A minha intenção é de somente divulgar uma pesquisa que realizei durante muito tempo, procurado saber sobre os diversos tipos de temperos, por uma mera curiosidade gastronômica. Gosto muito da gastronomia e sempre que posso me dedico a pesquisas nesse sentido. Tudo que escrevo aqui é fruto de pesquisa e, faço muitas copias daquilo que pesquisei. Não informo a fonte da pesquisa, pois verifiquei que em muitos sites se repetem os textos de outros sites, o que tornou difícil eu saber, na grande maioria, o autor da publicação e por isso omito esta informação. Se alguém identificar um texto seu, por favor, me indique que prontamente estarei indicando a sua autoria.

Gostaria que todos me ajudassem a enriquecer estas informações, complementado as que já existem, adicionando outras que julgar relevantes, e colaborado com novos temperos e/ou receitas.

Seguidores

sábado, 27 de agosto de 2011


PINÓLIS

Dados Gerais:

 Os pinolis (do italiano pinolo, pl. pinoli) ou, em Portugal, simplesmente pinhões, são pinhões de Pinus pinea, árvore nativa da franja mediterrânea. Esses pequenos pinhões de formato ovalado, textura macia e coloração amanteigada são usados na culinária, especialmente do Oriente Médio - para o recheio de quibes, por exemplo - e na Itália - notadamente no preparo do pesto genovês. 

Seu sabor assemelha-se ao da amêndoa. São comidos como snack em Portugal e em Espanha, onde também são utilizados na culinária, particularmente na oçaria. No Brasil, seu uso é difundido em áreas de colonização libanesa ou italiana. Entre os libaneses, são chamados snoubar.




Utilização/Preparo: 

Muito empregado em receitas doces e salgadas das cozinhas italiana e sírio-libanesa, é oleoso e de sabor suave, que pode ser ressaltado pela torra. Na Itália, é muito usado em risotos, molhos e bolos, sendo fundamental no molho pesto. É também bastante difundido na Índia e na Turquia. Na cozinha libanesa, entra em massas, esfirras, legumes de forno, arroz, charutos recheados e sobremesas, como sorvetes, bolos, doces e tortas. No quibe, assado ou frito, dá um sabor impressionante.

Conservação:

Uma boa maneira de conservar o pinolis é armazenar no freezer ou geladeira. Nunca estraga.

Cuidados na Compra:

Deve ser comprada em lojas especializadas, devemos estar atentos a procedência e ao prazo de validade.

Cuidados no Uso:

Eles têm um alto valor nutricional, apresentam uma grande quantidade de proteínas e lipídios.

Curiosidades:

O pinolis é definitivamente um alimento sempre foi considerado muito valioso: é preciso considerar que para um quilo de pinolis, leva trinta quilos de pinhas e as pinhas levam três anos para amadurecer.

Algumas receitas:

Molho Pesto    
                       
Rendimento:
1 porção

Ingredientes: 
2 maços de manjericão fresco (use só as folhas)
4 dentes de alho
1 1/2 xícara de chá de azeite
100 g de pinolis
40 g de queijo parmesão de qualidade
20 g de queijo pecorino
sal marinho a gosto

Modo de preparo:
Da forma contemporânea:
Leve todos os ingredientes ao liquidificador e bata. Coloque mais azeite se achar necessário.
Da forma tradicional:
Coloque o alho e uma pitada de sal no pilão e soque até formar uma pasta grossa. É importante que o socador não amasse os ingredientes no fundo do pilão, mas faça movimentos circulares, esfregando os ingredientes contra as laterais da tigela.
Separe as folhas do manjericão dos talos, lave, seque bem e junte ao pilão, amassando-as devagar até que formem uma polpa verde intensa.
Junte os pinolis e o queijo, esmagando e incorporando bem, e depois o azeite, pouco a pouco. Experimente e ajuste o queijo e o azeite a seu gosto.

Cordeiro Profile

Rendimento:
6 a 8 porções

Ingredientes:
500 g de cordeiro desossado
1 pimentão verde picado
1 cebola picada
2 dentes de alho picado
3 colheres de sopa de mel
1 colher de sopa de vinagre
1 copo de vinho branco
50 g de pinolis
sal e pimenta do reino a gosto
pimenta Síria a gosto
cominho a gosto
óleo a gosto

Modo de preparo:
Limpe a carne e corte o cordeiro em 3 pedaços. Tempere com sal e pimenta. Aqueça o óleo e doure o cordeiro. A seguir, acrescente a cebola, o pimentão, alho picado e o vinho branco; cozinhe por 20 minutos e adicione o mel e o vinagre. Quando a carne ficar macia desligue. Sirva quente.

Lulas Recheadas

Rendimento:
2 a 4 porções

Ingredientes:
4 lulas (limpas) de bom tamanho
250 g de farinha de rosca
3 anchovas em conserva (sem a espinha)
2 colheres de sopa de alcaparras
2 colheres de sopa de pinolis
2 colheres de sopa de uvas passas
1 dente de alho amassado
azeite
2 colheres (sopa) de salsinha picada
sal e pimenta do reino a gosto

Modo de preparo:
Aqueça o azeite em uma frigideira, corte os tentáculos das lulas em pedaços pequenos e doure-os. Amacie em pouca água morna as alcaparras, as uvas passas, as anchovas e os pinolis. Junte esse composto à frigideira com os tentáculos. Acrescente a salsinha, o alho e tempere com sal e pimenta do reino. Enquanto refoga, vá adicionando a farinha de rosca aos poucos, até que a mistura tenha boa consistência para um recheio - firme, mas ainda um tanto úmida. Tire a frigideira do fogo e recheie as lulas com a mistura, fechando a extremidade da bolsa com palitos. Leve ao forno (190ºC) em assadeira untada por cerca de 30 minutos. Sirva em seguida, acompanhada por arroz branco ou purê de batatas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário