A minha intenção é de somente divulgar uma pesquisa que realizei durante muito tempo, procurado saber sobre os diversos tipos de temperos, por uma mera curiosidade gastronômica. Gosto muito da gastronomia e sempre que posso me dedico a pesquisas nesse sentido. Tudo que escrevo aqui é fruto de pesquisa e, faço muitas copias daquilo que pesquisei. Não informo a fonte da pesquisa, pois verifiquei que em muitos sites se repetem os textos de outros sites, o que tornou difícil eu saber, na grande maioria, o autor da publicação e por isso omito esta informação. Se alguém identificar um texto seu, por favor, me indique que prontamente estarei indicando a sua autoria.

Gostaria que todos me ajudassem a enriquecer estas informações, complementado as que já existem, adicionando outras que julgar relevantes, e colaborado com novos temperos e/ou receitas.

Seguidores

terça-feira, 30 de agosto de 2011

GERSAL

Dados Gerais:

O gersal é uma mistura de sementes de gergelim torrado e moído com sal marinho. Fica ótimo como tempero substituto do sal nas preparações e saladas, dando um leve toque de sabor do gergelim, além de ser rico em cálcio, ferro, proteínas e fibras.






Utilização/Preparo:

Gersal (receita básica)

Ingredientes
10 colheres de sopa de gergelim branco ou preto
1 colher de sopa de sal

Modo de Preparo:
Coloque o gergelim e o sal em uma frigideira em fogo baixo. Se o gergelim que estiver usando for do que já vem torrado, mexa até as sementes começarem a pipocar, se não for, espere até ficarem douradas, mexendo sempre. Passe o gergelim e o sal ainda quentes para um recipiente onde possam ser macerados, ou bata no liquidificador. O objetivo de macerar é romper a semente para que saia o óleo do gergelim e que esse seja absorvido pelo sal.

Algumas receitas:

Almôndegas de Frango

Rendimento:
20 porções

Ingredientes:
2 fatias de pão de forma sem casca
3 colheres de sopa de leite
400 g de peito de frango
1 ovo
gersal e pimenta moída na hora a gosto
óleo para fritar

Modo de preparo:
Pique o pão de forma no processador de alimentos. Regue com o leite e reserve. Lave o frango, pique e junte-o ao pão no processador. Junte o ovo, o gersal e a pimenta e bata até obter uma massa homogênea. Transfira para uma tigela e molde 20 almôndegas. Aqueça o óleo numa panela e frite as almôndegas, aos poucos, até que fiquem douradas. Retire-as com uma escumadeira e coloque-as sobre papel absorvente.

Bife Chique

Rendimento:
6 a 8 porções

Ingredientes:
1/3 xícara de chá de pimentão vermelho picadinho
½ xícara de chá de batata cozida espremida
¼ xícara de chá de cheiro-verde picado
¼ xícara de chá de bacon moído
3 colheres de sopa de farinha de rosca
Farinha de trigo e farinha de rosca para empanar
gersal e pimenta-do-reino a gosto
600 g de carne moída
1 cebola pequena ralada
1 dente de alho amassado
2 claras para empanar
Óleo para fritar
2 gemas

Modo de preparo:
Em uma tigela misturar a carne moída, o bacon, a cebola, o alho, as gemas, o purê de batata, a farinha de rosca, o cheiro-verde, o pimentão, gersal e pimenta. Amassar bem com as mãos. Modelar bifes pequenos, levemente achatados, e passar pela farinha de trigo, pelas claras e pela farinha de rosca. Fritar em óleo quente até dourar dos dois lados. Escorrer em papel-toalha e servir acompanhado de arroz branco e salada verde.

Peixe com Maçã

Rendimento:
3 a 5 porções

Ingredientes:
3 tomates batidos com gersal
manjericão fresco à gosto
2 alhos porós em rodelas
4 maçãs em fatias
5 filés de peixe

Modo de preparo:
Forrar um refratário com o alho poró e por cima colocar a maçã. Cobrir com o peixe e o tomate batido. Salpicar o manjericão. Assar e fogo médio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário