A minha intenção é de somente divulgar uma pesquisa que realizei durante muito tempo, procurado saber sobre os diversos tipos de temperos, por uma mera curiosidade gastronômica. Gosto muito da gastronomia e sempre que posso me dedico a pesquisas nesse sentido. Tudo que escrevo aqui é fruto de pesquisa e, faço muitas copias daquilo que pesquisei. Não informo a fonte da pesquisa, pois verifiquei que em muitos sites se repetem os textos de outros sites, o que tornou difícil eu saber, na grande maioria, o autor da publicação e por isso omito esta informação. Se alguém identificar um texto seu, por favor, me indique que prontamente estarei indicando a sua autoria.

Gostaria que todos me ajudassem a enriquecer estas informações, complementado as que já existem, adicionando outras que julgar relevantes, e colaborado com novos temperos e/ou receitas.

Seguidores

terça-feira, 30 de agosto de 2011

JERK  JAMAICANO
 
Dados Gerais: 

Jerk spice é uma mistura de temperos originária da Jamaica e que utiliza dois produtos locais: a pimenta-da-jamaica e a pimenta capsicum "scotch bonnet" que é muito ardida. Antigamente a mistura era usada junto com um processo de defumação para conservar carnes.

A mistura pode ser seca ou em pasta. A mistura seca pode ser misturada a um pouco de água, óleo, suco de frutas ou bebidas alcoólicas para fazer uma marinada pastosa. Os Jamaicanos gostam de misturá-la a um pouco de rum ou suco de laranja.

Utilização/Preparo: 

É usada em grelhados e assados principalmente de frango e porco, que são os pratos mais famosos da ilha: jerked pork - o nome também denomina a forma de cozinhar, sob carvão. O prato fica escuro, de cor quase negra e é muito picante. Hoje em dia a mistura é ainda usada com peixes e até tofu.

Jerk Sipce

Ingredientes: 
4 colheres de sopa de pimenta da Jamaica em pó
1 colher de sopa de tomilho seco
1 colher de sopa de páprica
1 colher de sopa de pimenta vermelha em pó (ou a gosto)
1 colher de chá de alho em pó
1 colher de chá de cebola em pó
½ colher de chá de pimenta do reino em pó

Modo de preparo:
Misture bem todos os ingredientes e armazene em local fresco, seco e escuro por até 6 meses.

Algumas receitas:

Filé de Frango com Laranja Ácida                                   

Rendimento:
4 a 6 porções

Ingredientes: 
500 g de filé de frango
1 colher de sobremesa de tempero jerk
2 dentes de alho
100 ml de suco de laranja ácida
1 colher de sopa de azeite
Manteiga para fritar

Sal a gosto
Modo de preparo:
Tempere os filés de frango com o tempero jerk, o suco de laranja, o alho, sal a gosto e o azeite. Deixe marinando por uma hora. Escorra o frango e reserve o líquido da marinada. Frite os filés em pouca manteiga até ficarem dourados e cozidos, retire-os da frigideira e acrescente o caldo da marinada, ferva até que a borra da frigideira se solte e o molho engrosse um pouco. Corrija o sal e sirva com arroz.

Pargo ao Molho Jerk

Rendimento:
4 porções

Ingredientes:
8 dentes de alho
6 cebolas pequenas picadas
1/2 xícara de chá de açúcar mascavo
4 pimentas dedo de moça
1 colher de sopa de páprica picante
1 colher de sopa de tomilho
1 colher de café de canela em pó
1/2 colher de café de noz moscada
2 colheres de sopa de molho de soja
sal a gosto
pimenta do reino a gosto
4 pargos inteiros de 400g cada

Modo de preparo:
Em uma vasilha, misture o alho, as cebolas, o açúcar mascavo, as pimentas dedo de moça, a páprica, o tomilho, a canela em pó, a noz moscada e o molho de soja.     Acerte o sal e a pimenta do reino. Bata a mistura no liquidificador. O molho pode ser guardado na geladeira por até 2 semanas. Pincele os peixes com o molho e deixe marinar, pelo menos, 2 horas na geladeira. Coloque os peixes em uma travessa refratária, cubra com papel alumínio e asse em forno pre aquecido, a 180C, por 15 minutos. Sirva em seguida.

Frango Jerk

Rendimento:
4 porções

Ingredientes:
6 cebolinhas picadas
1 cebola picada
1 pimenta tipo jalapeño sem sementes e picada
175 ml de molho de soja
125 ml de vinagre
4 colheres de sopa de óleo vegetal
2 colheres de sopa de açúcar mascavo
1 colher de sopa de tomilho fresco picado
1/2 colher de chá de cravo-da-índia em pó
1/2 colher de chá de noz moscada em pó
1/2 colher chá de pimenta da jamaica em pó
680 g de filés de peito de frango, sem osso e sem pele

Modo de preparo:
Em um processador de alimentos ou liquidificador, misture as cebolinhas, com a cebola, a pimenta, o molho de soja, o vinagre, o óleo vegetal, o açúcar mascavo, o tomilho, o cravo-da-índia, a noz-moscada e a pimenta da Jamaica. Bata tudo por cerca de 15 segundos. Coloque o frango em uma tigela média. Cubra-o com a marinada. Leve-o à geladeira por 4 a 6 horas, ou por uma noite. Pre aqueça a churrasqueira em fogo alto. Unte levemente a grelha. Asse o frango na churrasqueira quente por 6 a 8 minutos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário