A minha intenção é de somente divulgar uma pesquisa que realizei durante muito tempo, procurado saber sobre os diversos tipos de temperos, por uma mera curiosidade gastronômica. Gosto muito da gastronomia e sempre que posso me dedico a pesquisas nesse sentido. Tudo que escrevo aqui é fruto de pesquisa e, faço muitas copias daquilo que pesquisei. Não informo a fonte da pesquisa, pois verifiquei que em muitos sites se repetem os textos de outros sites, o que tornou difícil eu saber, na grande maioria, o autor da publicação e por isso omito esta informação. Se alguém identificar um texto seu, por favor, me indique que prontamente estarei indicando a sua autoria.

Gostaria que todos me ajudassem a enriquecer estas informações, complementado as que já existem, adicionando outras que julgar relevantes, e colaborado com novos temperos e/ou receitas.

Seguidores

domingo, 28 de agosto de 2011


PIMENTA ROSA

Dados Gerais:

A pimenta-rosa (Schinus terebinthifolius), muitas vezes confundida com a pimenta-do-reino, não pertence à família das pimentas. Trata-se da fruta (de tamanho semelhante ao da pimenta-do-reino) da aroeira (Schinus molle) que, apesar do aroma de pimenta, apresenta sabor levemente adocicado e ar dência bem delicada (quase imperceptível).

Há outra variedade de aroeira, conhecida como aroeira-de-capoeira ou aroeira-vermelha (Schinus terebinthifollus) que também produz a pimenta-rosa. A aroeira é nativa da América do Sul e seus frutos são comuns na cozinha francesa, daí ser conhecida como poivre rose (pimenta-rosa em francês).
Só há pouco tempo passou a fazer parte da culinária brasileira, que até então exportava a pimenta-rosa para a Europa e depois importava. Pela baixa ardência não é usada como condimento e sim como elemento de decoração. Por outro lado, dá um sabor especial na preparação, pois quando as sementes são mastigadas nota-se a suave ardência.

Utilização/Preparo:

A pimenta-rosa combina tanto em preparações salgadas como doces. É usada, de maneira especial, em molhos para medalhões de filé mignon grelhado, mas também fica muito bom com filé de frango e de peixe e no camarão. Sorvetes de frutas, musses, crepes e saladas (doces e salgadas) ganham mais cor e sabor com a pimenta-rosa adicionada no momento de servir. Experimente servir queijo-de-minas fresco ou queijo de cabra fresco temperado com azeite de oliva, ervas frescas e pimenta-rosa.

Conservação:

A melhor maneira de armazená-la é em recipientes herméticos, secos e limpos. Evite deixá-los expostos à luz e em ambientes úmidos.

Cuidados na Compra:

Quando fresca e bem conservada, a pimenta-rosa apresenta uma película fina e delicada de cor avermelhada ou rosada, de textura quebradiça que envolve uma semente escura de sabor levemente adocicado e pouca ardência. Evite as pimentas em que as películas estejam soltas, com a cor rosa desbotada e cheiro de mofo.

Cuidados no Uso:

Deve-se tomar cuidado, pois algumas variedades, como a aroeira-brava, causam alergia e urticária.

Curiosidades:

Seus frutos são utilizados na Flórida para decoração de Natal, o que lhe conferiu a denominação de Christmas-berry, algo como fruto do natal.
Devido ao alto teor de tanino, a pimenta rosa é empregada nos curtumes para curtir peles e couros.
No Peru, a aroeira é utilizada após fermentação para se fazer vinagre e bebida alcoólica.

Algumas receitas:

Filé com Molho de Pimenta                                    
 
Rendimento:
3 a 6 porções

Ingredientes: 
1 colher de sopa de creme de leite fresco
2 colheres de sopa de cebolinha verde picada
1 colher de sopa de pimenta verde em grãos
1 colher de sopa de pimenta calabresa
2 colheres de sopa de cebola picada
3 colheres de sopa de vinho branco
1 colher de sopa de pimenta rosa
3 colheres de sopa de manteiga
3 colheres de sopa de mostarda
1 colher de sopa de azeite
6 tornedos de filé mignon
Sal a gosto

Modo de preparo:
Numa frigideira, aquecer metade da manteiga e o azeite. Fritar os tornedos e temperar com sal. Colocar a carne numa travessa e reservar o suco que se formou. Na mesma frigideira, cozinhar a manteiga restante, a cebolinha e a cebola por 1 minuto. Juntar o vinho, raspar o fundo da panela com uma colher de pau e deixar evaporar. Acrescentar o creme de leite, a mostarda, as pimentas e o suco que se soltou dos tornedos. Misturar e servir sobre a carne.

Frango da Indonésia com Camarão

Rendimento:
6 porções

Ingredientes:
2 colheres de sopa de margarina culinária
1 colher de sopa de azeite
3 colheres de sopa de bacon picado
3 colheres de sopa de cebola picada
1 colher de chá de alecrim picado
1/2 kg de filé de peito de frango cortado em tiras
1/2 xícara de chá de molho de tomate
1/2 xícara de chá de água
1 tablete de caldo de galinha
1/2 kg de camarão sem casca
1/2 litro de creme de leite fresco
1 colher de chá de curry

Modo de preparo:
Numa panela em fogo médio, derreta 2 colheres de sopa de margarina culinária com 1 colher de sopa de azeite e frite 3 colheres de sopa de bacon picado. Junte 3 colheres de sopa de cebola picada e 1 colher de sopa de alecrim picado. Adicione 1/2 kg de filé de peito de frango cortado em tiras e frite até corar. Coloque 1/2 xícara de chá de molho de tomate, 1/2 xícara de chá de caldo de galinha e ½ kg camarão sem casca. Deixe reduzir. Junte 1/2 litro de creme de leite fresco e 1 colher de chá de curry. Sirva quente.

Aspargos com Molho de Pimenta Rosa

Rendimento:
6 a 8 porções

Ingredientes:
Para os aspargos:
500 gramas de aspargos frescos
sal a gosto
Para o molho:
3 colheres de sopa de margarina
1 cebola média cortada em cubos pequenos
2 colheres de chá de pimenta rosa
1/4 xícara de chá de conhaque
1 1/2 xícara de chá de creme de leite fresco
1/2 colher de sopa de mostarda
3 talos de cebolinha picados
sal a gosto
pimenta do reino branca moída na hora a gosto

Modo de preparo:
Para os aspargos
Lave os aspargos e corte a ponta inferior. Em uma panela média cozinhe-os em água com o sal por 10 minutos até ficarem al dente. Escorra e reserve.
Para o molho
Em uma frigideira derreta a margarina e doure a cebola. Junte a pimenta-rosa e misture bem. Acrescente o conhaque e ferva por 2 minutos. Junte o creme de leite, a mostarda e a cebolinha. Tempere com sal, pimenta e cozinhe em fogo baixo até obter um molho cremoso. Sirva os aspargos acompanhados do molho como entrada ou como acompanhamento de carnes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário