A minha intenção é de somente divulgar uma pesquisa que realizei durante muito tempo, procurado saber sobre os diversos tipos de temperos, por uma mera curiosidade gastronômica. Gosto muito da gastronomia e sempre que posso me dedico a pesquisas nesse sentido. Tudo que escrevo aqui é fruto de pesquisa e, faço muitas copias daquilo que pesquisei. Não informo a fonte da pesquisa, pois verifiquei que em muitos sites se repetem os textos de outros sites, o que tornou difícil eu saber, na grande maioria, o autor da publicação e por isso omito esta informação. Se alguém identificar um texto seu, por favor, me indique que prontamente estarei indicando a sua autoria.

Gostaria que todos me ajudassem a enriquecer estas informações, complementado as que já existem, adicionando outras que julgar relevantes, e colaborado com novos temperos e/ou receitas.

Seguidores

sábado, 10 de setembro de 2011


AJOWAN

Dados Gerais:

Nativo do sul da Índia, o ajowan (Trachyspermum copticum) está relacionado à alcaravia e ao cominho, embora tenha um forte sabor de tomilho. Suas sementes assemelham-se a grandes sementes de aipo e o sabor, além de lembrar o do tomilho, é picante e amargo. 
A planta é bonita e lembra a da salsa-brava. Tem sementes cuja cor vai do castanho-claro ao vermelho. Também é cultivado por causa de seu óleo, o timo!, que é utilizado como germicida e anti-séptico, além dos seus fins culinários. Como muitas das especiarias usadas na cozinha indiana, serve a um duplo propósito: temperar e ajudar a controlar problemas de digestão, graças às suas propriedades medicinais. Sua afinidade natural é com alimentos farinhosos e legumes.
As propriedades medicinais do ajowan são inúmeras. Na Índia, as sementes são usadas para acalmar a asma e indigestões. Suas sementes são populares em receitas com feijões e lentilhas para eliminar gases.

Utilização/Preparo:

Os pães indianos como o naan, pakora e paratha são feitos com ajowan, que dá à massa um sabor semelhante ao do tomilho. Use em pastéis e biscoitos, em feijões e legumes. Também é bom com picles e pratos com lentilhas. Por dar um sabor muito forte de tomilho, deve ser usado com cuidado.
Como regra geral, as sementes devem ser trituradas imediatamente antes do uso, para preservar o sabor intenso. Pessoas que não estão familiarizadas com o tempero devem usá-lo com moderação até que se familiarizem com o sabor.

Conservação:

As sementes podem ser armazenadas indefinidamente se mantidas longe da luz em recipientes hermeticamente fechados.

Cuidados na Compra:

Comprar os de origem indiana é altamente recomendado para adicionar sabor intenso a sua comida e receitas. Tenha cuidado ao comprar observe sempre o seu estado de conservação (se não tem mofo, insetos, etc);

Cuidados no Uso:

Utilizar bem diluído, pois pode causar irritações. Não utilizar durante a gravidez

Curiosidades:

Conhecida como "Erva do Bispo", o óleo essencial de Ajowan tem sido utilizado na Índia como anti-séptico e carminativo. 

A sua ação e utilizações são parecidas com o thymol.

O Ajowan é nativo da Índia, mas também é cultivado no Irã, Egito, Paquistão e Afeganistão.

Algumas receitas:

Sopa Mista de Feijões
                                    
Rendimento:
4 a 6 porções

Ingredientes:
3 colheres de sopa de óleo
1 colher de sopa de sementes Ajowan
1 cebola grande picada
2 colheres de sopa de gengibre picado
6 dentes de alho picados
½ kg de feijão misturado, deixar de molho durante a noite (isso pode incluir feijão fradinho, grão de bico, soja, feijão mung, feijão verde, feijão preto, feijão branco, feijão verde e vermelho)
½ colher de sopa de cúrcuma
1 colher de sopa de cominho em pó
1 colher de sopa de canela em pó
1 litro de caldo de frango de boa qualidade
4 tomates picados
Sal a gosto

Modo de preparo:
Em uma panela grande, aqueça o óleo e frite as sementes Ajowan até que fique uma cor marrom-avermelhado. Adicione a cebola picada e frite até dourar. Adicione os feijões e refogue rapidamente antes de adicionar o gengibre e o alho. Colocar o cominho, açafrão e canela em pó e deixe descansar por alguns minutos. Coloque o caldo de galinha e deixe ferver por aproximadamente 30 minutos. Pouco antes de servir, adicione o tomate picado e sal a gosto.

Purê de Batata Doce ao Ajowan

Rendimento:
4 a 6 pessoas

Ingredientes:
1 kg de batata-doce
4 dentes de alho esmagados
20 gramas de manteiga amolecida
3 colheres de sopa de creme de leite
1 colher de sopa de sementes de Ajowan
Sal a gosto

Modo de preparo:
Descascar e cozinhar as batatas em água salgada por 25 minutos. Então, reduza a um purê.
Em uma frigideira, aqueça a manteiga.
Adicionar o alho, o purê de batata doce, o creme de leite, o ajowan, o sal e deixe de molho. Deixe engrossar e sirva quente.

Bolinhos de Berinjela (Pakora)

Rendimento:
4 a 6 pessoas

Ingredientes
500 g de berinjela
250 g de farinha de grão de bico
1 colher de chá de sementes de ajowan
1 colher de chá de coentro
1 colher de chá de cominho em pó
1 colher de chá de pó da páprica
1 / 2 colher de chá de pimenta calabresa
1 1 / 2 colher de chá de sal

Modo de preparo:
Lave e corte em fatias de berinjela (1 / 2 cm),
Coloque a farinha de grão de bico em uma tigela, adicione o sal e os outros condimentos.  Despeje 300 ml de água morna e bater até obter uma pasta grossa.
Aqueça o azeite. Passe as fatias de berinjela em massa e frite-os até ficarem douradas. Retire com uma escumadeira e escorra. Sirva quente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário