HARISSA
Dados Gerais:
Harissa é uma pasta de pimentas vermelhas, comumente encontrada na culinária dos países do norte da África, especialmente no Marrocos, Tunísia e Algéria. Normalmente é adicionada a cuscuz e sopas, mas harmoniza perfeitamente com carnes e massas, EU (em maiúsculo mesmo) gosto muito com churrasco. Apesar de parecer um molho, é um tempero.
Utilização/Preparo:
Harissa
Ingredientes:
10-15 pimentas vermelhas secas sem talos ou sementes
1/2 colher de sopa de sal (melhor sal grosso moído)
2 colheres de sopa de azeite
1 colher de chá de sementes de coentro moídas
1 colher de chá de sementes de alcarávia
1/2 colher de chá de cominho moído
3 ou 4 Dentes de alho
Modo de preparo:
Hidratar as pimentas em água quente por 30 minutos e escorrer. Adicionar o alho, o sal e o azeite num processador ou almofariz e misturar até a mistura ficar homogênea. Adicionar os outros temperos, misturando até obter uma pasta grossa. Manter em pote de vidro, cobrindo o conteúdo com mais azeite de oliva por até dois meses em refrigerador.
Algumas receitas:
Carneiro Argelino
Rendimento:
6 a 8 porções
Ingredientes:
1 kg de perna de carneiro
1/2 kg de tomates sem pele
1/2 kg de semolina
1/2 abóbora em pedaços
6 batatas médias em pedaços
3 ovos cozidos
4 cebolas médias picadas
2 colheres de sopa de molho harissa
7 colheres de sopa de azeite
2 colheres de sopa de massa de tomate
1 pitada de gengibre
1 pitada de açafrão
Sal
Modo de preparo:
Trabalhe a semolina numa tigela com as mãos sempre úmidas. Coloque-a num escorredor de macarrão e mergulhe esse escorredor numa panela com água fervente (só meia panela de água). Regue com duas colheres (sopa) de azeite, tempere com sal a gosto e deixe cozinhar por mais ou menos duas horas, mexendo de vez em quando. Enquanto isso doure a cebola no azeite restante. Junte a perna de carneiro, os tomates passados na peneira e a massa de tomate. Cubra com água fervente. Acrescente o grão-de-bico escorrido, o molho harissa, o gengibre, o açafrão e uma pitada de sal. Deixe cozinhar em fogo brando e mexa de vez em quando. Cozinhe, separadamente, a abóbora e as batatas, em água e sal. Quando tudo estiver pronto, deixe a semolina numa travessa. Sobre ela, coloque a perna de carneiro e o grão-de-bico. Disponha a abóbora e as batatas em volta. Finalmente, salpique com os ovos cozidos picadinhos.
Frango Assado em Marinada de Iogurte
Rendimento:
6 a 8 porções
Ingredientes:
1 frango sem pele, cortado em pedaços
2 iogurtes naturais
2 colheres de sopa de harissa
sumo de 1 limão e meio
3 colheres de sopa de caril
7 dentes de alho
3 colheres de sopa de óleo de amendoim
2 colheres de sopa de gengibre ralado
sal e pimenta do reino moída a gosto
Modo de preparo:
Primeiro faz-se a marinada. Misturam-se os temperos todos num recipiente grande, o caril, a pimenta do reino, gengibre, sumo de limão, harissa, óleo, alho e iogurte. Mexe-se muito bem. Depois colocar o frango na marinada, envolvendo-o muito bem, de modo que todo fique bem coberto, temperar com sal e deixar marinar durante mais ou menos uma hora e meia. Após colocar no forno a alta temperatura (cerca de 250ºC) até a marinada ter desaparecido quase toda.
Purê de Abrobinha e Queijo
Rendimento:
4 a 6 porções
Ingredientes:
1/2 kg de abobrinhas cortadas em fatias grossas
1 colher de sopa de suco de limão
1 colher de sopa de azeite
Sal a gosto
1/2 colher de chá de alcaravia
1/2 colher de chá de coentro em pó
1/2 colher de chá harissa
1 dente de alho picado e amassado
Queijo fresco a gosto
Modo de preparo:
Cozinhe as abobrinhas em pouca água por uns 15 minutos, ou até que fiquem bem macias. Escorra bem e amasse ainda quentes, escorra novamente, se necessário, e reserve. Misture o suco de limão aos outros 6 ingredientes. Mexa bem e sirva com o queijo fresco esmigalhado por cima, e acompanhado de pão sírio, libanês ou pita.
Nenhum comentário:
Postar um comentário