A minha intenção é de somente divulgar uma pesquisa que realizei durante muito tempo, procurado saber sobre os diversos tipos de temperos, por uma mera curiosidade gastronômica. Gosto muito da gastronomia e sempre que posso me dedico a pesquisas nesse sentido. Tudo que escrevo aqui é fruto de pesquisa e, faço muitas copias daquilo que pesquisei. Não informo a fonte da pesquisa, pois verifiquei que em muitos sites se repetem os textos de outros sites, o que tornou difícil eu saber, na grande maioria, o autor da publicação e por isso omito esta informação. Se alguém identificar um texto seu, por favor, me indique que prontamente estarei indicando a sua autoria.

Gostaria que todos me ajudassem a enriquecer estas informações, complementado as que já existem, adicionando outras que julgar relevantes, e colaborado com novos temperos e/ou receitas.

Seguidores

terça-feira, 30 de agosto de 2011

HONDASHI

Dados Gerais:

Hondashi (em japonês "a base verdadeira do tempero") é uma marca registrada da empresa Ajinomoto. Trata-se de um tempero a base do peixe Bonito, muito utilizado em sopas, molhos, legumes entre outros tipos de pratos salgados. É um tempero equivalente ao caldo de galinha consumido no Brasil , mas a base é de peixe. O Hondashi é muito utilizado no Japão e há alguns anos está sendo comercializado no Brasil, desidratado.



Utilização/Preparo: 

Combina perfeitamente com massas, peixes, legumes, frutos do mar, saladas, carnes e sopas.

Algumas receitas:

Yakissoba de Filé

Rendimento:
4 a 6porções

Ingredientes:
2 colheres de chá de óleo
300 g de filé mignon cortado em iscas
meio pimentão vermelho médio, em quadrados
1 cenoura pequena cortada em palitos finos
4 folhas de repolho, em quadrados
2 buquês de brócolis divididos em ramos menores (40 g)
5 ervilhas-tortas cortadas em 4 partes iguais
4 colheres de sopa de shoyu
1 sache de hondashi
½ xícara de chá de água
500 g de macarrão instantâneo, tipo espaguete, cozido "al dente"

Modo de preparo:
Em uma panela grande, coloque o óleo e leve ao fogo alto para aquecer. Junte a carne e frite por 4 minutos, ou até dourar. Acrescente o pimentão e a cenoura, e refogue por 2 minutos. Adicione o repolho, os brócolis, a ervilha-torta, o shoyu, o hondashi e 2 colheres (sopa) da água, e deixe cozinhar em fogo médio, com a panela semitampada, por 8 minutos, ou até o repolho murchar. Junte o amido de milho já dissolvido na água restante e cozinhe por mais 3 minutos, ou até encorpar.
Retire do fogo, regue o macarrão e sirva em seguida.

Baby Beef à Moda Oriental

Rendimento:
4 a 6 porções

Ingredientes:
1 colher de sopa de óleo
2 dentes de alho picados
200 g de filé bovino cortado em iscas
200 g de shitake cortado em tiras
1 sache de hondashI
2 colheres de sopa de shoyu
½ xícara de chá de cebolinha verde cortada em rodelas

Modo de preparo
Em uma frigideira grande, coloque o óleo e leve ao fogo alto para aquecer. Junte o alho e refogue rapidamente, até dourar. Acrescente a carne, aos poucos, e frite por cerca de 7 minutos, ou até mudar completamente de cor. Adicione o shitake e refogue por 4 minutos e tempere com o Hondashi e o shoyu. Tampe a panela e deixe cozinhar em fogo médio, com a panela semitampada, por 2 minutos. Polvilhe a cebolinha, mexa e retire do fogo. Sirva em seguida.

Kimchee
 
Rendimento:
4 a 6 porções

Ingredientes:
1 acelga
1 colheres de chá de sal
1 colheres de chá de açúcar
2 pimentas dedo de moça picada finamente
3 dentes de alho picados finamente
1 colheres de chá de gengibre picado finamente
1 xícara de chá de cebolinha verde picada
1 envelope de hondashi

Modo de preparo
Corte a acelga em quadrados de 10 cm. Tempere com o sal, o açúcar, o tempero de peixe e misture bem. Acrescente os outros ingredientes, misture mais uma vez, coloque em um recipiente e deixe descansando na geladeira por quatro horas.

Bacalhau Oriental

Rendimento:
4 a 6 porções

Ingredientes:
500 g de bacalhau porto em filés
150 ml de saquê
200 ml de saquê mirim
1 envelope de hondashi
Azeite a gosto
500 g de mis sô

Modo de preparo
Dessalge o bacalhau com pelo menos 24 horas de antecedência, trocando diversas vezes a sua água. Retire a pele e as espinhas e reserve. Em uma panela, combine os saquês, o hondashi e o mis sô e deixe derreter em fogo baixo, mexendo sempre, até que fique homogêneo e sem grumos. Deixe a mistura esfriar e, então, coloque o bacalhau nessa mistura por, pelo menos, 2 horas. Retire o bacalhau da mistura de mis sô e não deixe excessos da mistura. Em uma frigideira pré-aquecida, esquente um fio de azeite e frite o bacalhau igualmente de todos oslados. Sirva com cebolinhas verdes e arroz branco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário