A minha intenção é de somente divulgar uma pesquisa que realizei durante muito tempo, procurado saber sobre os diversos tipos de temperos, por uma mera curiosidade gastronômica. Gosto muito da gastronomia e sempre que posso me dedico a pesquisas nesse sentido. Tudo que escrevo aqui é fruto de pesquisa e, faço muitas copias daquilo que pesquisei. Não informo a fonte da pesquisa, pois verifiquei que em muitos sites se repetem os textos de outros sites, o que tornou difícil eu saber, na grande maioria, o autor da publicação e por isso omito esta informação. Se alguém identificar um texto seu, por favor, me indique que prontamente estarei indicando a sua autoria.

Gostaria que todos me ajudassem a enriquecer estas informações, complementado as que já existem, adicionando outras que julgar relevantes, e colaborado com novos temperos e/ou receitas.

Seguidores

terça-feira, 30 de agosto de 2011

GENGIBRE

Dados Gerais: 

O gengibre (Zingiber officinale) é uma planta herbácea originária da ilha de Java, da Índia e da China, de onde se difundiu pelas regiões tropicais do mundo. Foi uma das primeiras especiarias orientais conhecidas na Europa. Marco Pólo escreveu que encontrou gengibre na China. É a raiz seca, sem casca, da planta do gengibre, de sabor e cheiro muito fortes. Encontrado inteiro e moído, tem cor bege-claro e sabor quente, doce e temperado. O gengibre cristalizado é a raiz fresca cozida em calda, usada como doce ou condimento, não como especiaria. Acredita-se que o nome venha de singabera, que significa em sânscrito "moldado como um chifre", evoluindo ao zingiberi grego e, subseqüentemente, ao zingiberdo latim. Muito usado num tipo de cerveja e para aromatizar destilados. Tempero  básico do nosso  quentão caipira. Na cozinha acrescenta frescor e aroma a peixes, carnes e molhos.

Utilização/Preparo: 

O gengibre tem um uma resina com um gosto picante, que é muito utilizado pela criatividade culinária, em diversos pratos salgados, pães, tortas, pudins, em molhos, como condimento, em doces em calda e até em sorvetes. O detalhe importante é que, devido ao seu forte sabor, precisa ser usado com muita parcimônia, sem exageros. 
Pode ser usado sob diversas formas, como: fresco, seco, em conserva ou cristalizado. O que não é recomendado é substituir uma forma pela outra, nas receitas, pois seus sabores são muito distintos: o gengibre seco é mais aromático e tem sabor mais suave. Este último é amplamente utilizado na China, no Japão, na Indonésia, na Índia e na Tailândia. No Japão costuma-se usar o suco (com o gengibre espremido) para temperar frango e as conservas (beni shooga), feitas com os rizomas jovens, são consumidas puras ou com sushi. Já o gengibre cristalizado é um dos confeitos mais consumidos no Sudeste Asiático.
Use na preparação de bolos, bolachas, pão de gengibre, torrada de gengibre, arroz, pudim de frutas, massas doces, chantilly, molhos, sopas, aperitivos, pratos orientais, carneiro, porco, carne de vaca, vitela, aves, quase todos os vegetais, picles, chutney, conservas, frutas assadas ou cozidas, torta de frutas, saladas, cobertura para saladas, ponche e sorvete. É excelente em combinação com outras especiarias.

Conservação:

O gengibre fresco pode guardar-se na geladeira durante duas, três semanas. O gengibre moído quando guardado numa embalagem hermeticamente fechada, num local fresco e ao abrigo da luz, pode durar meses.
O gengibre fresco depois de descascado é ralado ou cortado em fatias muito finas. Utilize-o com moderação: a intensidade do seu condimento difere, dependendo do tempo de conservação.

Cuidados na Compra:

Escolha os firmes, de casca lisa e clara. Evite os ressecados (são murchos por dentro), com pontos pretos e machucados.

Cuidados no Uso:

Em doses altas produz gastrite.

