A minha intenção é de somente divulgar uma pesquisa que realizei durante muito tempo, procurado saber sobre os diversos tipos de temperos, por uma mera curiosidade gastronômica. Gosto muito da gastronomia e sempre que posso me dedico a pesquisas nesse sentido. Tudo que escrevo aqui é fruto de pesquisa e, faço muitas copias daquilo que pesquisei. Não informo a fonte da pesquisa, pois verifiquei que em muitos sites se repetem os textos de outros sites, o que tornou difícil eu saber, na grande maioria, o autor da publicação e por isso omito esta informação. Se alguém identificar um texto seu, por favor, me indique que prontamente estarei indicando a sua autoria.

Gostaria que todos me ajudassem a enriquecer estas informações, complementado as que já existem, adicionando outras que julgar relevantes, e colaborado com novos temperos e/ou receitas.

Seguidores

segunda-feira, 29 de agosto de 2011


NIRÁ

Dados Gerais:


O Nirá (Allium tuberosum), também conhecida como cebolinha japonesa ou alho-japonês, é uma planta forte, muito vigorosa, com talos longos medindo cerca de 10cmAcreditava-se que as forças psíquicas eram por ela estimuladas .
Possui sabor muito agradável e suave. Suas folhas, cilíndricas e ocas, são de um verde intenso e devem ser colhidas pouco antes da abertura das flores. Curiosamente os dois nomes populares que o nirá possui têm a ver com o seu sabor: de cebolinha e alho, só que mais sutil. Por causa do suave e delicado sabor, sua utilização na culinária é bem ampla, principalmente na cozinha japonesa.

Utilização/Preparo:

Tanto as folhas como o caule são usados como tempero, à semelhança da cebolinha ou do alho. É normalmente usado na confecção de raviolis em conjunto com ovo, camarão e carne de porco. As flores podem também ser usadas como uma especiaria. No Vietnan, as folhas são cortadas em pedaços pequenos e usadas como o único vegetal em sopas de caldo com rim de porco.

Conservação:

O nirá deve ser consumido, de preferência, in natura. Para guardá-lo por mais tempo, a indicação é congelá-lo (ao invés de deixá-lo secar).

Cuidados na Compra:

O melhor é cultivar em horta caseira, e mesmo que floresçam não há problema em utilizar também as suas flores. O nirá pode ser encontrado e mercados especializados.

Cuidados no Uso:

Evitar comer Nirá: pessoas com problemas de Olhos (conjuntivite, catarata, glaucoma), Catapora e Furúnculo (segundo a medicina chinesa).

Curiosidades:

É originária do Oriente onde, por séculos, foi usada como proteção contra o mal. Ingrediente principalmente da cozinha asiática. Provavelmente foi introduzido na Europa após a Idade Média.

Algumas receitas:

Bolinho de Camarão com Nirá

Rendimento:
5 porções

Ingredientes:
300 g de camarão limpo
60 g de farinha de trigo
5 talos de nirá picado
1 dente de alho picado
2 colheres de sopa de saquê
1 colher de sopa de shoyu
Sal a gosto
óleo para fritar
Molho
50 ml de suco de limão
50 ml de shoyu
1/2 pimenta dedo de moça sem semente
1 cebolinha verde picada
1/2 colher de chá de óleo de gergelim

Modo de preparo:
Pique o camarão o nirá e o alho. Misture os outros ingredientes e deixe descansar. Pegue a massa com uma colher, faça pequenas bolinhas e achate um pouco os lados, para que fiquem em forma de pequenos discos. Se a consistência não estiver firme, acrescente mais um pouco de farinha. Frite em óleo quente até ficar dourado. Sirva com o molho.
 Molho: A pimenta dedo de moça deve ser bem picada. Misture todos os ingredientes e reserve.

Tijimi - Panqueca Coreana

Rendimento:
8 a 10 porções

Ingredientes:
1 maço de nirá
1 cebola
1/2 cenoura
1/2 xícara de queijo mussarela picadinha
120g de farinha de trigo
30g de polvilho doce
1 ovo
cerca de 1 xícara de chá de água

Modo de preparo:
Corte o nirá em nacos de 2 a 3 cm, a cebola em meia-lua e a cenoura em palitinhos. Numa vasilha, misture a farinha com polvilho e junte o ovo com a água. Misture bem. Fica uma massa líquida mas consistente. Acrescente o queijo e legumes picados. Mexa bem. Aqueça em fogo médio um pouco de óleo comum com óleo de
gergelim numa frigideira. Espalhe a massa nivelando-a e deixe corar bem de um lado antes de virar e terminar de cozer.

Guioza

Rendimento:
6 a 8 porções

Ingredientes:
Massa:
1 kg de farinha de trigo
água quente (aproximadamente 350 ml)
Recheio:
1 kg Carne de porco moída
8 folhas de acelga picada
1/2 maço de nirá
sal a gosto
3 gotas de óleo de gergelim
4 colheres de sopa shoyu
glutamato monosódico a gosto

Modo de preparo:
Massa: Adicione a água quente aos poucos até formar uma massa boa para trabalhar e não grude na mão. Abra a massa de aproximadamente 2 mm de espessura e corte com um molde metálico redondo de 10 a 12 cm de diâmetro.
Recheio: Misture todos os ingredientes e recheio os guiozas fechando em meia lua. O ideal seria fazer umas pregas de um lado e fechar.
Colocar numa frigideira que não grude, um pouco de óleo (2 colheres de sopa) e 1/4 copo de água e tampe. Cozinhe até a água evaporar e os guiozas começarem a
fritar e ficar dourados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário