A minha intenção é de somente divulgar uma pesquisa que realizei durante muito tempo, procurado saber sobre os diversos tipos de temperos, por uma mera curiosidade gastronômica. Gosto muito da gastronomia e sempre que posso me dedico a pesquisas nesse sentido. Tudo que escrevo aqui é fruto de pesquisa e, faço muitas copias daquilo que pesquisei. Não informo a fonte da pesquisa, pois verifiquei que em muitos sites se repetem os textos de outros sites, o que tornou difícil eu saber, na grande maioria, o autor da publicação e por isso omito esta informação. Se alguém identificar um texto seu, por favor, me indique que prontamente estarei indicando a sua autoria.

Gostaria que todos me ajudassem a enriquecer estas informações, complementado as que já existem, adicionando outras que julgar relevantes, e colaborado com novos temperos e/ou receitas.

Seguidores

quarta-feira, 31 de agosto de 2011


FENO-GREGO

Dados Gerais: 


O feno-grego (Trigonella foenum-graecum) já desde épocas muito antigas foi utilizado pelo homem como especiaria e como planta medicinal. É também conhecida em português pelo nome, de origem árabe, de Alforva. O feno grego é nativo da Índia, embora venha sendo cultivado nas regiões mediterrâneas desde os tempos mais remotos.
Em algumas regiões da África, as  sementes são deixadas de molho e preparadas como lentilhas. Também se pode deixar germinar as sementes e juntá-las às saladas verdes, às quais emprestam uma textura estaladiça e sabor ligeiramente amargo.
Os antigos egípcios usavam uma pasta de feno-grego para baixar a febre e como incenso. Na Índia, além de ser ingrediente essencial para o tradicional curry, também é utilizado como adubo, por ser um fertilizante natural.
Comercialmente, o extrato do  fe  no grego é utilizado para imitar o xarope de maplee no mango chutney. O feno-grego é tão aromático que toda a planta desprende um odor forte e característico. Contudo, as sementes são muito desagradáveis e amargas no seu estado natural, pelo que devem ser sempre torradas antes de usar.

Utilização/Preparo:

As sementes são utilizadas no curry, em pães egípcios e etíopes e para cobrir alimentos fritos, também não deixe de experimentá-lo tostado e inteiro no picles. O perfume é divino! Suas folhas têm limitado uso culinário, porém podem ser misturadas com saladas e a planta pode ser comida como verdura.

Conservação:

Folhas – suas folhas inteiras, depois de lavadas, podem ser conservadas na geladeira, em recipiente fechado, por alguns dias.

Grãos – coloque em recipiente fechado, em lugar seco e ventilado.

Cuidados na Compra:

Para ter todos os benefícios do feno-grego, escolha os mais frescos e de folhas bem verdes. O caso de comprar o produto seco devemos cuidar a data de validade.

Cuidados no Uso:

É contra-indicado o uso na gravidez, devido à presença de cumarinas e alcalóides, por promoverem um possível efeito abortivo e para lactantes, pois os princípios amargos contidos na droga passam para o leite materno.

Curiosidades:

O feno-grego é um dos primeiros condimentos do homem, plantado, segundo as lendas Indianas, por Shabari, a mulher mais velha do mundo!

Foi cultivado como planta forrageira pelos romanos e. mil anos depois, usado nos jardins imperiais de Carlos Magno.

Foram os antigos gregos que acharam por acaso uma semente curativa no monte de feno. Conta a história que os agricultores gregos, na esperança de tornar seu feno, embolorado e rançoso, mais palatável para seus cavalos, temperavam a coisa com punhados de uma plantinha verde que tinha cheiro de aipo. Os animais doentes, principalmente aqueles com estômagos inflamados e intestinos irritados, logo mostravam sinais de estarem melhores e passavam a ter bom apetite. Espalhou-se que aquela mistura de plantas era a melhor maneira de levar uma vaca ou cavalo ao feno e fazer com que comessem.

Algumas receitas:

Batatas com Feno-Grego

Rendimento:
4 a 6 porções

Ingredientes:
250g de batatas
1 colher de sopa de óleo
2 colheres de chá de sementes de cominho inteiras
1 cebola picada
1 dente de alho picados e amassados
1 colher de chá de gengibre ralado
1 maço de folhas de feno-grego fresco (só as folhas, lavadas e picadas)
1/4 colher de chá de cúrcuma
1/3 colher de chá de pimenta vermelha em pó

Modo de preparo:
Aqueça o óleo e coloque as sementes de cominho. Quando pipocarem, acrescente a cebola picada e deixe dourar bem. Adicione o alho e até quase dourar. Coloque o gengibre. Mexa bem. Junte o cúrcuma, a pimenta e sal, se necessário. Mexa por um minuto. Agregue a batata cortada em cubos, pré-cozida e misture bem. Deixe em fogo baixo. Se achar necessário borrife com um pouco de água, bem pouquinho, só para fazer um vaporzinho e terminar de amaciar as batatas. Quando estiverem bem quentes, adicione o feno-grego, misture bem e deixe no fogo por mais alguns minutos.

Grão-de-Bico com Feno-Grego

Rendimento:
200 g de grão-de-bico cozido
1 colher de chá de sementes de mostarda preta
1 colher de chá de gengibre ralado
2 pimentas malaguetas picadas
2 xícaras de chá de folhas de feno-grego
1/4 xícara de chá de coentro verde picado
1 tomate grande picado
3/4 colher de chá de cominho em pó
1/4 colher de chá de cúrcuma
1/2 colher de chá de Garam Masala
1 colher de chá de pimenta vermelha em pó
1/2 colher de chá de assa fétida
1 colher de sopa de farinha de grão-de-bico
Sal a gosto

Modo de preparo:
Aqueça um pouco de óleo em uma frigideira e adicione as sementes de mostarda. Quando pipocarem acrescente a pimenta malagueta picada e o gengibre ralado. Mexa bem e acrescente a assa fétida. Junte as folhas de feno-grego, sal e mexa bem. Acrescente o restante dos ingredientes e deixe apurar. Por último, junte o grão-de-bico e a farinha de grão-de-bico dissolvida em um pouco de água. Se necessário, acrescente água o suficiente para amolecer bem os grãos e formar um caldo grosso.

Cordeiro Marinado

Rendimento:
4 porções

Ingredientes:
400 g de lombo de cordeiro cortado em cubos
150 ml de vinho tinto seco
2 colheres de sopa de óleo
200 g de cebola picada
2 dentes de alho picados
5 g de gengibre picado
1/2 colher de café de sementes de amapola
1/2 colher de café de cominho em pó
1/2 colher de café de páprica
150 g de molho de tomate refogado
1 copo de iogurte natural
1 colher de café de açúcar
1 colher de café de feno-grego moído
100 ml de caldo de carne
200 ml de creme de leite
3 gotas de água de rosas



Modo de preparo:
Em uma vasilha, coloque os cubos de carne e o vinho.  Deixe marinar por 8 horas.    Em uma panela com o óleo, refogue as cebolas, o alho e o gengibre.   Junte a carne, as sementes de amapola, o cominho e páprica, mexendo bem. Cozinhe por 5 minutos em fogo médio.  Acrescente o molho de tomate, o iogurte, o açúcar, o feno grego e o caldo de carne.   Cozinhe por mais 5 minutos e adicione o creme de leite e a água de rosas. Deixe reduzir em fogo baixo e, quando a carne estiver macia, sirva quente.

Um comentário:

  1. Ele é realmente bom para auxiliar no crescimento dos cabelos?

    ResponderExcluir