Curiosidades:

Os chineses já o usavam no Século VI a.C., e os comerciantes árabes, antes do primeiro Século d.C..

O gengibre chegou a Europa vindo do Oriente Médio com as Cruzadas e já era um ingrediente presente em quase todas as receitas de um livro de culinária da corte real inglesa datado de 1390. Os colonizadores espanhóis trouxeram o gengibre para o Novo Mundo no Século XVI.

O gengibre é muito utilizado por locutores e cantores, pois o mesmo serve para cuidar bem da voz, porém  é contra indicado no caso de mastigar o gengibre e em seguida fazer uso da voz, pois o gengibre possui propriedades anestésicas que diminui a emissão  vocal;

Algumas receitas:

Salmão ao Molho de Gengibre com Creme de Maçã

Rendimento:
1 porção

Ingredientes:
100 g de salmão
160 g de maçã
10 ml de azeite
10 g de gengibre

Modo de preparo:
Corte a posta de salmão em tiras finas e faça uma trança. Grelhe o salmão. Cozinhe a maça e retire a casca, em seguida bata no liquidificador. Monte o prato com o salmão, coloque o azeite, rale o gengibre e junte ao molho.

Gari (molho japones de gengibre)

Rendimento:
2 a 3 porções

Ingredientes:
500 g de gengibre fresco
500 ml de vinagre de arroz
500 ml de água
1 xícara de chá de açúcar
1 pitada de sal

Modo de preparo:
Coloque a água para ferver quando ferver ponha o açúcar e o gengibre deixe cozinhar um pouco só um pouco! Depois complete com o vinagre e guarde na geladeira cada dia que passar vai ficar melhor.

Espetinhos de Camarão com Geléia de Gengibre

Rendimento:
2 a 3 porções

Ingredientes:
12 camarões
sal e pimenta a gosto
óleo
Geléia de Gengibre
100 g de açúcar granulado
150 ml de água quente
50 g de gengibre ralado
1 pimenta de cheiro ou malagueta picadinha
raspas de 1 limão
suco de 1 limão
sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Modo de preparo:
Derreta o açúcar em fogo baixo sem deixar queimar, junte a água fervendo e acompanhe até o caramelo estar homogêneo, junte os outros ingredientes e mexa até dar porto de geléia.
Limpe os camarões e coloque-os no espeto deixando-os retos, tempere os camarões com sal e pimenta, unte-os com óleo. Grelhe em uma chapa bem quente rapidamente por 1 minuto de cada lado e sirva com a geléia de gengibre.

TABELA DE COMPOSIÇÃO QUÍMICA

Resultado da busca na Base de Dados de Nutrientes do USDA SR14

Gengibre, cru

Nome científico:    Zingiber officinale

NDB No:    11216

Nutrientes

UnidadeValor por 100 g
Relacionados
Águag78.889999
Caloriaskcal80
Proteínasg1.82
Lípides totais (gordura)g0.75
Carboidratos, por diferençag17.77
Fibra total dietéticag2
Cinzasg0.77
Minerais
Cálcio, Camg16
Ferro, Femg0.6
Magnésio, Mgmg43
Fósforo, Pmg34
Potássio, Kmg415
Sódio, Namg13
Zinco, Znmg0.34
Cobre, Cumg0.226
Manganês, Mnmg0.229
Selênio, Semcg0.7
Vitaminas
Vitamina C, ácido ascórbico totalmg5
Tiaminamg0.025
Riboflavinamg0.034
Niacinamg0.75
Ácido pantotênicomg0.203
Vitamina B6mg0.16
Folato totalmcg11
Vitamina B12mcg0
Vitamina AUI0
Vitamina A, RAEmcg_RAE0
Lípides
Ácidos graxos, total saturadosg0.203
Ácidos graxos, total mono-insaturadosg0.154
Ácidos graxos, total poli-insaturadosg0.154
Colesterolmg0
Fonte: USDA Nutrient Database for Standard Reference, Release 14 (Julho 2001)

Nenhum comentário:

Postar um comentário