A minha intenção é de somente divulgar uma pesquisa que realizei durante muito tempo, procurado saber sobre os diversos tipos de temperos, por uma mera curiosidade gastronômica. Gosto muito da gastronomia e sempre que posso me dedico a pesquisas nesse sentido. Tudo que escrevo aqui é fruto de pesquisa e, faço muitas copias daquilo que pesquisei. Não informo a fonte da pesquisa, pois verifiquei que em muitos sites se repetem os textos de outros sites, o que tornou difícil eu saber, na grande maioria, o autor da publicação e por isso omito esta informação. Se alguém identificar um texto seu, por favor, me indique que prontamente estarei indicando a sua autoria.

Gostaria que todos me ajudassem a enriquecer estas informações, complementado as que já existem, adicionando outras que julgar relevantes, e colaborado com novos temperos e/ou receitas.

Seguidores

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

WASABI

Dados Gerais:

 Wasabi é um tempero em pasta utilizado na culinária japonesa, feito da planta wasabia japonica. A Wasabia japonica pertence à família das Brassicaceae, e é conhecida também como raiz-forte japonesa ou wasábia. A raiz-forte japonesa apresenta alguma semelhança com a raiz-forte tradicional (Armoracia rusticana), mas tem um sabor e aroma mais delicado.

A raiz-forte japonesa obtida da raiz fresca é chamada de "hon-wasabi" (verdadeira raiz-forte japonesa) diferenciando-se das outras formas de apresentação. Uma vez esfarelada ou ralada (geralmente utilizando lixa bastante grossa feita de madeira), a raiz-forte japonesa apresenta um aroma e paladar que não são comparáveis aos dos produtos comercializados, os quais se apresentam no mercado sob a forma de pasta ou em pó (kona-wasabi), sendo preparados do pó da raiz seca já produzida e  denominada por "seyo'o-wasabi"" que é bastante diferente do genuíno. Estes produtos já contêm mostarda, corantes e aditivos para se aproximar do verdadeiro wasabi.

Tais produtos desempenham no entanto, um importantíssimo papel, devido à raridade e dificuldade em obter a verdadeira raiz-forte japonesa, digamos que permitiram a massificação do consumo do sushi e sashimi no Ocidente pelo menos com um paladar e aroma aproximado ao dos pratos genuínos, o que de outra forma seria inviável.

Utilização/Preparo: 

A característica mais importante do wasabi é que tem a qualidade de realçar o sabor da comida, qualquer que seja, sempre que se use de forma moderada.

É servido habitualmente com o sushi: a maneira adequada de comer sushi, de fato, consiste em pegar uma das peças com os palitos e em um hábil movimento molhar no molho a parte do pescado – que se assenta sobre o arroz.
Há outras comidas japonesas à parte do sushi com as quais se usa o wasabi como, por exemplo, o “sashimi”, um prato composto por filetes finos de vários tipos de pescado cru, e inclusive com os talharins e algumas saladas.

À parte de ser um acompanhamento habitual nos diferentes pratos orientais, sobretudo se trata de peixe cru, também pode usar-se para acompanhar a comidas ocidentais, como por exemplo, uma salada ou umas verduras ao vapor. Deve ter-se em conta que o resultado é apto só para pessoas com vontade pelo picante e os sabores fortes.

Algumas receitas:

Coxas de Frango com Purê Wasabi
                                    
Rendimento:
4 porções

Ingredientes: 
4 coxas de frango desossadas
1 cebola
100 g de vagem
1 cenoura
1 colher de café de açúcar
1 xícara de chá de caldo de frango
3 colheres de sopa de shoyu
amido de milho
purê de batatas
wasabi a gosto
salsinha a gosto
óleo

Modo de preparo:
Tempere o frango com sal e ponha para dourar. Junte a cebola, a cenoura e as vagens. Adicione o açúcar, junte o shoyu, o caldo de frango e deixe cozinhar. Dissolva o amido em um pouco de água e junte ao molho para engrossar. Faça um purê de batatas e tempere com wasabi. Faça uma caminha com o purê e ponha o frango.

Espetos de Salmão e Camarão

Rendimento:
4 a 6 porções

Ingredientes:
400 g salmão (cubos)
12 camarões crus descascados
4 tomates cereja vermelhos
4 tomates cereja amarelos
16 folhas de manjericão
4 espetos de madeira
MARINADA
2 dentes de alho esmagados
gengibre ralado a gosto
azeite
MAIONESE DE WASABI
8 colheres de sopa de maionese
1 colher de chá de açúcar
1 colher de chá de pasta de wasabi

Modo de preparo:
No espeto de madeira, intercale os pedaços de salmão com as folhas de manjericão, o tomate cereja e o camarão. Prepare a marinada, juntando todos os ingredientes e coloque os espetos a marinar cerca 2 horas. Grelhe numa frigideira bem quente, durante 2 minutos. Numa taça, misture todos os ingredientes para a maionese. Sirva os espetos acompanhados de maionese e um pouco de suco de lima.

Petit Gateau de Chocolate com Wasabi

Rendimento:
8 a 10 porções

Ingredientes:
160 g de manteiga
3 ovos
3 gemas de ovo
80 g de farinha de trigo
1colher de café de baunilha
160 g açúcar
10 g de wasabi

Modo de preparo:
Derreta em banho Maria o chocolate com a manteiga e misture o wasabi. Bata o açúcar com os ovos e gema até crescerem e virarem um creme claro. Leve esse creme em banho Maria para cozinhar os ovos. Misture o chocolate e o creme acrescente a farinha e a baunilha. Coloque nas forminhas untadas e leve ao forno por 7 minutos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário