A minha intenção é de somente divulgar uma pesquisa que realizei durante muito tempo, procurado saber sobre os diversos tipos de temperos, por uma mera curiosidade gastronômica. Gosto muito da gastronomia e sempre que posso me dedico a pesquisas nesse sentido. Tudo que escrevo aqui é fruto de pesquisa e, faço muitas copias daquilo que pesquisei. Não informo a fonte da pesquisa, pois verifiquei que em muitos sites se repetem os textos de outros sites, o que tornou difícil eu saber, na grande maioria, o autor da publicação e por isso omito esta informação. Se alguém identificar um texto seu, por favor, me indique que prontamente estarei indicando a sua autoria.

Gostaria que todos me ajudassem a enriquecer estas informações, complementado as que já existem, adicionando outras que julgar relevantes, e colaborado com novos temperos e/ou receitas.

Seguidores

terça-feira, 30 de agosto de 2011

GERGELIM

Dados Gerais: 

O gergelim (Sesamum indicum) ou sésamo é  uma das plantas mais antigas cultivadas pelo homem. Seu país de origem é incerto, porém alguns estudos mostram sua localização entre Ásia e a África.
Existem três tipos de sementes de gergelim: as de cor branca, marrom e preta, sendo que a última apresenta mais características medicinais. O óleo de gergelim comumente utilizado é composto das três variedades. O gergelim apresenta o sabor doce, característica neutra. Esta planta é cultivada desde a antiguidade. No Egito, por exemplo, no tempo dos faraós, o gergelim era utilizado para obtenção do óleo, os impérios entre os rios Tigre e Eufrates cultivavam comercialmente o gergelim e os orientais consideravam as sementes quase sagradas. Gergelim (termo que só se usa no Brasil) provém do árabe vulgar gilgilan, do árabe clássico gulgulãn, significando "grão de coentro".

Utilização/Preparo:

As sementes podem ser encontradas desidratadas, inteiras, trituradas sob a forma de pasta de Tahine ou em óleo. As sementes devem ser levemente tostadas antes de usar. Elas estão prontas quando começam a saltar. A partir de uma pasta espessa de sementes de gergelim moídas, obtém-se o tahine, que é freqüentemente adicionada a molhos que acompanham aperitivos e sanduíches, ao estilo Oriente Médio, e pode ser utilizada para aromatizar pratos de vegetais e frutas. Vai bem em pães, bolos, biscoitos, feijão verde, arroz, carne e massas.

Conservação:

Guarde em embalagens herméticas, em local arejado e protegido da luz.

Cuidados na Compra:

As embalagens com gergelim encontradas em supermercados ou empórios. Compre observado se a sementes estão inteiras e verifique o prazo de validade no momento de comprar.

Cuidados no Uso:

Algumas pessoas são alérgicas ao gergelim, e o seu óleo, por ter propriedades laxativas, ao deve ser usado em caso de diarréia.

Curiosidades:

A planta do gergelim é cultivada desde a antigüidade; no Egito, tempo dos faraós, já se aproveitava o gergelim para obtenção do óleo, os impérios entre os rios Tigre e Eufrates (Ásia Menor) cultivavam comercialmente o gergelim, os orientais - notadamente os indianos- consideravam as sementes do gergelim quase sagradas.

No túmulo de Ramsés III (século XIII a.C.) pode-se ver em um afresco que os egípcios já adicionavam gergelim à massa do pão. Atualmente, continua a ser de uso popular em países orientais e americanos, onde inclusive se prepara uma bebida com ele que as mulheres tomam para facilitar a secreção láctea quando amamentam.

Algumas receitas:

Batata Doce com Gergelim

Rendimento:
4 a 6 porções

Ingredientes:
400 g de batata doce
óleo
1/2 xícaras de chá de açúcar
2 colheres de sopa de água
1 colher de chá de shoyu
1 colher de café de gergelim preto torrado

Modo de preparo:
Lave bem as batatas e corte em tamanhos médios e uniformes. Deixe de molho em água morna por 10 minutos. Retire e coe em uma peneira. Coloque as batatas em óleo bem quente e frite-as. No início da fritura o fogo deve estar bem quente, pois ao mergulhar as batatas no óleo, a tendência da temperatura é cair. No entanto, durante todo o processo de cozimento, o óleo deve ser mantido em temperatura média. Quando as batatas estiverem macias por dentro e crocantes por fora, retire e passe para um refratário com papel absorvente, a fim de retirar o excesso de gordura. Coloque o açúcar, a água e o shoyu misturados numa panela grande e cozinhe em fogo baixo. Quando começar a engrossar, acrescente as batatas reservadas e misture rapidamente, para que as batatas fiquem envoltas neste molho. Transfira para um recipiente levemente untado com óleo e polvilhe o gergelim.
  
Iscas de Frango com Gergelim

Rendimento:
4 porções

Ingredientes:
Sal a gosto
Alho a gosto
Pimenta do reino preta a gosto
2 xícaras de chá de farinha de rosca
2 colheres de sopa de gergelim
2 ovos
300 g de peito de frango desossado em iscas

Modo de preparo:
Tempere as iscas de peito de frango com o sal, o alho e a pimenta do reino. Misture a farinha de rosca com o gergelim. Misture os ovos, clara e gema, em um prato separado. Empane as iscas passando primeiro no ovo e depois na mistura de farinha de rosca com gergelim. Leve para fritar em óleo bem quente. Sirva com maionese ou molho tártaro.

Truta com Gergelim

Rendimento:
4 porções

Ingredientes:
4 filés de truta
1 1/2 xícara de chá de farinha de trigo
1 ovo batido
2 xícaras de chá de gergelim branco
Sal e pimenta-do-reino branca a gosto
óleo para fritar

Modo de preparo:
Tempere os filés com sal e pimenta. Passe os filés pela farinha e trigo e tire o excesso. Passe pelo ovo e depois pelo gergelim. Frite em óleo quente.

TABELA DE COMPOSIÇÃO QUÍMICA

Resultado da busca na Base de Dados de Nutrientes do USDA SR14

Semente de gergelim, inteiro, seco

Nome científico:    Sesamum indicum

NDB No:    12023

Nutrientes

UnidadeValor por 100 g
Relacionados
Águag4.69
Caloriaskcal573
Proteínasg17.73
Lípides totais (gordura)g49.669998
Carboidratos, por diferençag23.450001
Fibra total dietéticag11.8
Cinzasg4.45
Minerais
Cálcio, Camg975
Ferro, Femg14.55
Magnésio, Mgmg351
Fósforo, Pmg629
Potássio, Kmg468
Sódio, Namg11
Zinco, Znmg7.75
Cobre, Cumg4.082
Manganês, Mnmg2.46
Selênio, Semcg5.7
Vitaminas
Vitamina C, ácido ascórbico totalmg0
Tiaminamg0.791
Riboflavinamg0.247
Niacinamg4.515
Ácido pantotênicomg0.05
Vitamina B6mg0.79
Folato totalmcg97
Vitamina B12mcg0
Vitamina AUI9
Vitamina A, RAEmcg_RAE0
Lípides
Ácidos graxos, total saturadosg6.957
Ácidos graxos, total mono-insaturadosg18.759001
Ácidos graxos, total poli-insaturadosg21.773001
Colesterolmg0
Fonte: USDA Nutrient Database for Standard Reference, Release 14 (Julho 2001)

Nenhum comentário:

Postar um comentário