A minha intenção é de somente divulgar uma pesquisa que realizei durante muito tempo, procurado saber sobre os diversos tipos de temperos, por uma mera curiosidade gastronômica. Gosto muito da gastronomia e sempre que posso me dedico a pesquisas nesse sentido. Tudo que escrevo aqui é fruto de pesquisa e, faço muitas copias daquilo que pesquisei. Não informo a fonte da pesquisa, pois verifiquei que em muitos sites se repetem os textos de outros sites, o que tornou difícil eu saber, na grande maioria, o autor da publicação e por isso omito esta informação. Se alguém identificar um texto seu, por favor, me indique que prontamente estarei indicando a sua autoria.

Gostaria que todos me ajudassem a enriquecer estas informações, complementado as que já existem, adicionando outras que julgar relevantes, e colaborado com novos temperos e/ou receitas.

Seguidores

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

NIGELA

Dados Gerais:

As semente do arbusto de pequenas folhas acinzentadas tem aroma fraco mas com certa picância (Nigella sativa). Muitíssimo usada na culinária indiana. Os grãos são usados para perfumar o nan, e é imprescindível no panch phoron, uma mistura de especiarias. As cápsulas que contêm os grãos são recolhidas antes que estourem e em seguida colocadas para secar. Depois, são esmigalhadas, para que os grãos sejam então recolhidos, usados inteiros e torrados, podendo ser empregada sozinha ou em conjuntos de especiarias. Seu gosto de noz, acre, lembra ao mesmo tempo o do orégano, com toques de papoula e pimentão. Na Índia, entre os cultos que interditam a cebola, a nigela é essencial para condimentar a comida.
Usos: pão naan, bolos, iogurte, queijos frescos.

Utilização/Preparo:

A nigela é um ingrediente familiar nas muitas misturas de especiarias da Índia, como a famosa mistura bengali 5 especiarias (pach phoran). Suas sementes são encontradas freqüentemente espalhadas sobre pães (como o pão naan) e bolos, incluindo os da Turquia e de outros países do Oriente Médio. Vai bem com vegetais, iogurte, queijos frescos, saladas, especialmente salada de pepino com iogurte, picles e chutneys.

Conservação:

Para conservar a intensidade do seu aroma e sabor, guarde as sementes em recipientes de vidro hermeticamente fechados, em lugar seco e de baixa luminosidade.

Cuidados na Compra:

Estas sementes não são fáceis de encontrar. Tome cuidado com a procedência e verifique o prazo de validade.

Cuidados no Uso:

Não consumir durante a gravidez.

Curiosidades:

Embora a nigella não seja mencionada nas traduções comuns da Bíblia, há boas evidências de que um nome de planta obscura mencionado no Antigo Testamento significa nigella, se for verdade, isto indicaria que nigella é cultivada desde muito mais do que dois milênios. Hoje, a planta é cultivada do Egito à Índia.

Algumas receitas:
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                  
Salada de Rabanete Branco
(Mooli ka Salaad)
                                    
Rendimento:
4 porções

Ingredientes: 
1 rabanete branco grande ralado
sal e pimenta a gosto
2 colheres de sopa de vinagre
uma pitada de açúcar
2 colheres de sopa de óleo de milho
1/2 colher de chá de sementes de mostarda preta
1/2 colher sementes de nigela
1/2 colher de sementes de cominho

Modo de preparo:
Misture o rabanete com o sal, vinagre, pimenta e açúcar. Aqueça o óleo numa panela pequena. Quando estiver bem quente coloque de todas as sementes. Assim que eles terminam torradas, colocar o óleo e as sementes sobre a mistura de rabanete. Misture levemente e sirva em temperatura ambiente.

Biscoitos de Cornflakes

Ingredientes:
3 colheres de sopa de iogurte
1 colher de sopa de azeite
1 colher de chá de sal
1 colher de chá de pimenta em pó
3 xícaras de farinha
250g de manteiga
1 xícara de flocos de milho
1 colher de chá de fermento em pó
1 gema de ovo batida
sementes de nigela

Modo de preparo:
Pré-aqueça o forno a 180C. Faça uma mistura de iogurte, azeite, sal e pimenta em pó. Você pode diminuir ou aumentar a quantidade de pimenta de acordo com seu gosto. Fazer uma massa dura, combinando farinha, manteiga, flocos de milho e o fermento com a mistura de iogurte. Pegue pequenas porções de massa e abra sobre o balcão. Cortá-las com cortadores de biscoito. Coloque os biscoitos pimenta numa forma para assar. Em seguida, espalhe gema de ovo e polvilhe as sementes de nigela em cada um. Cozinhe-os por 25 minutos e depois deixe esfriar na forma.

Beringela Condimentada

Ingredientes:
2 berinjelas grandes cortadas em cubos grandes
3 tomates grandes passados no processador
2 colheres de chá de gengibre ralado
4 dentes de alho
1 colher de chá de sementes de erva-doce
1/2 colher de chá de sementes de nigella
1/2 colher de sopa de sementes de coentro moídas
1/4 colher de chá de cúrcuma em pó
1/2 colher de chá de páprica
2 colheres de chá de açúcar
2 colheres de sopa de iogurte natural
1 colher de sopa de amendoins, torrados e bem moídos
sal a gosto

Modo de preparo:
Ponha a berinjela em um escorredor, polvilhe com sal e por cima, coloque um prato e um peso. Deixe escorrendo por 30 min. Enxugue os pedaços com uma toalha de papel antes de usar. Faça um purê com os tomates e o gengibre no processador (ou se preferir pique tudo bem miudinho). Em uma frigideira antiaderente grande, aqueça um pouquinho de óleo e vá colocando os pedaços de berinjela para dourar levemente. Vire para que dourem por igual. Não deixe cozinhar demais para não desmancharem. Coloque em um prato forrado com papel absorvente e reserve. Quando acabar, certifique-se que há um pouco de óleo na frigideira, bem pouco. Adicione as sementes de nigella e a erva doce. Quando começarem a estalar levemente, reduza o fogo e acrescente os outros condimentos. Misture bem até que a mistura fique bem aromática. Se ficar seca demais, coloque algumas gotas de óleo. Coloque o iogurte e mexa rápido para incorpora sem talhar. Por último, adicione a mistura de tomates, o açúcar e o amendoim moído. Mexa constantemente até engrossar. Adicione a berinjela cuidadosamente e, se necessário, coloque um pouco de água, para que terminem de amaciar no molho. Ajuste o sal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário