A minha intenção é de somente divulgar uma pesquisa que realizei durante muito tempo, procurado saber sobre os diversos tipos de temperos, por uma mera curiosidade gastronômica. Gosto muito da gastronomia e sempre que posso me dedico a pesquisas nesse sentido. Tudo que escrevo aqui é fruto de pesquisa e, faço muitas copias daquilo que pesquisei. Não informo a fonte da pesquisa, pois verifiquei que em muitos sites se repetem os textos de outros sites, o que tornou difícil eu saber, na grande maioria, o autor da publicação e por isso omito esta informação. Se alguém identificar um texto seu, por favor, me indique que prontamente estarei indicando a sua autoria.

Gostaria que todos me ajudassem a enriquecer estas informações, complementado as que já existem, adicionando outras que julgar relevantes, e colaborado com novos temperos e/ou receitas.

Seguidores

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

GARAM MASALA

Dados Gerais:


Garam masala (do hindi garam, "picante" e masala, "pasta") é uma mistura de especiarias moídas muito comum na culinária da Índia, sendo também encontrada nas culinárias de outros países do sul da Ásia.Pode ser usado simples ou em conjunto com outros temperos. O garam masala é forte, mas não picante como uma malagueta.
A composição do garam masala varia de região para região, havendo uma grande variedade por toda a Índia. Alguns dos ingredientes mais comuns são grãos de pimenta preta e branca, cravo, louro, cominho preto,  sementes de cominho, canela, cardamomo preto, castanho e verde, noz moscada, anis e sementes de coentro. São usadas diversas combinações destes ingredientes nas variações regionais do garam masala,  não sendo nenhuma delas considerada mais autêntica que a outra.

Utilização/Preparo:

Garam Masala

Ingredientes:
100 g de sementes de coentro
30 g de sementes de cominho
30 g de pimenta do reino em grãos
15 g de gengibre seco
7 g de cardamomo
7 g de cravo
5 g de canela em pó
5 g de folhas de louro

Modo de preparo:
Leve os ingredientes para tostar, até ficarem secos, menos o gengibre e a canela.     Após frios passe no processador, juntamente com a canela e o gengibre, até ficar um pó. Guarde em recipiente tampado, em lugar seco e sem luz.

Algumas receitas:

Peixe Verde ao Garam Masala

Rendimento:
1 porção

Ingredientes:
250g de filé de badejo
1/2 xícara de alho poró fatiado em rodelas
02 colheres de sopa de cebola picada
02 colheres de sopa de ghee (manteiga clarificada; pode ser óleo se desejar)
01 colher de chá de gengibre picado
01 pitada de semente de cominho
01 pitada de garam masala
01 pitada de curry
01 pitada de sal
1/4 de pimenta dedo de moça sem semente picada

Modo de preparo:
Grelhar o filé de badejo temperado com sal, limão. Reserve. Em uma frigideira, aqueça a manteiga e doure a cebola, o gengibre, as sementes de cominho, a pimenta picada. Acrescente o alho poró. Tempere com o garam masala e curry. Corrija o sal. Sirva o filé com o refogado sobre ele.      

Costeletas de Porco com Garam Masala

Rendimento:
4 porções

Ingredientes:
1 talo de aipo cortado em fatias finas
2 colheres de sopa de óleo
4 costeletas de porco
1 colher de chá de garam masala
suco de 1/2 limão
1 pitada de açúcar
50 g de manteiga gelada cortada em cubos pequenos
sal e pimenta moída a gosto

Modo de preparo:
Mergulhar os pedaços de aipo em água a ferver temperada de sal por 30 segundos. Escorrer e reservar.
Aquecer o óleo numa frigideira antiaderente. Adicionar as costeletas e dourá-las por 3 minutos de cada lado, ou até ficarem cozidas no ponto, em fogo médio-forte. Temperar com sal e pimenta. Retirar as costeletas da frigideira. Reservá-las num prato, cobertas por uma folha de alumínio, num local aquecido.
Eliminar o excesso gordura da frigideira e voltar a colocar esta ao fogo. Regar com 100 ml de água fria, raspando o fundo da frigideira com uma espátula ou uma colher de pau para descolar os sucos da carne. Deixar reduzir para metade.
Polvilhar com uma colher de chá de garam masala. Juntar o suco de limão e o açúcar. Incorporar os cubos de manteiga, mexendo até obter um molho cremoso e bem ligado. Adicionar 1 colher de sopa de água e os pedaços de aipo. Temperar com sal e pimenta. Envolver e retirar a frigideira do fogo logo que o molho comece a ferver. Distribuir as costeletas pelos pratos e regar com o molho. Servir de imediato.

Omelete a Garam Masala

Rendimento:
1 a 2 porções

Ingredientes:
Omelete
2 ovos
1 colher de chá de Garam Masala
sal a gosto
1 cebola pequena ralada
1 colher de sopa de salsa picada
óleo para fritar
Molho
2 colheres de sopa de óleo
1 cebola cortada em 4 partes
2 colheres de sopa de leite de coco
2 tomates maduros
1 colher de sopa de vinagre
2 colheres de sopa de Garam Masala
sal a gosto
1 colher de sopa de coentro

Modo de preparo:
Omelete
Quebre os ovos em uma tigela, acrescente os outros ingredientes, bata essa mistura com garfo ou batedor. Se quiser, junte uma colher de sopa de água, para deixar a omelete mais leve.
Aqueça, em uma frigideira, um pouco de óleo e, assim que estiver quente, despeje os ovos batidos, de forma que se espalhem bem, tomando todo o fundo da frigideira. Quando a omelete estiver frita embaixo, o que levará uns 2 minutos, levante as bordas com o auxílio de dois garfos e vá enrolando-a até o fim. Deixe fritar dos dois lados. Retire da frigideira, corte em tiras e reserve.
Molho
Bata no liquidificador todos os ingredientes, menos o coentro, e despeje essa mistura em uma panela, deixando cozinhar por 10 minutos em fogo baixo. Quando estiver cozido, acrescente o coentro picado. Despeje sobre a omelete fatiada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário