A minha intenção é de somente divulgar uma pesquisa que realizei durante muito tempo, procurado saber sobre os diversos tipos de temperos, por uma mera curiosidade gastronômica. Gosto muito da gastronomia e sempre que posso me dedico a pesquisas nesse sentido. Tudo que escrevo aqui é fruto de pesquisa e, faço muitas copias daquilo que pesquisei. Não informo a fonte da pesquisa, pois verifiquei que em muitos sites se repetem os textos de outros sites, o que tornou difícil eu saber, na grande maioria, o autor da publicação e por isso omito esta informação. Se alguém identificar um texto seu, por favor, me indique que prontamente estarei indicando a sua autoria.

Gostaria que todos me ajudassem a enriquecer estas informações, complementado as que já existem, adicionando outras que julgar relevantes, e colaborado com novos temperos e/ou receitas.

Seguidores

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

FUNCHO

Dados Gerais: 


O funcho (Foeniculum Vulgare), planta aromática originária da Itália, tem sido usada há milhares de anos. É um legume muito versátil que desempenha um importante papel na cultura alimentar de muitos países europeus, especialmente em França e Itália. Seu nome vem do latim foenum. O funcho é composto por um bulbo branco ou verde pálido a partir do qual o caule cresce. O caule é coberto por ramagens verdes, perto das quais flores crescem e produzem sementes. O bolbo, caule, folhas e sementes são comestíveis. Suas sementes são pequenas, aromáticas, de formato achatado e oval, com nervuras amarelas, muitas vezes confundidas com a da erva-doce, apesa r de terem sabor muito mais suave.
O funcho pertence à família das Umbellife reae, portanto é estritamente relacionado com as cenouras, salsa, endro e coentros.
O sabor aromático do funcho é único, relembrando mesmo o licor de anis, tanto que é muitas vezes, e erradamente, referido como anis em muitos mercados. A textura do funcho é similar à do aipo, ou seja crocante e ligeiramente estriada.

Utilização/Preparo:

Sendo uma erva, suas folhas são utilizadas na cozinha francesa e italiana para aromatizar molhos para peixes e a maionese. Na Itália, é utilizada em porcos assados e salsichas picantes.
É tradicionalmente considerada uma das melhores ervas para o tempero de peixes. Ela também é usada para aromatizar pães e bolos.
É um dos ingredientes do chinês "Five Spices" e do curry. Os bulbos são usados principalmente para aromatizar pastéis de maçã, embutidos italianos e vinagres. As folhas servem para acompanhar saladas, feijão, carnes, molhos e massas. Os talos são consumidos como aspargos e as sementes aromatizam bebidas e massas. As suas folhas também podem ser usadas para decorar pratos.
Dica: Corte os talos e a base da raiz e pele os talos com um descascador. Para saladas, corte o bulbo em tiras no sentido inverso ao das fibras.

Conservação:

Armazene o funcho na geladeira, onde deve manter-se fresco durante cerca de quatro dias. No entanto, o melhor é consumir logo após a compra pois à medida que envelhece tende a perder gradualmente o seu sabor. Apesar de o funcho poder ser congelado depois de ser descascado, ele vai perder muito de seu sabor durante este processo. As sementes de funcho seco devem ser armazenadas num recipiente hermético em local seco e fresco onde se manterão durante cerca de seis meses.

Cuidados na Compra:

Devem escolher-se os mais pesados, redondos, brancos, lisos e sem manchas, com os talos intactos, a folhagem perfumada e aspecto fresco e verde, e com as folhas que se partem com facilidade sem dobrar.

Cuidados no Uso:

Não usar na gravidez e em asmáticos com forte tendência alérgica.

Curiosidades:

Nos mitos Gregos, o funcho ficou associado a Dionísio, o Deus Grego dos Alimentos e do Vinho, sendo também parte da mitologia popular que foi através de um caule de funcho que o conhecimento dos deuses transitou para os homens.

O funcho é uma das ervas cultivadas mais antigas, e era muito apreciada pelos Romanos. Por isso, os gladiadores ferozes e rudes misturavam-no na sua ração diária, e aqueles que eram vencedores levavam uma coroa de funcho.

Quando participavam em muitos banquetes, os guerreiros romanos comiam funcho para se manterem de boa saúde, enquanto as damas romanas o ingeriam para combater a obesidade. Toda planta da semente a raiz é comestível.

Era uma das nove ervas sagradas para os Anglo – Saxões, devido aos seus poderes contra o mal. Além disso, tem propriedades curativas. Em 812 d.C., Carlos Magno declarou que o funcho era essencial em qualquer jardim imperial.

Algumas receitas:

Risoto de Funcho

Rendimento:
4 porções

Ingredientes:
2 talos grandes de fucho, somente a parte branca
4 xícaras de chá de caldo de legumes morno
1 colher de sopa de azeite
1 cebola média, finamente picada
raspas da casca de 2 limões
1 1/2 xícara de chá de arroz do tipo Arbóreo
1/3 xícara de chá de vinho branco seco
1 xícara de chá de queijo parmesão ralado
sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo:
Lave bem os talos de funcho, separe a parte branca e fatie finamente. Reserve a parte verde dos talos; refogue a cebola no azeite de oliva, em fogo médio, até que ela fique macia. A seguir, adicione o funcho fatiada e as raspas de limão e mexa bem. Adicione o arroz e mexa bem para que os grãos se misturem bem com os demais ingredientes. Acrescente o vinho, mexendo bem, até que o líquido seja todo absorvido; acrescente 1 concha de caldo vegetal e reduza o fogo ao mínimo, mexendo sempre, até que o líquido todo tenha sido absorvido. Continue adicionando o caldo vegetal, uma concha por vez, até que o arroz fique al dente. Reserve a última concha de caldo. Adicione o caldo reservado juntamente com o queijo parmesão, sal e pimenta e misture bem. Remova do fogo, tampe e deixe repousar durante 2 minutos. Sirva em pratos, enfeitando com a parte verde dos talos de funcho.

Salada Mediterrânea

Rendimento:
6 a 8 porções

Ingredientes:
1 molho de alface mimosa lavada e seca (pique as folhas em 3 partes)
400 g de salmão defumado
120 g de tomate cortado em fatias finas
10 g de amêndoas torradas
30 g de erva doce em tirinhas
8 azeitonas pretas laminadas
Molho:
20 g de salsa picada
20 g de manjericão (só as folhas)
30 ml caldo de frango
10 ml de azeite
10 g de farinha de rosca
10 g de queijo parmesão ralado
1 dente de alho amassado
sal a gosto

Modo de preparo:
Arrume as folhas da alface ao redor de uma travessa. No centro, coloque o salmão enroladinho. Depois, arrume as fatias de tomates e as tiras de ervas doce. Salpique com as azeitonas. Bata todos os ingredientes do molho no liquidificador até obter um creme homogêneo. Regue a salada. Leve à geladeira por 15 minutos.

Berinjela Gratinada com Frutos do Mar

Rendimento:
4 a 6 porções

Ingredientes:
1 berinjela
2 dentes de alho
1 cebola roxa
4 colheres de óleo
250 g. camarão
250 g de lula
Queijo gorgonzola
3 tomates
1 talo de aipo
1 talo de funcho
Sal a gosto

Modo de preparo:
Numa grelha de fogão coloque óleo e a berinjela cortada em rodelas finas. Vire cada pouco as rodelas para grelhar sem queimar. Retire a berinjela e reserve Adicione a cebola e o alho cortados em rodelas finas com auxílio de um cortador/ralador. Coloque os camarões e a lula para grelhar com sal a gosto. Enquanto isso despele os tomates em água quente. Numa travessa refratária coloque no fundo as rodelas de berinjela, em seguida os tomates cortados em rodelas, o aipo cortado em rodelas e a erva doce cortada em pequenos cubos. Cubra com o queijo gorgonzola ralado na hora e deixe gratinar por 15 minutos. 


TABELA DE COMPOSIÇÃO QUÍMICA

Resultado da busca na Base de Dados de Nutrientes do USDA SR14

Funcho, semente

Nome científico:    Foeniculum vulgare

NDB No:    02018

Nutrientes

UnidadeValor por 100 g
Relacionados
Águag8.81
Caloriaskcal345
Proteínasg15.8
Lípides totais (gordura)g14.87
Carboidratos, por diferençag52.290001
Fibra total dietéticag39.799999
Cinzasg8.22
Minerais
Cálcio, Camg1196
Ferro, Femg18.540001
Magnésio, Mgmg385
Fósforo, Pmg487
Potássio, Kmg1694
Sódio, Namg88
Zinco, Znmg3.7
Cobre, Cumg1.067
Manganês, Mnmg6.533
Selênio, Semcg0
Vitaminas
Vitamina C, ácido ascórbico totalmg21
Tiaminamg0.408
Riboflavinamg0.353
Niacinamg6.05
Ácido pantotênicomg0
Vitamina B6mg0.47
Folato totalmcg0
Vitamina B12mcg0
Vitamina AUI135
Vitamina A, RAEmcg_RAE7
Lípides
Ácidos graxos, total saturadosg0.48
Ácidos graxos, total mono-insaturadosg9.91
Ácidos graxos, total poli-insaturadosg1.69
Colesterolmg0
Fonte: USDA Nutrient Database for Standard Reference, Release 14 (Julho 2001)

Funcho, bulbo, cru

Nome científico:    Foeniculum vulgare

NDB No:    11957

Nutrientes

UnidadeValor por 100 g
Relacionados
Águag90.209999
Caloriaskcal31
Proteínasg1.24
Lípides totais (gordura)g0.2
Carboidratos, por diferençag7.29
Fibra total dietéticag3.1
Cinzasg1.05
Minerais
Cálcio, Camg49
Ferro, Femg0.73
Magnésio, Mgmg17
Fósforo, Pmg50
Potássio, Kmg414
Sódio, Namg52
Zinco, Znmg0.2
Cobre, Cumg0.066
Manganês, Mnmg0.191
Selênio, Semcg0.7
Vitaminas
Vitamina C, ácido ascórbico totalmg12
Tiaminamg0.01
Riboflavinamg0.032
Niacinamg0.64
Ácido pantotênicomg0.232
Vitamina B6mg0.047
Folato totalmcg27
Vitamina B12mcg0
Vitamina AUI134
Vitamina A, RAEmcg_RAE7
Lípides
Ácidos graxos, total saturadosg0
Ácidos graxos, total mono-insaturadosg0
Ácidos graxos, total poli-insaturadosg0
Colesterolmg0
Fonte: USDA Nutrient Database for Standard Reference, Release 14 (Julho 2001)

Nenhum comentário:

Postar um comentário