A minha intenção é de somente divulgar uma pesquisa que realizei durante muito tempo, procurado saber sobre os diversos tipos de temperos, por uma mera curiosidade gastronômica. Gosto muito da gastronomia e sempre que posso me dedico a pesquisas nesse sentido. Tudo que escrevo aqui é fruto de pesquisa e, faço muitas copias daquilo que pesquisei. Não informo a fonte da pesquisa, pois verifiquei que em muitos sites se repetem os textos de outros sites, o que tornou difícil eu saber, na grande maioria, o autor da publicação e por isso omito esta informação. Se alguém identificar um texto seu, por favor, me indique que prontamente estarei indicando a sua autoria.

Gostaria que todos me ajudassem a enriquecer estas informações, complementado as que já existem, adicionando outras que julgar relevantes, e colaborado com novos temperos e/ou receitas.

Seguidores

terça-feira, 30 de agosto de 2011


JAMBU

Dados Gerais:

Jambu, também conhecida como agrião-do-pará (Acmella oleracea) é uma erva típica da região norte do Brasil, mais precisamente do Pará, do Amazonas,do Acre e de Rondônia. Sendo originária da América do Sul, é comum também em todo o sudoeste asiático. Estimula o apetite e tem efeito diurético, podendo baixar a pressão arterial. Em alguns países, ele é usado para inibir o gosto amargo de algumas misturas. Não contém muitas propriedades nutritivas, mas é rico em celulose, substância importante para o bom funcionamento do intestino. Além disso, pelo seu sabor forte, é usado como condimento, porque estimula a secreção gástrica e ajuda na digestão alimentar.

Utilização/Preparo: 

O jambu é muito utilizado nas culinárias paraense, amazonense, rondoniense e acriana, podendo ser encontrado em iguarias como o tacacá, o pato no tucupi e até mesmo em pizza combinado com mozarela. Pode-se preparar o jambu da mesma maneira que se prepara a couve refogada, cortando-a fininha e refogando-a no azeite com alho e sal a gosto e bacon cortado em cubinhos.

Uma de suas principais características é a capacidade de tremelicar os lábios de seus comensais. É usada como especiaria pelos chineses. As folhas podem ser usadas frescas ou secas.

Conservação:

O jambu deve ser consumido logo após ser colhido. Caso deva ser conservado por algumas horas, deixe-o de molho dentro de água fria.

Cuidados na Compra:

Quando o jambu está em bom estado para ser consumido, suas folhas são viçosas, sem picadas de insetos ou machucados. Não compre o jambu com folhas amareladas ou murchas. Para saber quanto comprar, calcule 2 maços de jambu para cada 6 pessoas.

Cuidados no Uso:

Devem evitar o seu consumo gestantes, lactantes, diabéticos, crianças menores de quatro anos, pessoas com história de sensibilidade a alguns componentes químicos do jambu.

Curiosidades:

O jambu é uma erva muito conhecida na Amazônia. A beleza, o sabor e os efeitos desta erva fazem dela um ingrediente especial! É vendida nos mercados e feiras livres em forma de bouquet. 

Suas folhas são de cor verde oliva e suas pequenas flores, amarelo gema. Estas características tornam o jambu muito atraente, e quem vê pela primeira vez, não imagina ser uma erva tão apreciada!

Algumas receitas:

Arroz de Jambu                                      

Rendimento:
4 a 6 porções

Ingredientes: 
1 xícara de chá de arroz
1 xícara de chá de folhas de jambu
1 colher de sopa de manteiga
2 dentes de alho picados
1 cebola média picada
sal a gosto

Modo de preparo:
Numa panela com a manteiga, refogue o alho e a cebola até começarem a dourar. Junte o arroz e refogue por mais alguns minutos. Adicione 2 xícaras de água fervente, tempere e cozinhe em fogo médio, até o arroz ficar macio e cozido. Enquanto isso lave as folhas de jambu e coloque para ferver rapidamente numa panela com água fervente. Escorra, corte as folhas e misture com o arroz.

Pato ao Tucupi

Rendimento:
6 a 8 porções

Ingredientes:
1 pato limpo
2 litros de tucupi
1/2 xícara de chá de goma de mandioca
4 pimentas de cheiro
4 dentes de alho
1 colher de chá de sal
2 maços de jambu
pimenta de cheiro

Modo de preparo:
Tempere o pato com cebola, o alho, o sal e a pimenta. Coloque-o em uma assadeira com um pouco de óleo. Leve ao forno e deixe até dourar. Retire do forno e corte em pedaços. Coloque o pato numa panela com o tucupi já fervido. Leve ao fogo e cozinhe até ficar macio. Se estiver muito seco, adicione mais tucupi. Acrescente então as folhas de jambu limpas, e deixe cozinhar até os talos ficarem bem macios.
Nas feiras livres o tucupi é vendido engarrafado. Para usá-lo, ferva-o com os temperos. O tucupi deve ser fervido com alho, chicória, alfavaca e sal.

Espaguete com Camarão e Jambu

Rendimento:
4 a 6 porções

Ingredientes:
5 litros de água
sal a gosto
500 g de espaguete
1/2 xícara de chá de azeite
5 dentes de alho picados
Camarão
1 limão cortado em 4 gomos
1 litro de água
5 dentes de alho picados
sal a gosto
3 colheres de sopa de salsinha picada
pimenta do reino a gosto
600g de camarões desalgados
4 colheres de sopa de azeite
1 1/2 xícara de chá de jambu cozido e picado

Modo de preparo:
Ferva a água com o sal e cozinhe o espaguete até ficar al dente. Escorra e reserve o macarrão e a água do cozimento.Em uma panela, aqueça o azeite e doure o alho.Retire com uma escumadeira e reserve.
Camarão
No liquidificador, bata o limão com a água. Coe e bata novamente com o alho, o sal, a salsinha picada e a pimenta. Deixe os camarões nesse tempero por 30 minutos. Em uma panela, aqueça o azeite e refogue os camarões, junte os jambus e refogue. Mergulhe o espaguete na água do cozimento, escorra e junte ao refogado de camarões. Cubra o macarrão com o alho frito e sirva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário