A minha intenção é de somente divulgar uma pesquisa que realizei durante muito tempo, procurado saber sobre os diversos tipos de temperos, por uma mera curiosidade gastronômica. Gosto muito da gastronomia e sempre que posso me dedico a pesquisas nesse sentido. Tudo que escrevo aqui é fruto de pesquisa e, faço muitas copias daquilo que pesquisei. Não informo a fonte da pesquisa, pois verifiquei que em muitos sites se repetem os textos de outros sites, o que tornou difícil eu saber, na grande maioria, o autor da publicação e por isso omito esta informação. Se alguém identificar um texto seu, por favor, me indique que prontamente estarei indicando a sua autoria.

Gostaria que todos me ajudassem a enriquecer estas informações, complementado as que já existem, adicionando outras que julgar relevantes, e colaborado com novos temperos e/ou receitas.

Seguidores

domingo, 28 de agosto de 2011


PIMENTA SÍRIA

Dados Gerais:

Pimenta síria é uma mistura de especiarias muito utilizado em diversos pratos árabes, geralmente cravo, canela, noz moscada e pimenta-do-reino e eventualmente pimenta dajamaica. Por isso ficou conhecida em francês como quatre epices e em inglês como four spices, ou mixed spice. Mas os ingredientes podem variar, dependendo da região onde é preparada, da maior ou menor disponibilidade deles e do gosto pessoal. Não se pode confundí-lo com a pimenta da jamaica uma vez que esta última são os grãos e a outra o pó. É conhecida pelos nomes tempero sírio, ba-har ou bahar.

Utilização/Preparo:

Este tempero é muito usado em receitas de quibes, kaftas e em vários pratos de carne e vegetais sírio-libaneses e do oriente médio. O tempero pode ser usado tanto no preparo de pratos doces quanto de salgados. Alguns dos pratos salgados feitos com a especiaria são patês, terrinas, molhos, embutidos e pratos de caça. Já entre os doces estão pudins, bolos de especiarias e biscoitos. Mas lembre-se de usar pouco para não ficar muito forte e apagar os outros sabores do prato.

Pimenta Síria

Ingredientes:
2 colheres de sopa de pimenta da jamaica
1 colher de chá de cravos da índia
1 colher de sopa de pimenta do reino preta
1/2 colher de chá de noz moscada ralada
1 colher de chá de canela em pó

Modo de preparo:
Moer as especiarias que são inteiras. Depois as misture com a canela e a noz moscada. Mas senão tiver onde moer compre as especiarias já moídas e apenas misture.  Se for moída na hora o tempero fica mais aromático.

Algumas Receitas:

Kafta no Espeto
 
Rendimento:
10 porções

Ingredientes:
500 g de patinho moído
1 cebola ralada
1 dente de alho amassado
sal a gosto
pimenta síria a gosto
salsinha picada a gosto

Modo de preparo:
Tempere a carne moída com todos os temperos, se tiver máquina de moer, moa a carne novamente.
Para enrolar há dois métodos, ambos dão certo:
Faça salsichas com a massa de carne e enfie em palitos de madeira para churrasquinho, ou
Pegue porções de carne e vá formando os rolinhos em volta dos palitos. Asse as kaftas em chapa ou churrasqueira.
Sirva com rodelas de limão.
Obs: O segredo é usar palitos de madeira, os de metal não fixam a carne.

Salada de Alface com Frutas

Rendimento:
4 a 6 porções

Ingredientes:
1 pé de alface americana
2 maçãs cortadas em cubos pequenos
1 manga cortada em cubos pequenos
3 kiwis cortados em cubos pequenos
1 copo de iogurte desnatado
1 colher de sopa de hortelã picada
1/2 colher de chá de pimenta síria
1 colher de chá de azeite

Modo de preparo:
Prepare o molho batendo no liquidificador o iogurte, o hortelã, a pimenta e o azeite. Monte os outros ingredientes no prato e despeje por cima ou misture às frutas conforme achar mais gostoso.

Kibe Libanês

Rendimento:
10 porções

Ingredientes:
1 1/2 xícara de chá de trigo para kibe
500 g de patinho moído
1 cebola picada
2 colheres de sopa de hortelã picada
3 colheres de sopa de óleo de milho
sal a gosto
1 colher de chá de canela em pó
pimenta síria a gosto
shoyu para pincelar
Recheio
200 g de patinho moído
de sal e pimenta síria a gosto
2 colheres de sopa de azeite
1/2 cebola
1 colher de sopa de suco de limão
1 xícara de chá de nozes picada

Modo de preparo:
Lave bem o trigo e cubra com água fria. Deixe de molho por 1 hora. Escorra bem em uma peneira, apertando com as mãos para retirar o excesso da água. Misture o trigo aos demais ingredientes (menos o molho de soja) e amasse muito bem. Reserve. Coloque em um refratário a carne do recheio com o sal, a pimenta síria, o azeite, a cebola e o suco de limão. Misture bem e leve ao microondas por 4 a 5 minutos na potência alta. Retire e acrescente as nozes picadas. Reserve. Coloque em um refratário retangular metade da massa de trigo reservada, o recheio e o restante da massa. Com uma faca, faça riscos superficiais em formato de losangos e pincele com o molho de soja. Leve ao microondas por 15 a 18 minutos na potência média ou 10 minutos na potência alta. Corte e sirva em pedaços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário