A minha intenção é de somente divulgar uma pesquisa que realizei durante muito tempo, procurado saber sobre os diversos tipos de temperos, por uma mera curiosidade gastronômica. Gosto muito da gastronomia e sempre que posso me dedico a pesquisas nesse sentido. Tudo que escrevo aqui é fruto de pesquisa e, faço muitas copias daquilo que pesquisei. Não informo a fonte da pesquisa, pois verifiquei que em muitos sites se repetem os textos de outros sites, o que tornou difícil eu saber, na grande maioria, o autor da publicação e por isso omito esta informação. Se alguém identificar um texto seu, por favor, me indique que prontamente estarei indicando a sua autoria.

Gostaria que todos me ajudassem a enriquecer estas informações, complementado as que já existem, adicionando outras que julgar relevantes, e colaborado com novos temperos e/ou receitas.

Seguidores

sábado, 27 de agosto de 2011

PIMENTÃO

Dados Gerais:

O pimentão faz parte do grupo de cultivares da espécie Capsicum annuum, muito utilizado na culinária de todo o mundo. Os vários cultivares produzem frutas com diferentes cores sendo as mais conhecidas o verde, o amarelo e o vermelho. Porém existem outras variedades bastante exóticas, como o branco, roxo, azulado, preto e laranja. São pimentas nativas do México, América Central e do norte da América do Sul. São por vezes agrupados juntamente com outras pimentas pouco pungentes sob a designação de pimentas doces. 
Devido a beleza de seus frutos, há quem os cultive como plantas ornamentais. Esta fruta é um alimento muito apreciado, sendo rico em vitaminas e sais minerais. Na escala de Scoville, esta espécie tem o valor 0. É um fruto que é considerada fruta, pois contém semente em seu interior e é fruta pois é comestível.

Utilização/Preparo:

O Pimentão possui uma textura úmida e crocante, com nenhuma ardência presente (não possui capsaicina, com exceção da variedade Mexibell). Os pimentões verdes geralmente são mais amargos, devido à falta de amadurecimento. São utilizados em pratos de diversas partes do mundo, não só em sua forma tradicional, como em saladas, cozido ou recheado, mas também podem ser processados pela indústria na forma de conservas em azeite, desidratados inteiros, em flocos ou em pó (páprica).

Dicas:

Para retirar a pele do pimentão coloque-o em água fervente por cerca de 1 minuto ou até romper a pele.

Para preparar pimentões recheados, cozinhe-os previamente em água fervente por 3-5 minutos.

Conservação:

O pimentão tem um período de conservação relativamente grande. Deve ficar na gaveta da geladeira, de preferência embrulhado em plástico ou papel de alumínio. Para que se conserve por mais tempo, pode ser congelado, cru ou cozido.

Cuidados na Compra:

O pimentão de boa qualidade deve ser firme, lustroso, carnudo e ter sempre o cabo verde. Quando não está fresco, sua pele tem aspecto murcho, fica flácida, não tem brilho e a cor é mais pálida.
Nunca compre pimentões com manchas ou marcas de insetos, pois são sinais de que o pimentão não está em boas condições para o consumo.

Cuidados no Uso:

Pessoas que possuem problemas digestivos devem evitar o consumo de pimentão, pois ele possui substâncias aromáticas que podem dificultar a digestão.
O pimentão cozido é digerido mais facilmente pelo organismo do que o cru.

Curiosidades:

Há três tipos básicos de pimentão quanto ao formato: quadrado, retangular e cônico. Com relação à coloração, os frutos são verdes quando imaturos, tornando-se vermelhos, amarelos ou alaranjados quando maduros, dependendo da variedade. Os pimentões roxos e creme formam a exceção deste padrão, pois apresentam esta cor desde o início de sua formação.

Algumas receitas:

Bife Acebolado a Chile
 
Rendimento:
2 a 3 porções

Ingredientes:
500 g alcatra cortada em bifes
1 colher de chá de sal
2 colheres de sopa de óleo
1 cebola roxa grande cortada em tiras finas
1/2 pimentão vermelho pequeno cortado em cubos
1/2 pimentão verde pequeno cortado em cubos
1/2 xícara de chá de água
1/2 xícara de chá de maionese
coentro picado a gosto

Modo de preparo:
Tempere os bifes com o sal. Em uma frigideira grande, aqueça o óleo. Coloque os bifes e frite por 10 minutos ou até dourar dos dois lados. Retire da frigideira e mantenha em local aquecido. Coloque a cebola e os pimentões na frigideira em fogo baixo. Mexa até murchar um pouco. Coloque metade da água e mexa até soltar todo o fundo da frigideira. Junte a maionese, a água restante e misture até ficar homogêneo e formar um molho. Polvilhe o coentro. Sirva a seguir sobre os bifes.

Strogonoff de Camarão Fácil

Rendimento:
2 a 4 porções

Ingredientes
450 g de camarão pré-cozido
250 ml de leite de coco
suco de 1 limão
6 colheres de sopa cheias de molho de tomate
1 cebola grande
1 tomate grande
1 pimentão vermelho
alho
sal e pimenta do reino branca a gosto

Modo de preparo
Lave os camarões com suco de limão. Reserve. Doure a cebola no alho em seguida despeje os camarões até dourar. Despeje o leite de coco. Adicione o molho de tomate e a pimenta do reino branca sal a gosto. Tampe a panela até formar uma calda bem grossa. Adicione a cebola e o pimentão bem picados. Sirva bem quente com arroz branco e batata palha.

Patê de Pimentão Vermelho

Rendimento:
6 porções

Ingredientes
6 pimentões vermelhos
2 ovos
1 xícara de chá de óleo
4 tomates
de sal e pimenta-do-reino preta a gosto
1 dente de alho
1 cebola
2 colheres de sopa de farinha de trigo
1 pacote de torradas

Modo de preparo
Bata todos os ingredientes no liquidificador e leve ao fogo por 10 minutos. Deixe esfriar e bata novamente no liquidificador. Sirva com torradas.

TABELA DE COMPOSIÇÃO QUÍMICA

Resultado da busca na Base de Dados de Nutrientes do USDA SR14

Pimentão, vermelho, cru

NDB No:    11821

Nutrientes

UnidadeValor por 100 g
Relacionados
Águag92.209999
Caloriaskcal26
Proteínasg0.99
Lípides totais (gordura)g0.3
Carboidratos, por diferençag6.03
Fibra total dietéticag2
Cinzasg0.47
Minerais
Cálcio, Camg7
Ferro, Femg0.43
Magnésio, Mgmg12
Fósforo, Pmg26
Potássio, Kmg211
Sódio, Namg2
Zinco, Znmg0.25
Cobre, Cumg0.017
Manganês, Mnmg0.112
Selênio, Semcg0.1
Vitaminas
Vitamina C, ácido ascórbico totalmg190
Tiaminamg0.054
Riboflavinamg0.085
Niacinamg0.979
Ácido pantotênicomg0.317
Vitamina B6mg0.291
Folato totalmcg18
Vitamina B12mcg0
Vitamina AUI3131
Vitamina A, RAEmcg_RAE157
Lípides
Ácidos graxos, total saturadosg0.059
Ácidos graxos, total mono-insaturadosg0.007
Ácidos graxos, total poli-insaturadosg0.156
Colesterolmg0
Fonte: USDA Nutrient Database for Standard Reference, Release 14 (Julho 2001)

Nenhum comentário:

Postar um comentário