A minha intenção é de somente divulgar uma pesquisa que realizei durante muito tempo, procurado saber sobre os diversos tipos de temperos, por uma mera curiosidade gastronômica. Gosto muito da gastronomia e sempre que posso me dedico a pesquisas nesse sentido. Tudo que escrevo aqui é fruto de pesquisa e, faço muitas copias daquilo que pesquisei. Não informo a fonte da pesquisa, pois verifiquei que em muitos sites se repetem os textos de outros sites, o que tornou difícil eu saber, na grande maioria, o autor da publicação e por isso omito esta informação. Se alguém identificar um texto seu, por favor, me indique que prontamente estarei indicando a sua autoria.

Gostaria que todos me ajudassem a enriquecer estas informações, complementado as que já existem, adicionando outras que julgar relevantes, e colaborado com novos temperos e/ou receitas.

Seguidores

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

ZAHTAR

Dados Gerais: 


Popular em toda a Turquia e África do Norte, zahtar é uma mistura de especiarias composta de sementes de gergelim misturadas com sumagre e tomilho seco. É polvilhado sobre carnes e legumes, ou misturado com óleo como  um diferencial para o pão. Zahtar pode ser encontrado em mercados especalzados. Cada família tem a sua receita, que também pode levar manjerona e orégano, entre outras especiarias.

Utilização/Preparo:

Estimulante, digestivo e anticéptico, o zahtar possui antioxidantes eficazes e também é indicado para crianças e idosos que precisam de força física e mental. Usado na cozinha árabe desde os tempos medievais, combina-se à maioria dos pratos, do homus à coalhada seca, do arroz às carnes. Tempera carnes, vegetais, patês, pães e massas de esfiha. Também serve para aromatizar azeites. Mais comumente utilizado para polvilhar no pão com azeite de oliva, pode também ser polvilhado sobre o frango antes de assá-lo.

Zahtar Básico

Ingredientes:
4 colheres de sopa de gergelim
2 colheres de sopa de sumagre
2 colheres de sopa de tomilho seco

Modo de preparo:
Toste o gergelim e misture com o sumagre e o tomilho, guarde num recipiente bem fechado e longe da luz.

Zahtar – outra opção

Ingredientes:
2 xícaras de chá de gergelim torrado
1/2 xícara de chá de tomilho seco
2 colheres de sopa de orégano
2 colheres de sopa de manjerona
2 colheres de sopa de segurelha
1 xícara de chá de sumagre
sal a gosto

Modo de preparo:
Misture todos os ingredientes, exceto o gergelim, e use um pilão para amassar os temperos, transformando-os quase em pó e junte ao gergelim torrado previamente.

Algumas receitas:

Esfiha com Rúcula, Ricota e Coalhada Seca

Rendimento:
15 a 20 porções
Ingredientes:
400 g de massa folhada
1/2 pé de rúcula
1 xícara de chá de ricota picada
1 xícara de chá de coalhada seca
2 colheres de sopa de azeite
5 colheres de sopa de pistache triturado
1 colher de chá de zahtar
sal a gosto

Modo de preparo:
Ligue o forno à temperatura média. Abra a massa numa superfície lisa até ficar com 0,5 cm de espessura e forme um quadrado de 31 cm.  Corte a massa com um cortador de 5 cm de diâmetro. Aperte a parte central da massa para colocar o recheio, mas deixe as beiradas intactas para folhar. Disponha as massas cortadas em 3 assadeiras grandes (de 33 cm x 23 cm) e reserve. Recheio: lave a rúcula em água corrente, despreze as partes mais duras e pique-a em tiras bem finas.    Coloque numa tigela, junte a ricota, a coalhada, o azeite de oliva, o pistache, o sal e o zahtar.  Misture com uma colher até ficar homogêneo. Distribua o recheio na parte central da massa. Leve ao forno por 20 minutos, ou até a massa dourar e ficar crocante. Retire do forno e sirva quente ou fria. Se preferir, decore com pistache.

Frango Marinado com Zahtar e Iogurte

Rendimento:
4 porções

Ingredientes:
4 filés de frango
2 xícaras de chá de iogurte natural
2 colheres de sopa de mel
1 colher de chá de zahtar
azeite
sal e pimenta do reino
Modo de preparo:
Misture o iogurte com o mel e o zahtar. Num recipiente, coloque metade desta mistura, por cima os filés de frango e cubra com o restante da mistura. Deixe marinando por, no mínimo, 2 horas. Retire o excesso da marinada e reserve separadamente. Numa frigideira com azeite, grelhe cada filé de frango. Depois de grelhados, acrescente a marinada e deixe por 2 ou 3 minutos. Retire os filés e reserve. Apure a marinada até obter um molho espesso. Sirva o frango com o molho por cima.     
                                                        
Beirute à Brasileira

Rendimento:
4 porções

Ingredientes:
2 ovos
1 colher de sopa de azeite
1 colher de café de zahtar
1 colher de café de salsinha picada
1 pitada de sal
1 colher de chá de maionese
1 pão sírio (boina ou folha)

Modo de preparo:
Em uma frigideira pequena e realmente antiaderente, coloque 1 colher de azeite, em seguida os 2 ovos, o zahtar, a salsinha e o sal. Abafe com uma tampe e deixe em fogo baixo por 1 minuto. Abra o pão sírio, espalhe a maionese e os ovos. É um lanche rápido e muito saboroso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário