A minha intenção é de somente divulgar uma pesquisa que realizei durante muito tempo, procurado saber sobre os diversos tipos de temperos, por uma mera curiosidade gastronômica. Gosto muito da gastronomia e sempre que posso me dedico a pesquisas nesse sentido. Tudo que escrevo aqui é fruto de pesquisa e, faço muitas copias daquilo que pesquisei. Não informo a fonte da pesquisa, pois verifiquei que em muitos sites se repetem os textos de outros sites, o que tornou difícil eu saber, na grande maioria, o autor da publicação e por isso omito esta informação. Se alguém identificar um texto seu, por favor, me indique que prontamente estarei indicando a sua autoria.

Gostaria que todos me ajudassem a enriquecer estas informações, complementado as que já existem, adicionando outras que julgar relevantes, e colaborado com novos temperos e/ou receitas.

Seguidores

domingo, 28 de agosto de 2011

PIMENTA DA JAMAICA

Dados Gerais:


A Pimenta da jamaica (Pimenta dioica) é uma árvore que chega a medir até 10 metros, da família das mirtáceas. Tal espécie de árvore possui casca lisa e acinzentada, folhas coriáceas, flores em cimeiras axilares e frutos bacáceos. Nativa da América Central e Caribe, sua madeira é própria para o fabrico de bengalas, e a casca, os frutos e as sementes são estimulantes, carminativos, aromáticos e sucedâneos da pimenta-do-reino. 
Os frutos são secos ao sol até ficarem de cor marrom avermelhada. Encontrada moída e inteira, seu sabor lembra uma mistura de cravos, canela e noz-moscada e intensifica-se na comida com o tempo. As bagas da pimenta da jamaica são, em média, o dobro do tamanho da baga da pimenta do reino; são de cor verde antes de amadurecerem. As árvores cultivadas crescem no que se chama uma "alameda condimentada" e, quando estão floridas, enchem o ar de um perfume que emana das suas aromáticas folhas, casca, flores e sementes. Suas propriedades preservativas foram muito valorizadas no século 17, por manter em condições de consumo tanto o peixe quanto a carne, após longas viagens. Também é conhecida pelos nomes de murta pimenta, pimenta dioica e pimenta de coroa.

Utilização/Preparo:
O seu sabor é bastante apreciado e lembra a combinação de canela, noz-moscada e cravo-da-índia.. No interior dos frutos contém duas sementes que depois de beneficiadas dão um sabor especial às conservas, e servem para condimentação de carnes e mariscos. A pimenta da jamaica apresenta um uso versátil. Inteira, pode ser empregados em sopas, assados, assados de panela, molhos, marinadas, bebidas, beterraba em conserva, conservas, frutas assadas e em ponches; peixes ou frutos do mar. Moída, pode ser adicionada a bolos, bolachas, doces, coberturas, pudins de ameixa, tortas de frutas, carnes, frutas, assados, assados de panela, molho chili, catchup, molho de tomate, molho para espaguete, molho para churrasco, cobertura francesa, sopas, ovos em picles, batata-doce e moranga. Ingrediente do tempero sírio ba-har. Na culinária caribenha, esta pimenta com sabor relacionado ao do cravo é largamente utilizada. Carnes são normalmente recheadas com as folhas desta planta e assadas com a madeira. São também feitas pastas combinando a pimenta jamaica com cebola e outros tipos de pimenta para marinar carne de frango ou de porco antes de assá-las. Na Inglaterra e nos Estados Unidos é utilizada em caldos, molhos e para temperar conservas de vegetais, juntamente com sementes de mostarda branca. Na culinária asiática não é um condimento muito aceito, apesar de ser utilizado algumas vezes no preparo do curry.

Conservação:
Armazene a Pimenta da jamaica em local seco, bem ventilado e longe dos raios solares. O calor, a umidade e a luz são inimigos dos temperos, fazendo com que percam o aroma com maior rapidez. Embora o local mais prático para armazenar seus temperos seja logo próximo ao fogão, dê preferência a um lugar fresco, longe do fogo, melhor ainda dentro de armários fechados.

Cuidados na Compra:
A Pimenta da jamaica deve provir de frutos maduros ou próximos da maturação, sãos, limpos e dessecados. Os frutos têm forma globular, medindo acima de 5 mm de diâmetro com superfície lisa. Verifique sempre a procedência do produto que está comprado.

Cuidados no Uso:
Em excesso é cáustico, podendo provocar irritação no aparelho digestivo, úlcera, colite, câncer de cólon intestinal, hemorróidas.

Curiosidades:
Pimenta da jamaica é conhecida em inglês como "allspice", devido ao seu aroma, que remete a uma combinação de especiarias, principalmente canela, cravo-da-índia, gengibre e noz moscada. 

Por este motivo, ela pode ser usada como substituta na combinação destes condimentos (uma parte de noz-moscada para duas partes de canela e cravos).
 
A madeira da árvore foi muito utilizada na produção de bengalas, o que chegou a colocar a espécie em risco de extinção.

Algumas receitas:

Espetinhos de Frango e Manga                                    

Rendimento:
4 porções

Ingredientes: 
300 g de filé de frango cortado em cubos médios
1 manga cortada em cubos médios
1 pimentão vermelho cortado em cubos médios
sal a gosto
pimenta da jamaica moída a gosto
2 colheres de sopa de molho shoyu
2 colheres de sopa de suco de laranja
1 colher de sopa de catchup
1 colher de chá de azeite
1 alho poro cortado em rodelas

Modo de preparo:
Monte no palito: intercale cubos de frango, pimentão e manga. Numa vasilha misture o sal, a pimenta da Jamaica, o suco de laranja, o catchup e o shoyu e besunte todos os espetinhos. A seguir, frite-os no azeite. Numa frigideira, coloque a parte branca do alho poro para refogar com um fio de azeite. Sirva os espetos de frango com um refogado de alho poro.

Peras Cozidas no Maracujá

Rendimento:
6 porções

Ingredientes:
6 peras sem casca
6 maracujás
300 g de açúcar
1 canela em pau partida grosseiramente
6 pimenta da Jamaica moídas
300 ml de água

Modo de preparo:
Separar a polpa do maracujá das sementes. Colocar em uma panela o suco de maracujá, a água, o açúcar e as especiarias, deixar ferver e juntar as peras. De tempos em tempos testar o cozimento com ajuda de um palito, assim que as peras ficarem macias retirá-las da calda e reservar. Cozinhe a calda por mais alguns minutos até engrossar um pouco, passe-a por uma peneira e coloque-a sobre as peras. Para servir coloque as peras nos centros dos pratos, regar com a calda e enfeitar com sementinhas secas e gotas de calda de framboesa.

Churrasco de Lombo

Rendimento:
6 a 8 porções

Ingredientes:
1 kg de lombinho de porco
1 colher de sopa de sal grosso moído
1 pimenta da jamaica moída
6 a 8 grãos de pimenta-do-reino moídos
2 dentes de alho socados
2 folhas de louro
suco de 1 limão
manteiga ou óleo o suficiente

Modo de preparo:
Limpe o lombo e retire o excesso de gordura (se houver). Bata no liquidificador o louro com o suco do limão. Prepare uma pasta com um pouco de manteiga ou óleo, o limão batido com louro, o sal e as pimentas. Esfregue a pasta em todo o lombo e coloque a peça sobre a grelha da churrasqueira para tostar, dourar e assar. Estando bem cozida (não deve soltar mais água com sangue) estará no ponto. Retire da grelha, corte em fatias e arrume na travessa com uma gostosa farofa. Acompanhe com molho vinagrete e uma boa salada verde

Nenhum comentário:

Postar um comentário