A minha intenção é de somente divulgar uma pesquisa que realizei durante muito tempo, procurado saber sobre os diversos tipos de temperos, por uma mera curiosidade gastronômica. Gosto muito da gastronomia e sempre que posso me dedico a pesquisas nesse sentido. Tudo que escrevo aqui é fruto de pesquisa e, faço muitas copias daquilo que pesquisei. Não informo a fonte da pesquisa, pois verifiquei que em muitos sites se repetem os textos de outros sites, o que tornou difícil eu saber, na grande maioria, o autor da publicação e por isso omito esta informação. Se alguém identificar um texto seu, por favor, me indique que prontamente estarei indicando a sua autoria.

Gostaria que todos me ajudassem a enriquecer estas informações, complementado as que já existem, adicionando outras que julgar relevantes, e colaborado com novos temperos e/ou receitas.

Seguidores

domingo, 28 de agosto de 2011

PIMENTA CALABRESA

Dados Gerais:

 A pimenta calabresa não é uma espécie de pimenta, é apenas uma pimenta desidratada que se comercializa na forma de flocos com sementes ou em pó. Tem um sabor menos picante, que as suas parentes, "passando rápido" pelo paladar. Lembrando um sabor de embutidos defumado. Ideal para pratos com caldos: Inhâme, cará, Vaca atolada, estrogonofe, sopas e molhos. Usado como tempero rápido em pizzas e outros lanches salgados. No Brasil, a pimenta calabresa é produzida a partir de pimentas  como a dedo de moça, picumari e a cambuci, enquanto na Europa é usada a variedade peperoncini.

Algumas Receitas:

Macarronada Rápida

Rendimento:
4 a 6 porções

Ingredientes:
500 g de talharim cozido "al dente"
3 litros de água
sal a gosto
1 xícara de café de azeite
2 dentes de alho picados
1 cebola cortada em tiras
1 pimentão vermelho cortado em tiras
2 colheres de sopa de bacon picado
pimenta calabresa a gosto
manjericão fresco a gosto

Modo de preparo:
Aqueça o azeite, frite o bacon até ficar macio, junte a cebola, o alho e refogue até a cebola ficar macia. Junte os demais ingredientes à massa, menos o manjericão e abafe. Sirva, com manjericão a gosto e queijo parmesão ralado. Em 15 minutos está pronto.

Frango à Delicia

Rendimento:
6 a 8 porções

Ingredientes:
1 kg coxa e contra coxa
1 colher de sopa de maionese
1 colher de sopa de mostarda
1 colher de sopa de pimenta calabresa
2 laranjas
1 colher de sopa de ketchup
1 colher de sopa de mel
1 pitada de Noz moscada
1 pitada de gengibre
1 colher sopa rasa de sal

Modo de preparo:
Misture o suco da laranja com: maionese, mostarda, pimenta, sal, ketchup, noz moscada, mel, gengibre e acrescente ao frango. Deixe descansar por 1 hora. Assar por 30 minutos com papel alumínio retire e deixe dourar por mais ou menos 10 minutos.

Anéis de Cebola

Rendimento:
4 a 6 porções

Ingredientes:
2 xícaras de chá de farinha de trigo
1 xícara de chá de cerveja
1 colher de sopa de óleo
1 colher de chá de pimenta calabresa seca
1 ovo
sal a gosto
3 cebolas cortadas em rodelas médias
óleo a gosto

Modo de preparo:
Misture a farinha, a cerveja, o óleo, a pimenta, o ovo e o sal, mexendo bem. Deixe descansar por cerca de 30 minutos. Desfaça as rodelas e coloque-as em água gelada por cerca de 10 minutos. Escorra bem, mergulhe as rodelas na massa e frite-as no óleo quente até que doure. Disponha em papel absorvente. Sirva a seguir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário