A minha intenção é de somente divulgar uma pesquisa que realizei durante muito tempo, procurado saber sobre os diversos tipos de temperos, por uma mera curiosidade gastronômica. Gosto muito da gastronomia e sempre que posso me dedico a pesquisas nesse sentido. Tudo que escrevo aqui é fruto de pesquisa e, faço muitas copias daquilo que pesquisei. Não informo a fonte da pesquisa, pois verifiquei que em muitos sites se repetem os textos de outros sites, o que tornou difícil eu saber, na grande maioria, o autor da publicação e por isso omito esta informação. Se alguém identificar um texto seu, por favor, me indique que prontamente estarei indicando a sua autoria.

Gostaria que todos me ajudassem a enriquecer estas informações, complementado as que já existem, adicionando outras que julgar relevantes, e colaborado com novos temperos e/ou receitas.

Seguidores

terça-feira, 30 de agosto de 2011


GREMOLATA

Dados Gerais:

Trata-se de uma mistura italiana de especiarias aromáticas que é tradicionalmente salpicado sobre pratos prontos, como ossobuco, antes de servir. A gremolata também vai muito bem com ovos mexidos e salmão, com frango ou vitela.





Utilização/Preparo:

Gremoalta – versão original

Ingredientes:
1 xícara de folhas de salsa bem apertadas
1 dente de alho esmagado
casca ralada de 1 limão grande

Modo de preparo:
Picar muito bem a salsa, acrescentar o alho e amassar bem. Misturar a casca do limão. Usar imediatamente ou guardar na geladeira em recipiente fechado, por algumas horas.

Gremolata de pignoli

Ingredientes:
1/2 xícara de chá de pignoli
1 maço médio de salsinha crespa
7 colheres de sopa de azeite de oliva
1colher de sopa de raspas de casca de limão
Sal grosso a gosto

Modo de preparo:
Coloque os pignolis em uma frigideira de fundo grosso e leve ao fogo, sem parar de mexer, por 5 minutos ou até ficarem crocantes dourados uniformemente. Retire do fogo e reserve. Lave a salsinha, separe as folhas e os talos mais macios. Seque com toalha de papel. Coloque o azeite em uma frigideira de fundo grosso e leve ao fogo por 3 minutos ou até ficar bem quente. Junte a salsinha e refogue, sem parar de mexer, por 3 minutos ou até ficarem bem crocantes. Adicione os pignoli, a casca de limão e o sal grosso. Misture e retire do fogo.

Algumas receitas:

Ossobuco de Vitela "Alla Gremolata”

Rendimento:
4 a 8 porções

Ingredientes:
8 ossobucos de vitela aproximadamente 150g cada
farinha de trigo
50 g de manteiga
100 ml de azeite
1 cebola picada
1 xícara de chá de vinho branco seco
4 tomates maduros sem pele e sementes, em cubinhos
sal e pimenta a gosto
caldo de carne
gremolata

Modo de preparo:
Tempere o ossobuco com alho, sal e pimenta e deixe descansar por, no mínimo, 12 horas. Passe na farinha e doure na manteiga e azeite, adicione a cebola e refogue. Junte o vinho e deixe evaporar. Acrescente o caldo de carne e cozinhe até o ossobuco estar bem macio. Junte o tomate, cozinhe mais um pouco e retifique o tempero. Reserve até o dia seguinte. Coloque o ossobuco numa travessa, regue com a gremolata e polvilhe com a mistura de alho. Decore com rodelas finas de limão e salsinha crespa.

Aspargos com Gremolata

Rendimento:
5 porções

Ingredientes:
1 maço de aspargos
2 colheres de sopa de azeite
1 colher de sopa de sal grosso
Gremolata

Modo de preparo:
Corte as pontas dos talos dos aspargos na parte mais grossa. Lave em água corrente. Coloque os aspargos na frigideira e cubra com água até dois terços da altura. Polvilhe o sal grosso por cima. Cozinhe os aspargos por de 20 minutos. Quando estiverem macios e firmes, descarte a água e regue com o azeite. Sirva polvilhado com o molho gremolata.

Costeletas de Porco com Gremolata

Rendimento:
4 porções

Ingredientes:
4 costeletas de porco não muito finas
sal e pimenta moída a gosto
2 colheres de sopa de azeite
125 ml de água
gremolata

Modo de preparo:
Aquecer o azeite numa frigideira grande antiaderente. Temperar as costeletas com sal e pimenta, colocá-las na frigideira. Dourar as costeletas por 2-3 minutos de cada lado. Juntar a água à frigideira e levar a ferver. Reduzir o fogo para médio-baixo e cobrir com uma tampa. Deixar cozinhar por 8-10 minutos, até a carne se apresentar tenra e cozida. Distribuir as costeletas pelos pratos com o molho da frigideira. Polvilhar com a gremolata e servir de imediato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário