A minha intenção é de somente divulgar uma pesquisa que realizei durante muito tempo, procurado saber sobre os diversos tipos de temperos, por uma mera curiosidade gastronômica. Gosto muito da gastronomia e sempre que posso me dedico a pesquisas nesse sentido. Tudo que escrevo aqui é fruto de pesquisa e, faço muitas copias daquilo que pesquisei. Não informo a fonte da pesquisa, pois verifiquei que em muitos sites se repetem os textos de outros sites, o que tornou difícil eu saber, na grande maioria, o autor da publicação e por isso omito esta informação. Se alguém identificar um texto seu, por favor, me indique que prontamente estarei indicando a sua autoria.

Gostaria que todos me ajudassem a enriquecer estas informações, complementado as que já existem, adicionando outras que julgar relevantes, e colaborado com novos temperos e/ou receitas.

Seguidores

terça-feira, 30 de agosto de 2011

HORTELÃ - MENTA

Dados Gerais:

Menta e hortelã são dois nomes para um mesmo tipo de erva: a Mentha. No Brasil, chamamos de hortelã os pezinhos da espécie Mentha piperita, e de menta, os da Mentha spicata. Tempero famoso entre os árabes e muito comum em chás e sucos, tem cada vez mais se popularizado na cozinha contemporânea.
Ela pode ser usada à vontade e seu sabor e aroma marcantes dão muita personalidade às receitas. A hortelã vai bem em molhos de tomate, alcaparras, saladas e sucos, além de ser um excelente tempero para carnes. Suas folhas também podem ser usadas para decorar pratos e sucos.
Além de muito saborosa e perfumada, é rica em vitaminas C e A, cálcio e ferro, tornando sua receita ainda mais saudável.

Utilização/Preparo:

Ervas frescas: A culinária ocidental usa a menta para dar sabor a beringelas, cenouras, abobrinha, ervilhas, batatas e tomates. A menta e o hortelã vão muito bem com carne de frango, porco e vitela e o tradicional carneiro, seja como uma marinada, em forma de geléia, molho frio com azeite, etc. O molho “paloise” (um tipo de molho béarnaise feito com hortelã ao invés de losna) é um excelente acompanhamento para peixes e aves.
Na cultura árabe a hortelã é essencial para o famoso tabule e é parte importante do mezze, uma porção de ervas frescas, saladas e legumes. No Vietnã a hortelã ou menta são adicionadas em saladas ou a pratos que acompanhem os rolinhos primavera.
No Irã ela é servida com pepinos e iogurte ,como numa sopa. Os indiano usam muito em chutneys e raitas. Usam também para suavizar os temperos picantes de legumes e carnes.
Em partes da América do Sul a hortelã ou a menta são usadas em combinação com pimentas, salsinha e orégano para temperar pratos de cozimento lento. Os mexicanos usam uma pequena porção em bolinhos de carne.
A hortelã fresca fica deliciosa quando misturada a saladas de frutas. O sorvete de hortelã é tido como um dos mais saborosos e refrescantes.

Folhas secas: Nos países mediterrâneos e árabes, a menta e a hortelã secas são normalmente mais usadas do que as folhas frescas. Na Grécia a erva seca é normalmente combinada com orégano e canela para temperar keftedes (um tipo de bolinho de carne). Na ilha de Chipre é utilizada nos cheesecakes de Páscoa, chamados flaounes. Cacik, a salada turca de pepinos com iogurte fica perfeita com hortelã desidratado.

Conservação:

Fresca: deve ser acondicionada em saco plástico, na geladeira, por alguns dias. Para congelar: retire as folhas do caule e pique-as finamente. Coloque-as em uma fôrma de gelo com água e leve-as ao congelador. 

Como secar: seque ao ar livre, em local sombreado e bem ventilado, por alguns dias. No microondas: lave e seque bem as folhas. Separe-as do talo e forre o prato do microondas com papel absorvente. Espalhe as folhas sobre o papel, deixando o centro do prato livre. Leve ao micro em potência máxima entre três e quatro minutos. Seca ou em pó: deve ser guardada ao abrigo da luz, respeitando o prazo da validade.

Cuidados na Compra:

A hortelã/menta é vendida geralmente fresca em buquê nas feiras ou lojas especializadas em ervas finas. Encontrada fresca, seca ou em pó. Fresca: maços e vasinhos de hortelã/menta fresca são encontrados em supermercados, mercados ou feiras. Escolha as folhas vistosas e evite as que estiverem murchas e manchadas. Seca: prefira as acondicionadas em vidros ou embalagens escuros, que devem ser guardados ao abrigo da luz. Verifique o prazo de validade.

Cuidados no Uso:

O mentol em crianças de pouca idade e lactentes pode levar à dispnéia e asfixia. A essência irrita a mucosa ocular (conjuntiva). Em pessoas sensíveis pode provocar insônia.

Curiosidades:

Segundo a mitologia grega a ninfa Menthe, filha de Cocyte, Deus do rio, foi responsável pela criação da hortelã. Diz-se que Menthe era amada por Plutão, Deus dos infernos, e isto enfureceu Perséfone, esposa de Plutão. A ira de Perséfone transformou a adorável Menthe numa planta destinada a crescer na entrada das cavernas.

Usada pelos egípcios, hebreus, gregos, medievais, romanos e americanos, durante o século IX foram introduzidas na Europa muitas variedades. 

Ela aparece em TODAS as listas de ervas que chegaram até nós. 

Na bíblia aparece como dízimo. Os árabes regavam as mesas de banquete com menta antes das festas e limpavam o chão com a erva para estimular o apetite dos convidados.

Algumas receitas:

Chutney de Menta

Rendimento:
1 porção

Ingredientes:
100 g de folhas de hortelã/menta picada
20 g de gengibre ralado
3 pimentões verdes picados finamente
Suco de 4 limas (100 ml)
5 iogurtes naturais sem açúcar (500 g)
Sal e pimenta a gosto

Modo de preparo:
Na liquidificadora, misture a hortelã, o gengibre, os pimentões e o sumo de lima. Adicione o iogurte e volte a misturar. Tempere a gosto com sal e pimenta.

Frango com Suco de Laranja e Hortelã

Rendimento:
6 porções

Ingredientes:
1 kg de filé de frango
5 dentes de alho amassados
1 colher de sobremesa de hortelã picada
Sal a gosto
pimenta-do-reino preta a gosto
suco de laranja
azeite extra virgem

Modo de preparo:
Tempere os filés com o alho, hortelã, sal e a pimenta. Acrescente azeite em quantidade suficiente pra manter os filés úmidos. Deixe pegar o tempero por no mínino 1 hora. Coloque um pouco de azeite no fundo de uma panela e deixe aquecer bem. Doure os filés, quatro ou cinco por vez, dos dois lados (não é necessário cozinhar internamente). Depois que todos os filés estiverem dourados, volte-os para a mesma panela e cubra-os com suco de laranja. Espere levantar fervura e abaixe o fogo. Deixe cozinhar até que o molho reduza pela metade e os filés estejam cozidos internamente. Se necessário, acrescente mais suco. Sirva com purê de batatas e salada verde.

Fusilli com Hortelã, Presunto e Ervilhas

Rendimento:
4 porções

Ingredientes:
500 g de fusilli
1 lata de ervilha
1 cebola picada
2 colheres de sopa de manteiga
10 fatias de presunto magro
hortelã picada a gosto
1 lata de creme de leite
sal a gosto
pimenta-do-reino branca a gosto
parmesão ralado

Modo de preparo:
Numa panela ao fogo, derreta a manteiga e refogue a cebola. Adicione as ervilhas, o presunto e metade da hortelã. Junte água o suficiente para cobrir as ervilhas e deixe cozinhar em fogo baixo por 5 minutos. Transfira o molho para o liquidificador, ou mixer, e bata até obter um creme. Volte para a panela e acrescente o creme de leite, o restante da hortelã, sal e pimenta do reino. Mexa, deixando aquecer. Junte os parafusos já cozidos e escorridos. Misture e sirva imediatamente.

TABELA DE COMPOSIÇÃO QUÍMICA

Resultado da busca na Base de Dados de Nutrientes do USDA SR14

Hortelã, fresco

Nome científico:    Mentha spicata

NDB No:    02065

Nutrientes

UnidadeValor por 100 g
Relacionados
Águag85.550003
Caloriaskcal44
Proteínasg3.29
Lípides totais (gordura)g0.73
Carboidratos, por diferençag8.41
Fibra total dietéticag6.8
Cinzasg2.03
Minerais
Cálcio, Camg199
Ferro, Femg11.87
Magnésio, Mgmg63
Fósforo, Pmg60
Potássio, Kmg458
Sódio, Namg30
Zinco, Znmg1.09
Cobre, Cumg0.24
Manganês, Mnmg1.118
Selênio, Semcg0
Vitaminas
Vitamina C, ácido ascórbico totalmg13.3
Tiaminamg0.078
Riboflavinamg0.175
Niacinamg0.948
Ácido pantotênicomg0.25
Vitamina B6mg0.158
Folato totalmcg105
Vitamina B12mcg0
Vitamina AUI4054
Vitamina A, RAEmcg_RAE203
Lípides
Ácidos graxos, total saturadosg0.191
Ácidos graxos, total mono-insaturadosg0.025
Ácidos graxos, total poli-insaturadosg0.394
Colesterolmg0
Fonte: USDA Nutrient Database for Standard Reference, Release 14 (Julho 2001)

Nenhum comentário:

Postar um comentário