordura)g0.86
Carboidratos, por diferençag4.89
Fibra total dietéticag3.2
Cinzasg8.04
Minerais
Cálcio, Camg40
Ferro, Femg1.67
Magnésio, Mgmg33
Fósforo, Pmg10
Potássio, Kmg40
Sódio, Namg2964
Zinco, Znmg0.32
Cobre, Cumg0.374
Manganês, Mnmg0.078
Selênio, Semcg1.2
Vitaminas
Vitamina C, ácido ascórbico totalmg4.3
Tiaminamg0.018
Riboflavinamg0.139
Niacinamg0.652
Ácido pantotênicomg0.027
Vitamina B6mg0.023
Folato totalmcg23
Vitamina B12mcg0
Vitamina AUI138
Vitamina A, RAEmcg_RAE7
Lípides
Ácidos graxos, total saturadosg0.233
Ácidos graxos, total mono-insaturadosg0.063
Ácidos graxos, total poli-insaturadosg0.304
Colesterolmg0
Fonte: USDA Nutrient Database for Standard Reference, Release 14 (Julho 2001)

Nenhum comentário:

Postar um comentário