A minha intenção é de somente divulgar uma pesquisa que realizei durante muito tempo, procurado saber sobre os diversos tipos de temperos, por uma mera curiosidade gastronômica. Gosto muito da gastronomia e sempre que posso me dedico a pesquisas nesse sentido. Tudo que escrevo aqui é fruto de pesquisa e, faço muitas copias daquilo que pesquisei. Não informo a fonte da pesquisa, pois verifiquei que em muitos sites se repetem os textos de outros sites, o que tornou difícil eu saber, na grande maioria, o autor da publicação e por isso omito esta informação. Se alguém identificar um texto seu, por favor, me indique que prontamente estarei indicando a sua autoria.

Gostaria que todos me ajudassem a enriquecer estas informações, complementado as que já existem, adicionando outras que julgar relevantes, e colaborado com novos temperos e/ou receitas.

Seguidores

terça-feira, 30 de agosto de 2011


KASHMIR MASALA

Dados Gerais:

Em meados do século 19, o marajá da Caxemira (norte da Índia), ordenou a seu cozinheiro para sempre utilizar os seus ingredientes favoritos que eram o cardamomo, a canela e cravo, esta mistura refletia sua paixão por essas especiarias que se tornou universalmente conhecido como Kashmir Massala. 





Utilização/Preparo:

O Kashmir Masala é uma mistura de especiarias fortemente marcada por um aroma entre o picante e o adocicado. Juntamente com leite de coco ou iogurte, adiciona um sabor único a pratos com frutos do mar, carne de carneiro e arroz.

Kashmir Masala

Ingredientes:
10 cardamomos verdes
1 colher de sopa de cravo
1 colher de sopa de kummel
1 colher de chá de noz-moscada moída
1 colher de sopa de pimenta do reino vermelha moída
2 colheres de chá de cominho em semente
2 paus de canela
1 / 2 colher de pimenta caiena

Modo de preparo:
Esmagar as vagens de cardamomo e fritar todos os ingredientes, exceto a noz-moscada e pimenta do reino, por 1 a 2 minutos. Coloque em um moedor de especiarias, em seguida, misturar muito bem com a pimenta do reino e noz-moscada.

Algumas receitas:

Couscous Marroquino de Camarão ao Kashmir Masala

Rendimento:
4 a 6 porções

Ingredientes:
½ Cebola média (cortada bem miúda)
4 colheres de sopa de azeite
250g de Camarão miúdo
10 Camarões médios
1 Tomate (cortado em pedaços pequenos)
1 ½ colher de chá de kashmir masala 
2 xícaras (300g) de farinha de semolina
2 colheres de chá de Sal

Modo de preparo:
Colocar metade da porção de azeite em uma panela e refogar a cebola até que fique transparente. Em fogo alto, acrescentar os camarões. Após 3 ou 4 minutos, e mexendo sempre, juntar o tomate, o kashmir masala e o sal. Sem mexer, deixe refogar em fogo médio por mais 3 min. Coe a mistura reservando o liquido em uma vasilha à parte.  Junte água ao líquido reservado até completar 500 ml. Após ferver este caldo, adicione-o a farinha, colocando, também, o restante da porção de azeite. Enquanto o liquido é absorvido pelo couscous (cerca de 8 minutos), aqueça os camarões. Assim que o caldo for absorvido, junte os camarões ao couscous e mexa com um garfo. Antes de levá-lo à mesa sugere-se o aquecimento do prato.

Couve-Flor ao Iogurte com Especiarias

Rendimento:
6 a 8 porções

Ingredientes:
1 couve-flor
4 colheres de sopa de óleo
1 dente de alho
2 pimentas dedo-de-moça (verdes)
2 cebolas médias
200g de iogurte
3 folhas de louro
1 pitada de cúrcuma (açafrão-da-terra)
2 colheres de chá de kashmir masala
1 maço pequeno de coentro
 Sal e pimenta-do-reino preta a gosto

Modo de preparo:
Desfolhe a couve-flor, lave e separe-a em pequenos buquês. Reserve. Descarte o cabo das pimentas, corte-as ao meio, lave e retire as sementes. Descasque o alho e as cebolas e pique-os juntos com as pimentas verdes, até ficar uma mistura pastosa. Em uma panela média, aqueça metade do óleo e refogue os buquês por aproximadamente 5 minutos. Deixe escorrer, retirando o excesso de gordura e de água. Acrescente o iogurte à mistura.  Em outra panela, aqueça o restante do óleo e refogue os temperos que foram picados. Quando estiverem bem perfumados, misture o louro, a cúrcuma e o kashmir masala. Ajuste o sal, a pimenta e cozinhe por mais 2 minutos. Incorpore a couve-flor com iogurte e mexa bem. Cozinhe em fogo médio por 10 min. e, depois, adicione 1 copo de água em ebulição e aumente o fogo. Deixe cozer por 15 a 20 minutos com a panela tampada. Ao final, coloque o conteúdo da panela em uma travessa, salpique o coentro fresco, cortado em tirinhas, e sirva quente.

Tostadas de Tomate e Anchovas

Rendimento:
4 a 6 porções

Ingredientes:
1 pão italiano
3 dentes de alho
8 tomates maduros
80bml de azeite extra-virgem
5 filés de anchova em conserva, escorridos
kashmir masala a gosto

Modo de preparo:
Pré-aqueça o forno a 180ºC. Fatie o pão italiano em pedaços de 1,5 cm. Corte os dentes de alho e os tomates ao meio; e as em três partes, deixando pedaços de 3 a 4 cm. Em uma assadeira, disponha as fatias de pão, regue-as com um fio de azeite e leve ao forno, até que estejam torradas. Depois de torradas e ainda quentes, esfregue as metades de alho nas fatias de pão e dispense o alho restante. Faça o mesmo com os tomates cortados, para que seja absorvido um pouco de líquido nas torradas. Dispense as sementes do tomate e corte em cubinhos o restante. Coloque os pedaços de tomate sobre as torradas, regue com azeite e salpique kashmir masala. Disponha os pedacinhos de anchova para finalizar e sirva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário