A minha intenção é de somente divulgar uma pesquisa que realizei durante muito tempo, procurado saber sobre os diversos tipos de temperos, por uma mera curiosidade gastronômica. Gosto muito da gastronomia e sempre que posso me dedico a pesquisas nesse sentido. Tudo que escrevo aqui é fruto de pesquisa e, faço muitas copias daquilo que pesquisei. Não informo a fonte da pesquisa, pois verifiquei que em muitos sites se repetem os textos de outros sites, o que tornou difícil eu saber, na grande maioria, o autor da publicação e por isso omito esta informação. Se alguém identificar um texto seu, por favor, me indique que prontamente estarei indicando a sua autoria.

Gostaria que todos me ajudassem a enriquecer estas informações, complementado as que já existem, adicionando outras que julgar relevantes, e colaborado com novos temperos e/ou receitas.

Seguidores

domingo, 28 de agosto de 2011


PIMENTA - MOLHO

Dados Gerais:

Para quem gosta da comida bem temperada, muitas vezes o molho de pimenta é indispensável. Alguns não gostam pela ardência que ela tráz, mas, na verdade, ela realça o sabor dos alimentos, o seu cheiro inconfundível abre o apetite e nos enche os olhos com suas cores e formas. O molho de pimenta dá um sabor especial a inúmeros pratos: carnes, sopas, saladas, petiscos, etc. O  ideal é servir os molhos separadamente dos pratos, em uma cumbuca ou no próprio vidro, pois assim você agrada tanto as pessoas que gostam do molho como as que não gostam ou não podem comer nada com pimentas.

Utilização/Preparo:

Molho de Pimenta Caseiro
 
Ingredientes:
12 pimentas frescas do tipo ardida (pode ser uma combinação de caiena, dedo de moça, malagueta, etc..)
1 dente de alho descascado
1/2 colher de chá de sal
1/2 colher de chá de açúcar
1/2 xícara de chá de vinagre branco ou de maçã

Modo de preparo:
Em uma panela pequena de vidro ou inox, ferva as pimentas, o alho descascado, o sal e o açúcar no vinagre até ficarem macios. Retire do fogo e deixe esfriar. Transfira para o liquidificador e bata até obter um creme homogêneo. Passe por uma peneira pressionando com uma colher para retirar as sementes. Adicione mais vinagre, caso deseje uma consistência mais líquida. Guarde em potes esterilizados e tampados na geladeira.

Molho de Pimenta Natural

Ingredientes
100 g de pimenta dedo de moça lavada e sem sementes
3 tomates sem peles e sem sementes picados
1 dente de alho
1 folha de louro
1/3 de xícara de chá de vinagre
2 colheres de chá de sal
1 colher de chá de açúcar
2 cravos da índia
1/2 colher de chá de cominho em pó
4 colheres de sopa de azeite

Modo de preparo:
Bata todos os ingredientes no liquidificador até ficar homogêneo. Coloque em vidros esterilizados e reserve na geladeira até a hora de servir.

Molho de Pimenta Suave
 
Ingredientes:
1 pimenta vermelha pequena
1/2 cebola pequena
1 dente de alho
2 xícaras pequenas de extrato de tomate
1/2 xícara pequena de molho shoyu
2 colheres de sopa de azeite
2 colheres de sopa de vinho branco ou tinto
2 colheres de café de vinagre
1 colher de café de sal
1 colher de café de: salsa, cebolinha, orégano, catchup, mostarda e curry
1 folha de louro

Modo de preparo:
Um liquidificador bata bem a cebola, a pimenta e o alho com o azeite e o molho shoyu, depois acrescente os outros ingredientes e bata tudo muito bem. Dependendo da consistência desejada, pode adicionar mais extrato ou água para afinar.

Algumas Receitas:

Batata chili

Rendimento:
6 a 8 porções

Ingredientes:
1 kg de batatas
2 colheres de sopa de azeite
2 colheres de sopa de manteiga
Ingredientes para a Cobertura:
3 colheres de sopa de azeite
1 cebola
6 dentes de alho amassados
½ kg de carne moída
1 colher de sobremesa de molho de pimenta vermelha
½ xícara de chá de molho de tomate
sal a gosto
300 g de queijo tipo cheddar

Modo de preparo:
Cozinhar as batatas em rodelas. Fritar as batatas na manteiga e no azeite até dourar. Em uma panela, aquecer o azeite e refogar a cebola e o alho, até ficar bem dourados. Acrescentar a carne e refogar um pouco. Juntar a pimenta, o sal e o molho de tomate e refogar um pouco mais, até que o molho tenha reduzido bem. Num refratário, colocar as batatas, a carne por cima e cobrir com o queijo cheddar ralado. Levar ao forno para o queijo derreter. Servir bem quente.

Berinjela à Siciliana

Rendimento:
6 a 8 porções

Ingredientes:
2 berinjelas médias descascadas e cortadas em tirinhas finas e curtas.
sal a gosto
1/2 cebola média cortada bem fininha
2 dentes médios de alho bem picados
1/2 xícara de azeitona verde picadinha
Pimenta do reino moída, cominho em pó e orégano a gosto
vinagre e azeite a gosto
molho de pimenta vermelha a gosto

Modo de preparo:
Polvilhe a berinjela com bastante sal. Deixe por 15 a 20 minutos em repouso, com um prato e um objeto pesado em cima. Separe a água e esprema num espremedor de batatas para retirar todo o resto da água. Junte a cebola, o alho e a azeitona e misture. Polvilhe com pimenta, cominho e orégano a gosto. Junte os demais ingredientes e regue com vinagre e azeite.
ATENÇÃO: a berinjela absorve muito os temperos, então não exagere no vinagre. Complete com uma mistura de partes iguais de óleo de canola e azeite até cobrir. Sirva acompanhado de pão ou torradinhas.

Frango ao Forno

Rendimento:
4 a 6 porções

Ingredientes:
1 ½ kg de frango (sobre coxas)
3 cubos de caldo de galinha
1 xícara de chá de suco de laranja
1 colher de chá de molho de pimenta vermelha
1 cebola grande cortada em cubos
3 tomates grandes sem sementes cortados em cubos
1 colher de sopa de orégano

Modo de preparo:
Misture o frango com o caldo de galinha, dissolvidos no suco de laranja quente e a pimenta. Deixe tomar gosto por 15 minutos. Coloque numa assadeira, cubra com papel alumínio e leve ao forno médio, por cerca de 30 minutos. Misture a cebola, os tomates e o orégano com o caldo restante esfarelado. Espalhe sobre o frango e
volte ao forno por mais 10 minutos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário