A minha intenção é de somente divulgar uma pesquisa que realizei durante muito tempo, procurado saber sobre os diversos tipos de temperos, por uma mera curiosidade gastronômica. Gosto muito da gastronomia e sempre que posso me dedico a pesquisas nesse sentido. Tudo que escrevo aqui é fruto de pesquisa e, faço muitas copias daquilo que pesquisei. Não informo a fonte da pesquisa, pois verifiquei que em muitos sites se repetem os textos de outros sites, o que tornou difícil eu saber, na grande maioria, o autor da publicação e por isso omito esta informação. Se alguém identificar um texto seu, por favor, me indique que prontamente estarei indicando a sua autoria.

Gostaria que todos me ajudassem a enriquecer estas informações, complementado as que já existem, adicionando outras que julgar relevantes, e colaborado com novos temperos e/ou receitas.

Seguidores

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

NOZ MOSCADA

Dados Gerais:

Noz-moscada é uma das especiarias obtidas do fruto da moscadeira (Myristica fragans), uma planta da família das Myristicaceae, de porte alto, atingindo cerca de 10 a 15 metros de altura, com várias ramas dispostas ao longo do tronco principal, a madeira é muito boa para confecção de móveis. A princípio a moscadeira só era encontrada nas Ilhas Molucas, na Indonésia. 
Como se adapta bem no clima tropical marítimo, logo passou a ser cultivada em outros países com clima propício, sendo os principais: Índia, Sumatra, Papua Nova Guiné, Singapura, Java, Sri Lanka, Colômbia, Brasil (principalmente no sul da Bahia) e algumas ilhas do Caribe. A moscadeira chega a produzir por até 50 anos.
 
O fruto da Moscadeira é vermelho. Quando maduro, libera a semente, coberta por uma membrana laranja-avermelhada chamada “macis”. Dentro da macis esta a noz moscada. Seu sabor é adocicado, aromático e levemente picante. Para a comercialização, a semente é extraída do fruto e da macis. Passa por um processo de secagem que pode durar até 15 dias. A noz moscada é vendida inteira ou em pó. A macis também é utilizada como condimento.

Utilização/Preparo:

Na Índia a noz moscada é mais utilizada que o macis (sua casca, também saborosa) porque é um pouco mais barata, mas de qualquer forma os dois condimentos são usados com parcimônia, como deve ser. Os árabes usam noz moscada e macis em muitos de seus doces e pratos à base de carneiro. No norte da África a noz moscada é utilizada como parte de mix de temperos com nomes bem exóticos: “qâlat daqqa tunisiano” e o “ras el hanout marroquino”. Os europeus usam demais a noz moscada (como eu!), tanto em pratos salgados como em doces.
A noz moscada é comumente utilizada em bolos e pães de mel, bolos de frutas, ponche ou qualquer outra sobremesa com frutas. A noz moscada também tempera muito bem pratos à base de ovos e queijos.
Os holandeses acrescentam noz moscada ao repolho, couve flor, purês de legumes em geral (no purê de batatas é simplesmente divino!), consomes e pudins de frutas. Os italianos por sua vez utilizam a noz moscada em quantidades mais substanciosas em mix de legumes, espinafre, e em recheios ou molhos para massas (ah, um molho branco sem noz moscada perde muito em sabor!). Na França a noz moscada é usada junto com pimentas e cravo em consomes e ragus de cozimento bem lento.
A noz moscada combina muito bem com cardamomo, canela, cravo, coentro, cominho, gengibre, macis, pimenta e tomilho.
Experimente também algumas pitadas no seu chocolate quente, em compotas de frutas e no sorvete de creme caseiro.

Conservação:

Quando guardada em embalagens bem fechadas ou à vácuo, duram quase indefinidamente e são sempre facilmente raladas ou moídas quando se desejar. Uma vez moída ou ralada, a noz moscada perde rapidamente seu sabor. Tanto no caso da semente inteira como em pó, conserve-a em recipiente fechado, em lugar protegido da umidade.

Cuidados na Compra:

A Noz Moscada deve ser comprada inteira, e ralada na altura de ser usada. Por duas razões:
1 - Em pó, perde rapidamente o aroma e o sabor, que é aromático, resinoso e quente.
2 - No mercado vendem-se Noz Moscada BWP grade - broken, wormy and punky, que deve ser usada somente para a produção de óleo essencial, mas é usada, por comerciantes menos escrupulosos, para reduzi-la a pó. Há o perigo real de os fungos presentes no BWP grade produzirem toxinas prejudiciais para a saúde.
Falsificação mais comum é a substituição, por comerciantes desonestos, da verdadeira Noz Moscada pelo caroço do fruto da Falsa Moscadeira, espécie botânica muito parecida com a verdadeira Moscadeira.

Cuidados no Uso:

O consumo de uma noz-moscada inteira ou 5 g do seu pó podem produzir efeitos de intoxicação como: alucinações auditivas e visuais descontrole motor e despersonalização.

Curiosidades:

O nome noz-moscada deriva do latim nux muscatus.

Era utilizada no princípio, para aromatizar cervejas.

Na Itália era usada para perfumar as ruas, em dias de grandes comemorações.

No início do século XVIII, chegou a alcançar a reputação de um supermedicamento, por isso lhe era atribuída a função de cura para cerca de 140 doenças.

Algumas receitas:

Bolo de Banana fácil                                    
 
Rendimento:
10 porções

Ingredientes: 
4 banana nanica médias
1 xícara de chá de óleo de milho
2 xícaras de chá de farinha de rosca
2 xícaras de chá de açúcar
1 colher de sopa de fermento químico em pó
3 ovo grandes
1 colher de café de sal
noz moscada em pó a gosto

Modo de preparo:
Bata no liquidificador as bananas, o óleo e os ovos, até obter um creme uniforme. À parte, misture numa tigela, os ingredientes secos. Junte o creme e misture até formar uma massa homogênea. Unte com margarina e enfarinhe assadeira média com furo no meio. Asse em forno médio até que espetando um palito este saia limpo. Polvilhe com açúcar e canela. Dica: se quiser, use farinha de rosca de pão italiano que fica mais gostoso.

Bolinhos de Batata Gratinados

Rendimento:
15 porções

Ingredientes:
1 1/2 kg de batata cozidas e amassadas
mussarela em cubos pequenos a gosto
sal a gosto
100 g de manteiga
farinha de rosca a gosto
noz-moscada a gosto
Molho:
1 peito de frango grande e desossado
1 caixa de molho de tomate
creme de leite a gosto
queijo ralado a gosto

Modo de preparo:
Tempere a massa de batatas com sal, noz-moscada, manteiga e um pouco de farinha de rosca para dar "liga". Faça os bolinhos de qualquer tamanho, com um cubinho de mussarela no centro da cada uma. Disponha os bolinhos numa fôrma refratária untada.
 Molho:
Cozinhe e desfie o peito de frango. Misture a carne de frango no molho de tomate.
Cubra os bolinhos com o molho de tomate com o peito de frango. Por cima, cubra com creme de leite e bastante queijo ralado. Leve ao forno pré-aquecido e deixe gratinar.

Carne de Panela ao Molho de Maracujá

Rendimento:
8 porções

Ingredientes:
1 kg de peito bovino cortado em pedaços médios
2 colheres de sopa de tempero pronto em pó
sal e pimenta-do-reino branca a gosto
1 xícara de chá de suco de maracujá
1/2 copo de vinho branco
1 colher de café de noz-moscada ralada
100 g de bacon picado
6 dentes de alho amassados
2 cebolas picadas
3 tomate sem pele
2 tabletes de caldo de carne
cheiro-verde picado a gosto
3 colheres de sopa de óleo de soja

Modo de preparo:
Corte a carne em pedaços. Tempere com o tempero pronto, a pimenta branca, o suco de maracujá, o vinho, a noz-moscada, e deixe descansar por 1 hora. No óleo, frite o bacon e o alho. Junte a carne, (sem o vinha d'alhos), e deixe dourar. Vá pingando o vinha d'alhos aos poucos. Acrescente o restante dos ingredientes, complete com água quente, e feche a panela de pressão e deixe cozinhar por 35 minutos. Destampe a panela e deixe o molho apurar mais um pouco. Acompanha arroz branco.

TABELA DE COMPOSIÇÃO QUÍMICA

Resultado da busca na Base de Dados de Nutrientes do USDA SR14

Noz-moscada, moída

Nome científico:    Myristica fragrans

NDB No:    02025

Nutrientes

UnidadeValor por 100 g
Relacionados
Águag6.23
Caloriaskcal525
Proteínasg5.84
Lípides totais (gordura)g36.310001
Carboidratos, por diferençag49.290001
Fibra total dietéticag20.799999
Cinzasg2.34
Minerais
Cálcio, Camg184
Ferro, Femg3.04
Magnésio, Mgmg183
Fósforo, Pmg213
Potássio, Kmg350
Sódio, Namg16
Zinco, Znmg2.15
Cobre, Cumg1.027
Manganês, Mnmg2.9
Selênio, Semcg1.6
Vitaminas
Vitamina C, ácido ascórbico totalmg3
Tiaminamg0.346
Riboflavinamg0.057
Niacinamg1.299
Ácido pantotênicomg0
Vitamina B6mg0.16
Folato totalmcg76
Vitamina B12mcg0
Vitamina AUI102
Vitamina A, RAEmcg_RAE5
Lípides
Ácidos graxos, total saturadosg25.940001
Ácidos graxos, total mono-insaturadosg3.22
Ácidos graxos, total poli-insaturadosg0.35
Colesterolmg0
Fonte: USDA Nutrient Database for Standard Reference, Release 14 (Julho 2001)

Nenhum comentário:

Postar um comentário